conecte-se conosco


CUIABÁ

Com a desburocratização, Cuiabá torna-se referência em investimentos econômicos

Publicado

Emissões de alvarás de funcionamento e instalação que anteriormente demoravam  meses para se concretizar, hoje, em questão de horas, já encontra-se nas mãos dos empreendedores que escolhem Cuiabá para instalar suas empresas, sejam elas pertencentes aos segmentos industrial, comercial, prestação de serviços ou até mesmo atividades liberais. Os avanços conquistados nos últimos cinco anos pela Gestão Emanuel Pinheiro têm revolucionado a economia local, impulsionado significativamente a geração de emprego, renda e ganhos sociais em favor da população cuiabana.

O trabalho desempenhado pela Rede Sim, ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), em parceria com a Secretaria de Fazenda e demais órgãos competentes referente a expedição dos processos de viabilidade e licenciamentos econômicos, respectivamente, aspectos estes que têm colocado a cidade em primeiro lugar no ranking estadual de consolidação destes tipos de procedimentos.

O que agregará ainda mais ainda celeridade às tarefas e já está em fase final de estudos, é  o projeto de implementação do Alvará Automático no município que engloba 489 atividades econômicas, de baixo risco, do montante de 1.300 regulamentadas pelo Governo Federal, de forma instantânea. 

O gerente técnico da agência, Dioclides Macedo, exemplificou que em 2014, o Executivo Municipal contava com mais de cinco mil pedidos de abertura de instituições privadas parados em razão da burocratização, mas destaca que a gestão Emanuel Pinheiro oportunizou melhores condições de trabalho por meio da ampliação das equipes multidisciplinares, bem como de estrutura, com equipamentos modernos.

“Saímos da lentidão, algo bom para os empresários e contadores. Trabalhamos e avançamos muito com a desburocratização do sistema, seguindo as diretrizes federais de ocupação do solo, liberdade econômica, simplificadoras e com isso liberamos os alvarás de funcionamento. Cuiabá hoje tem boa visibilidade o que possibilita um futuro promissor aos cuiabanos, melhorando a cada dia mais em conjunto com os demais órgãos parceiros”, frisou.

Leia mais:  Sine da Gente: van atende moradores do bairro Praeiro a partir desta terça-feira (17)

O diretor administrativo e financeiro da SMADESS, Carlos Caetano, pontuou que anteriormente os empresários em decorrência dos trâmites acabavam escolhendo outras cidades do interior do estado para investir, porém, elencou que o cenário atual difere totalmente daquele vivenciado no passado.

“Demorava muito, cinco, seis meses e as pessoas acabavam indo para outro lugar, porém gerava uma certa frustração no quesito alcance e rendimentos. Hoje com as mudanças, inserindo o atendimento, agilidade, a cidade virou a opção número um, pois é tudo digital, documentos reconhecidos, com garantia, extinguindo quaisquer riscos de fraudes, dando segurança total aos empreendedores”, explicou.

O secretário da Pasta, Renivaldo Nascimento, parabenizou o trabalho da equipe e afirmou que a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro é promover melhorias cada vez mais. “Cuiabá é a menina dos olhos dos empresários, uma vez que emitimos os registros em tempo recorde e quem ganha com isso é a sociedade. Muitos projetos estão por vir e aos poucos vamos colocando em prática, usando cada vez mais a tecnologia a nosso favor”, finalizou. 

O atendimento na Rede Sim Cuiabá, localizada na sobreloja da Prefeitura de Cuiabá – Palácio Alencastro, é realizado de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Projeto “10 Minutos contra o Aedes nas Escolas” ensina para alunos como combater o mosquito da dengue

Publicado

Os alunos da EMEB Esmeralda de Campos Fontes, do bairro Ribeirão da Ponte, aprenderam na última semana como combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika vírus e as febres chikungunya e amarela, com a equipe do setor de Educação em Saúde da Vigilância em Zoonoses.

O agente combate a endemias e responsável técnico pelo setor de Educação em Saúde, Hélio Simião, acompanhado pelos também agentes, José Carvalho e Giovani Cassio fizeram uma palestra integrativa para as crianças, mostrando de forma simples como elas podem ajudar a evitar a reprodução do mosquito e conscientizar suas famílias sobre a importância de combatê-lo.

“Estamos retomando o Projeto 10 Minutos contra o Aedes nas Escolas, pois é a maneira que temos de alcançar várias famílias, por intermédio das crianças. De uma maneira lúdica, apresentamos para as crianças o ciclo do mosquito em banners e depois mostramos as fases com o próprio mosquito em vidrinhos. Nosso objetivo é mostrar para elas o que podem fazer para eliminar os criadouros”, comentou Hélio.

Materiais como garrafas pet, copinhos plásticos e tampinhas de garrafas, que são muito comuns de serem encontrados em todas as casas, são potenciais criadouros de mosquito. A equipe levou vários brinquedos feitos destes materiais para incentivar as crianças a transformarem estes objetos, que geralmente ficam nos quintais, em artefatos recreativos, evitando que se tornem locais de desenvolvimento do mosquito.

Em relação à escolha das escolas para receberem a palestra, Hélio disse que neste momento selecionaram unidades educacionais que ficam localizadas onde o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) está alto. “Já temos outras palestras marcadas em escolas da região. Caso outras instituições queiram solicitar nossa presença, é só nos mandar um email no endereço [email protected]”, disse o responsável técnico.

Leia mais:  1º Workshop do Incluiabá acontece nesta sexta-feira (13) a partir das 08h30

Para a diretora da EMEB Esmeralda de Campos Fontes, Uga Cruz, o Projeto 10 Minutos contra o Aedes nas Escolas é de suma importância. “Com a pandemia, todo mundo esqueceu da dengue, e com isso começamos a ver vários casos da doença, até entre os nossos alunos. Eles são o nosso elo na comunidade, porque eles que ensinam para os pais os bons hábitos que aprendem na escola”, finalizou.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Limpurb inicia trabalho de revitalização no canteiro central da Avenida da Prainha

Publicado

O canteiro central da Avenida Ten. Cel. Duarte (Prainha) começou a receber no último fim de semana um trabalho de revitalização completa. A ação é executada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), e tem o objetivo de melhorar o visual de uma das vias mais movimentadas da cidade.

A revitalização é executada por etapas e, neste primeiro momento, abrange o trecho situado entre a Rua Campo Grande e o entroncamento com a Avenida Mato Grosso. Considerando o grande fluxo de veículos na região durante os dias da semana, a Limpurb aproveitou o sábado (14) e domingo (15) para realizar a retirada do revestimento de concreto do canteiro.

Agora, serão feitos os trabalhos de limpeza da área, aterramento e nivelamento do solo, adubagem e, posteriormente, o plantio de grama. Todos os estágios da ação são desenvolvidos por meio de mão de obra direta da própria empresa pública. A revitalização é realizada por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro.

“A gestão Emanuel Pinheiro também possui uma grande preocupação com as grandes avenidas. A Prainha é uma via histórica, extremamente movimentada, e que merece ter um visual mais agradável. Estamos trocando o cinza do concreto pelo verde natural característico da nossa Capital”, comenta o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

O diretor-geral explica ainda que o planejamento da Limpurb é alcançar todo o canteiro central da avenida com o plantio de grama. Ele lembra também que a avenida é uma das rotas previstas para passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e por isso a intervenção de revitalização também leva em consideração uma possível retomada das obras do modal.

Leia mais:  1º Workshop do Incluiabá acontece nesta sexta-feira (13) a partir das 08h30

“Estamos dando sequência em um trabalho que já foi feito em outro trecho da Prainha e da Avenida Historiador Rubens de Mendonça. O plantio de grama e sua manutenção são serviços consideravelmente baratos. Dessa forma, conseguimos nesses locais melhorar o visual da cidade, sem gerar prejuízos”, pontua Júnior.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana