conecte-se conosco


CUIABÁ

Feira de Artesanato na Praça Alencastro e incentiva artesãs e a economia criativa

Publicado

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realiza nesta sexta-feira (29), mais uma edição da Feira de Artesanato Popular na Praça, que ocorre até às 17h, na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura de Cuiabá. O projeto conta com apoio do Executivo Municipal possibilitando, especialmente que mulheres em situação de vulnerabilidade social – chefes de família, possam expor seus produtos à comunidade. 

Além comercialização de mercadorias, o local é palco para apresentações e manifestações culturais como teatro, música, dança entre outras. O secretário Aluízio Leite, reforça o compromisso da gestão com o incentivo a economia criativa.

“É importante que nossas artesãs mostrem a nossa cultura para o Brasil. Nós, enquanto secretário de Cultura, Esporte e Lazer defendemos e incentivamos que as pessoas possam encontrar em alguma atividade ou em algum talento, um futuro melhor. Queremos instalar em Cuiabá os Centros Culturais para ensinar o artesanato, ensinar música, incentivar a juventude a se desenvolver dentro da cultura”, disse Aluízio.

Na próxima semana, entre os dias 4 e 8 de maio, as 25 artesãs que fazem parte do projeto Feira Popular na Praça, vão participar do 15º Salão Internacional de Artesanato Raízes Brasileiras, em Brasília.

“Para Cuiabá é extremamente importante porque o projeto Feira Popular de Artesanato na Praça completou 17 anos de plena execução, integrando mulheres vítimas de violência e chefes de família, que buscam uma independência financeira. Tivemos o privilégio de representar Mato Grosso na primeira edição desse salão em Brasília, levando 23 artesãs o grupo de siriri, e foi um sucesso. Para nossa surpresa, mais uma vez fomos convidados pela coordenação nacional desse evento. Isso dá um estimulo para nossas artesãs e mostra o quão importante é esse setor, tendo como foco a responsabilidade social. Além do mais, leva a divisas da nossa cidade para outros locais e isso é fabuloso”, destacou a idealizadora e coordenadora da ação, professora Jacy Proença.

Leia mais:  Sugestão de pauta: Prefeitura de Cuiabá promove 3ª Edição da Feira de Adoção Voluntária de Pets

A artesã Malu Jara, que produz peças em crochê de algodão, demonstra a satisfação com a oportunidade de levar seu trabalho e a cultura cuiabana para fora do Estado. “Mexo com peças variadas em crochê, uso uma técnica de mosaico, além do trabalho diferenciado com a linha de algodão. Poder trazer meu trabalho para a feira de artesanato e lavá-lo para Brasília é uma oportunidade incrível, estaremos levando não só a nossa arte, mas também um pouquinho da nossa terra e da nossa cultura”, comentou.

Fonte: link

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Sugestão de pauta: Prefeitura de Cuiabá promove 3ª Edição da Feira de Adoção Voluntária de Pets

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), realiza, na quinta-feira (2), a 3ª Edição da Feira de Voluntária de Adoção de Pets (cães e gatos), ao ar livre, na Praça Alencastro. O evento ocorrerá no período matutino, das 8h às 12h e mais de 20 animais serão disponibilizados. Durante o evento também será realizada uma palestra sobre os cuidados domésticos dos bichinhos, distribuição de brindes e aplicação de vacinas antirrábicas e vermífugos. 

A diretora Beatriz Del ‘Isola, aproveitou para relembrar o sucesso conquistado pelas edições anteriores e afirmou que essa é mais uma oportunidade proporcionada pela Gestão Emanuel Pinheiro em prol da valorização da causa animal. “Graças a Deus tivemos somente este ano mais de 60 animais adotados. É apenas a continuação desse grande projeto que vamos continuar levantando, chegando aos bairros também”, disse. 

Serviço: 

Assunto: 3ª Edição da Feira de Adoção Voluntária de Pets

Horário: 08h às 12h

Data: Quinta-feira (02)

Local: Praça Alencastro

Comentários Facebook
Leia mais:  Primeira edição da Batalha da Central ocorre neste sábado (28) no Espaço Silva Freire
Continue lendo

CUIABÁ

Estudantes dos 8º e 9º Anos da EMEB Senador Darcy Ribeiro participaram de visita a Câmara Municipal

Publicado

Estudantes dos 8º e 9º Anos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Senador Darcy Ribeiro, localizada no bairro Jardim Industriário, participaram, na quinta-feira (26), de uma visita guiada ao legislativo municipal. O Projeto Cuiabaninhos é uma iniciativa da Câmara Municipal, realizado em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e tem como objetivo, discutir temas ligados a cidadania.

A visita dos 35 estudantes começou em frente ao obelisco na Praça Moreira Cabral. No local eles receberam informações sobre o Centro Geodésico da América do Sul e o Campo D´Ourique. Já na Câmara Municipal eles conhecerem o Plenário Ana Maria Couto, o “Plenarinho”, onde participaram de uma palestra sobre o Poder Legislativo. Após o lanche os estudantes visitaram o Plenário das Deliberações Paulo de Campos Borges.

O diretor da escola, Lauro Flávio Sebalhos, e o assessor pedagógico da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Edimilson Moraes, acompanharam a visita guiada e falaram sobre como o projeto auxilia no desenvolvimento dos jovens para construção de uma sociedade mais ativa na política.

“Como diretor, avalio como muito positivo para as nossas unidades educacionais, auxiliando e complementando a formação dos nossos estudantes como cidadãos. É importante que possamos trabalhar junto com os jovens na construção da cidadania. A Secretaria Municipal de Educação e a Câmara estão proporcionando esse ambiente para o conhecimento. A escola inteira queria participar hoje, mas eu expliquei que vamos participar gradativamente”, disse Lauro Flávio, diretor da EMEB Senador Darcy Ribeiro.

“É um momento ímpar na vida desses adolescentes e, principalmente, no retorno desse projeto tão importante para despertar a cidadania, onde eles aprendem esses conceitos, o que é direito, o que é dever. Despertar o interesse na questão do voto e a participação enquanto cidadãos atuantes da sociedade”, avaliou Edmilson Moraes, assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.

Leia mais:  Sugestão de pauta: Cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis Cuiabanos ocorre neste sábado (28)

Geovanna Soares, de 13 anos, estudante do 8º Ano, gostou da experiência que trouxe conhecimento sobre seus direitos e deveres. “Estou achando muito legal, porque é uma coisa que nós já queríamos antes. Aprendemos muito e, o que quero levar pra minha vida é muito aprendizado. É muito importante o projeto porque informa os nossos direitos, o que podemos ou não fazer. E isso vai estar adicionando o nosso conhecimento”, contou a estudante.

Gabrielly Anne da Silva Costa, do 9º Ano, disse que também aprendeu muito com a visita. “A experiência foi edificante. Essa visita me ajudou a entender como é o trabalho dos vereadores e agora tenho uma boa ideia sobre o assunto”, disse a estudante.

“Como professor vejo essa experiência como bastante gratificante tanto para  nós como para os estudantes, no despertar da cidadania, para que eles possam saber que a democracia é construída com a participação deles também e que direitos e deveres têm locais específicos para serem discutidos”, disse o professor de Inglês e Redação, João Pedro Amorim Franceschi, ex-estudante da unidade.

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana