conecte-se conosco


CUIABÁ

Emanuel entrega ETE que beneficia 70 mil pessoas com coleta e tratamento de esgoto

Publicado

Reconhecida pelo ranking Trata Brasil 2022 como a capital que mais investe em saneamento no país, Cuiabá acaba de ganhar uma importante estrutura de esgotamento sanitário. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lipa, referência em inovação tecnológica e sustentabilidade, foi inaugurada nesta sexta-feira (29) pelo prefeito Emanuel Pinheiro, já está operando e atende, neste momento, 70 mil pessoas de 35 bairros.

Projetada para tratar 260 litros por segundo, a nova ETE faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário Ribeirão do Lipa, que conta atualmente com 108 quilômetros de redes coletoras e uma unidade elevatória, utilizada para bombear o esgoto até a estação. Projetada em sistema compacto, a estação requer menos espaço para suas instalações, tem operação totalmente automatizada e baixa geração de odores.

“Nos últimos dias Cuiabá foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Cidade Resiliente. E não vamos parar por aí. Seguimos caminhando para consolidá-la como cidade sustentável e isso passa diretamente pela expansão dos serviços de esgotamento sanitário. Alcançamos a marca de 78% de cobertura e chegaremos, em 2024, a 91%”, declarou Emanuel Pinheiro.

Além disso, a ETE Lipa segue rigoroso método de purificação e dispõe de mecanismos de eficiência energética. A construção da estrutura de tratamento mobilizou, ao longo de 12 meses, 90 trabalhadores. O chefe do Executivo municipal ressaltou ainda que os investimentos recebidos nessa área reposicionaram o município do Ranking Nacional do Saneamento Básico.

“Quem poderia imaginar, anos atrás, nossa capital como quem mais investe em água e esgoto? E é isso que o Trata Brasil 2022 oficializou: o primeiro lugar é nosso! Com muito trabalho, estamos mudando a história do saneamento cuiabano”, completou o prefeito.

A construção da nova estação e a instalação das tubulações de coleta são resultados do investimento de R$ 97 milhões. A ETE Lipa, atualmente, já pode tratar 11 milhões de litros por dia e traz relevantes avanços operacionais. “Adotamos uma tecnologia capaz de reduzir a carga de resíduos orgânicos cinco vezes mais rápido que o modelo convencional”, destacou o diretor-geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá disponibiliza ferramenta eletrônica para abertura de processos

O gestor da concessionária de saneamento reforçou também a importância da comunidade, agora, fazer a conexão aos novos coletores de esgoto. “Quando uma casa ou comércio é conectada à rede, o efluente percorre o caminho correto e todos ganham. A qualidade e disponibilidade de água para consumo humano aumentam e os indicadores de saúde melhoram. Priorizar o saneamento básico é uma escolha que impacta positivamente o presente e o futuro de uma cidade”, pontuou.

CONECTANDO

O procedimento de conexão permite que cada ligação consumidora de água tenha, efetivamente, a respectiva coleta e tratamento do esgoto. O procedimento é simples e rápido. Em caso de dúvidas, a comunidade pode fazer contato com a Águas Cuiabá (telefone 0800 646 6115) para receber orientações. Os materiais necessários são um cano PVC 100 mm com seis metros de comprimento, luva de PVC 100 mm, cola para PVC, serra tipo cegueta, lixa nº 100, areia e cimento. 

A solenidade de inauguração também contou com a participação do vice-prefeito, José Roberto Stopa, dos secretários municipais de Obras Públicas, Rauf Macedo, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Renivaldo Nascimento, e de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego. A Câmara Municipal foi representada pelo vereador Robertinho Fernandes. 

**Com informações da assessoria Águas Cuiabá 

Fonte: link

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Sugestão de pauta: Prefeitura de Cuiabá promove 3ª Edição da Feira de Adoção Voluntária de Pets

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), realiza, na quinta-feira (2), a 3ª Edição da Feira de Voluntária de Adoção de Pets (cães e gatos), ao ar livre, na Praça Alencastro. O evento ocorrerá no período matutino, das 8h às 12h e mais de 20 animais serão disponibilizados. Durante o evento também será realizada uma palestra sobre os cuidados domésticos dos bichinhos, distribuição de brindes e aplicação de vacinas antirrábicas e vermífugos. 

A diretora Beatriz Del ‘Isola, aproveitou para relembrar o sucesso conquistado pelas edições anteriores e afirmou que essa é mais uma oportunidade proporcionada pela Gestão Emanuel Pinheiro em prol da valorização da causa animal. “Graças a Deus tivemos somente este ano mais de 60 animais adotados. É apenas a continuação desse grande projeto que vamos continuar levantando, chegando aos bairros também”, disse. 

Serviço: 

Assunto: 3ª Edição da Feira de Adoção Voluntária de Pets

Horário: 08h às 12h

Data: Quinta-feira (02)

Local: Praça Alencastro

Comentários Facebook
Leia mais:  Sugestão de pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro entrega ponte de concreto da Comunidade São Gerônimo 
Continue lendo

CUIABÁ

Estudantes dos 8º e 9º Anos da EMEB Senador Darcy Ribeiro participaram de visita a Câmara Municipal

Publicado

Estudantes dos 8º e 9º Anos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Senador Darcy Ribeiro, localizada no bairro Jardim Industriário, participaram, na quinta-feira (26), de uma visita guiada ao legislativo municipal. O Projeto Cuiabaninhos é uma iniciativa da Câmara Municipal, realizado em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e tem como objetivo, discutir temas ligados a cidadania.

A visita dos 35 estudantes começou em frente ao obelisco na Praça Moreira Cabral. No local eles receberam informações sobre o Centro Geodésico da América do Sul e o Campo D´Ourique. Já na Câmara Municipal eles conhecerem o Plenário Ana Maria Couto, o “Plenarinho”, onde participaram de uma palestra sobre o Poder Legislativo. Após o lanche os estudantes visitaram o Plenário das Deliberações Paulo de Campos Borges.

O diretor da escola, Lauro Flávio Sebalhos, e o assessor pedagógico da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Edimilson Moraes, acompanharam a visita guiada e falaram sobre como o projeto auxilia no desenvolvimento dos jovens para construção de uma sociedade mais ativa na política.

“Como diretor, avalio como muito positivo para as nossas unidades educacionais, auxiliando e complementando a formação dos nossos estudantes como cidadãos. É importante que possamos trabalhar junto com os jovens na construção da cidadania. A Secretaria Municipal de Educação e a Câmara estão proporcionando esse ambiente para o conhecimento. A escola inteira queria participar hoje, mas eu expliquei que vamos participar gradativamente”, disse Lauro Flávio, diretor da EMEB Senador Darcy Ribeiro.

“É um momento ímpar na vida desses adolescentes e, principalmente, no retorno desse projeto tão importante para despertar a cidadania, onde eles aprendem esses conceitos, o que é direito, o que é dever. Despertar o interesse na questão do voto e a participação enquanto cidadãos atuantes da sociedade”, avaliou Edmilson Moraes, assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.

Leia mais:  Prefeito Emanuel Pinheiro se reunirá com setor produtivo para debater sobre o VLT

Geovanna Soares, de 13 anos, estudante do 8º Ano, gostou da experiência que trouxe conhecimento sobre seus direitos e deveres. “Estou achando muito legal, porque é uma coisa que nós já queríamos antes. Aprendemos muito e, o que quero levar pra minha vida é muito aprendizado. É muito importante o projeto porque informa os nossos direitos, o que podemos ou não fazer. E isso vai estar adicionando o nosso conhecimento”, contou a estudante.

Gabrielly Anne da Silva Costa, do 9º Ano, disse que também aprendeu muito com a visita. “A experiência foi edificante. Essa visita me ajudou a entender como é o trabalho dos vereadores e agora tenho uma boa ideia sobre o assunto”, disse a estudante.

“Como professor vejo essa experiência como bastante gratificante tanto para  nós como para os estudantes, no despertar da cidadania, para que eles possam saber que a democracia é construída com a participação deles também e que direitos e deveres têm locais específicos para serem discutidos”, disse o professor de Inglês e Redação, João Pedro Amorim Franceschi, ex-estudante da unidade.

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana