conecte-se conosco


MATO GROSSO

Sema promove curso de Descentralização de Gestão Ambiental para 52 municípios de MT

Publicado

A Secretaria de Meio Ambiente está realizando o Curso de Descentralização de Gestão Ambiental no município de Sinop. O aperfeiçoamento para atividades sob análise dos municípios, que iniciou na quarta (27.04) e se encerra nesta sexta-feira (29.04), de forma presencial, tem a participação de 52 cidades e aproximadamente 160 inscritos.

O público beneficiário são os gestores e técnicos dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente e dos Consórcios Públicos Intermunicipais que estejam habilitados ou em processo de habilitação e que executarão atividades de licenciamento, monitoramento, fiscalização e educação ambiental de competência municipal.

A Superintendente de Atendimento, Desconcentração e Descentralização da Sema, Helen Ferreira, destaca que o curso é importante por treinar técnicos municipais para o licenciamento de baixos e médios impactos locais. “O curso ensina esses técnicos a fazer o licenciamento ambiental de maneira correta e tira da Sema parte destes processos de licenciamento tornando o serviço mais rápido e eficaz”.

Capacitação 

A capacitação está acontecendo na Câmara Municipal de Sinop e é coordenada pela Superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão e pela Superintendência de Gestão de Desconcentração e Descentralização da Sema, com apoio da Superintendência de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços (Suimis/Sema) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sinop

O aperfeiçoamento também tem o apoio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto Teles Pires (Cidesa) e da Diretoria da Unidade Desconcentrada de Sinop da Sema-MT – DUD-Sinop.

O curso visa cumprir o disposto no Art. 14 da Resolução 41/2021-Consema/MT que estabelece que “caberá ao Órgão Ambiental Estadual criar Programa de Capacitação para os gestores municipais, com o objetivo de orientar e dar apoio técnico para ações administrativas de licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental”, em consonância com a Lei Complementar nº 140 de 08/12/2011.

Leia mais:  Governo investe R$ 105,8 milhões: "esses recursos impactam diretamente na vida da população", afirma prefeito

Temas Abordados:

Análise de PEF para instalação dos empreendimentos; Geração/Subestação/Linha Transmissão; Transporte/Todas/Resíduo/Perigosos/Limpa fossa; Irrigação; Picador Móvel; Pátio de Descontaminação; Rampas fluviais/Tablados/Estruturas Flutuantes; Mineração; Piscicultura em tanque rede/criação em rios; Fiscalização/Abordagem/Procedimentos/Embargos.

Fonte: link

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Homem é preso com arsenal de espingardas, revólver e munições

Publicado

Policiais militares da Força Tática prenderam em flagrante, na noite desta segunda-feira (16.05) em Cuiabá, um homem de 27 anos por porte ilegal de arma de fogo. Com o suspeito, foram apreendidas cinco espingardas, um revólver calibre .38 e 338 munições de diversos calibres.

Por volta de 19h10, durante patrulhamento pelo bairro Novo Milênio, a equipe da Força Tática visualizou um indivíduo em suspeita com uma sacola, onde aparentava estar o cano de uma arma longa. Foi procedida a abordagem e encontrado um revólver calibre 38 em sua cintura.

Dentro da sacola, estava uma espingarda calibre 16 e um pote com 264 munições do mesmo calibre, além de um carregador de pistola calibre 380 e 74 munições de calibre .38.

Questionado, o suspeito afirmou trabalhar com manutenção de armas e que estava com o revólver para sua segurança. Afirmou ainda que em sua casa haveria mais armas. No endereço informado, outras quatro espingardas – três de calibre 16 e uma de calibre 22 – foram encontradas no quintal da casa.

Diante dos fatos, o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado, com o material apreendido, à Central de Flagrantes, para registro da ocorrência e demais providências.

Disque-denúncia  

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar, de qualquer cidade do Estado e sem precisar se identificar, por meio do 190 ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Sesp implanta projeto de remição de pena por leitura no Centro de Detenção Provisória de Juína
Continue lendo

MATO GROSSO

Escola de Governo oferta curso sobre planejamento orçamentário

Publicado

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Secretaria Adjunta da Escola de Governo, oferta em parceria com a Secretaria Adjunta do Orçamento Estadual da Secretaria de Fazenda (Sefaz) o curso “Planejamento Orçamentário – teoria e prática com enfoque na legislação de Mato Grosso”. Ao todo, 120 vagas foram disponibilizadas.

A qualificação ocorrerá entre os dias 23 e 27 de maio, no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE/MT), das 8h às 12h, e possui carga horária de 20 horas. Interessados têm até sexta-feira (20) para se inscrever. Inscreva-se AQUI.

O curso objetiva capacitar servidores do Poder Executivo estadual para a elaboração e utilização eficiente do orçamento público como instrumento de planejamento e controle da gestão pública.

Mais informações podem ser obtidas com a Escola de Governo pelo telefone (65) 3613-3611.

Supervisão de texto de Nayara Takahara.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Governo de MT já executou 50% da obra do novo Hospital Central
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana