conecte-se conosco


CUIABÁ

Secretaria de Saúde orienta população sobre como se prevenir contra o coronavírus e o vírus da Influenza

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Depois de praticamente dois anos do começo da pandemia de coronavírus, o Brasil se viu, a partir de dezembro de 2021, no meio de um surto da gripe Influenza A, com predominância da variante H3N2, o que levou a um aumento na procura por atendimento na rede pública de saúde.

Os números de contágio por Covid, que estavam baixos, voltaram a aumentar após as festas de fim de ano, o que também gerou uma alta na procura por unidades de saúde. A gerente de Vigilância em Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Flávia Guimarães alerta que é preciso manter e reforçar os cuidados para evitar o contágio, tanto pelo coronavírus, quanto pelo vírus da Influenza.

“Os cuidados são os mesmos, tanto para o coronavírus, quanto para a Influenza. Diante de sintomas como febre, tosse, dor de cabeça, dor muscular, congestão nasal, conjuntivite, diarreia, perda de olfato ou paladar, dificuldade respiratória, entre outros, a pessoa deve considerar a possibilidade de estar infectada com Covid-19 ou Influenza e adotar uma postura responsável, para proteger os familiares e colegas de trabalho. Por isso é importante realizar o teste para descartar a Covid”, explicou a gerente.

Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, como o coronavírus e o vírus Influenza, a melhor maneira de se prevenir contra a doença é vacinar-se anualmente, principalmente os grupos prioritários.  Também é importante que sejam adotadas medidas gerais de prevenção e controle, tais como:

· Frequente higienização das mãos;

· Utilizar lenço descartável para higiene do nariz;

· Cobrir nariz e boca quando espirrar e/ou tossir e, em seguida, higienizar as mãos;

Leia mais:  Sugestão de pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro entrega obra de reforma da USF João Bosco Pinheiro/1º de Março nesta sexta-feira (28)

· Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

· Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e/ou garrafas;

· Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da Influenza;

· Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;

· Evitar aglomerações e ambientes fechados;

· Manter os ambientes bem ventilados;

· Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Confira como será a vacinação neste sábado, dia 29

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A campanha Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar vai funcionar neste sábado (29) no polo da UNIC Beira Rio das 8h às 16h30, sem intervalo para almoço. Importante ressaltar que a UNIC passou a ser polo exclusivo para vacinar crianças.

Os adultos poderão se vacinar no polo da UFMT, que também estará aberto neste sábado das 8h às 16h30.

Público da vacinação

A campanha de imunização está vacinando pessoas com a segunda dose e com a dose de reforço. Todas as pessoas que tenham tomado a segunda dose de qualquer vacina contra o coronavírus há 4 meses (120 dias) devem comparecer aos locais de vacinação para receber a dose de reforço. Pessoas acima de 12 anos que ainda não tomaram nenhuma dose, devem fazer o cadastro no site Vacina Cuiabá e comparecer a qualquer polo (com exceção da UNIC) e se vacinar o quanto antes. Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou que vivam com pessoas imunossuprimidas e crianças de 8 a 11 anos sem comorbidades também já podem se vacinar.

Comentários Facebook
Leia mais:  Sugestão de pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro entrega obra de reforma da USF João Bosco Pinheiro/1º de Março nesta sexta-feira (28)
Continue lendo

CUIABÁ

Sugestão de Pauta: Nova ponte de concreto é inaugurada pelo prefeito Emanuel Pinheiro na comunidade Batec

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Dando continuidade ao planejamento de substituição das pontes de madeiras existentes na zona rural de Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro entrega neste sábado (29), às 9h, a nova ponte de concreto no loteamento Batec. Situada no Distrito do Coxipó do Ouro, a comunidade é formada por aproximadamente 390 famílias que serão beneficiadas diretamente. 

Para execução da obra esperada há mais de 35 anos pelos moradores da região, a Prefeitura de Cuiabá investiu cerca de R$ 1,2 milhões. A ponte de concreto irá substituir uma estrutura de madeira que, principalmente durante o período chuvoso, não assegurava as condições necessárias de uso aos condutores e pedestres.

A construção da nova estrutura faz parte do planejamento elaborado pela gestão Emanuel Pinheiro, que tem como meta substitui 80% das pontes de madeiras por edificações de concreto. Além desta no Batec, outras cinco pontes de concreto estão previstas para ser entregues em diferentes comunidades da zona rural, em 2022. 

SERVIÇO

Assunto: Entrega de ponte de concreto 

Local: Loteamento Batec, no Distrito do Coxipó do Ouro 

Horário: 9h

Data: 29 de janeiro, sábado 

Comentários Facebook
Leia mais:  CMEI Serginho, a mais nova unidade da rede pública municipal, abrirá matrícula para 155 vagas
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana