conecte-se conosco


CUIABÁ

Programa Cata-treco tem aumento de 108% no número de atendimentos em cinco anos de atuação

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Criado há cinco anos pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, o programa Cata-treco se consolidou como uma das principais ações de zeladoria desenvolvidas em Cuiabá. Sob a coordenação da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), a iniciativa apresenta um constante crescimento na quantidade de atendimentos e fechou o ano de 2021 com 313 bairros alcançados.

O número representa um aumento de mais de 108% em relação ao primeiro ano de atuação, que foi encerrado com cerca de 150 comunidades contempladas. Ainda conforme levantamento da Limpurb, em 2018, a atividade foi levada para 170, subindo para 250 no ano 2018, e chegando a 302 em 2020, mesmo com o início da pandemia da Covid-19. Os dados comprovam o sucesso na adesão popular ao programa.

“Quando assumimos a Prefeitura notamos a necessidade de criar algo que tornasse mais fácil à população fazer o descarte de móveis velhos. Nem todo mundo tem condições de levar esses objetos até os locais corretos ou pagar um frete para isso. Então, lançamos o Cata-treco, compramos novos caminhões, investimos na criação de equipes específicas para esse trabalho e hoje estamos tendo um grande resultado positivo”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

De acordo com o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues, o Cata-treco é responsável por recolher e dar a destinação correta à média diária de cinco toneladas de materiais inservíveis como sofás, camas, geladeiras, portas, janelas, entre outros. Ele destaca ainda que o trabalho é uma das ferramentas que tem ajudado a diminuir o número de áreas utilizadas como pontos de despejo ilegal de lixo.

Para conseguir atender durante o ano todos os bairros da cidade, a Limpurb elabora um cronograma semanal com base nas solicitações recebidas por meio do WhatsApp (65) 99243-6502 e pelo telefone (65) 3645-5518. Além são levados em consideração os pedidos formalizado pelos presidentes das Associações de Moradores de cada comunidade e indicações dos vereadores.

Leia mais:  Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2022 começa nesta terça-feira (25) com palestras, oficinas e conferências

“No período de 2017 a 2011, a Prefeitura conseguiu reduzir de 300 para aproximadamente 38 o número de bolsões de lixo. Dentro de trabalho, o Cata-treco tem uma importante participação, pois ele evita que o morador descarte esses objetos em qualquer lugar. É evidente o avenço alcançado, mas ainda precisamos continuar com esse mesmo empenho, melhorando a qualidade de vida do cidadão”, pontua Vanderlúcio.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Construção da Orla do Porto II avança com a concretagem do calçadão e instalação da iluminação de LED

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Com os trabalhos coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, a obra da Orla do Porto II avança conforme o planejamento para ser entregue em abril deste ano, como parte da programação de comemoração dos 303 anos de Cuiabá. Neste momento, a atuação está concentrada na etapa de construção do piso do espaço de lazer. 

De acordo com o projeto elaborado pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), o calçadão terá aproximadamente 600 metros de extensão, sendo que cerca de 300 já passou pelo processo de concretagem. Além disso, já está em funcionamento no local todo sistema de iluminação de LED. 

Segundo o cronograma da Secretaria, a previsão é de que até o início do mês de fevereiro seja iniciada a construção da ciclovia. Com o investimento de mais de R$ 4,7 milhões, a Orla do Porto II também contará com vagas de estacionamento, academia ao ar livre, área destinada para realização de feiras livres, arborização e todas as medidas necessárias de acessibilidade. 

“Toda essa estrutura está sendo construída em um local privilegiado, que é às margens do Rio Cuiabá, nosso maior patrimônio natural. É mais uma obra da gestão Emanuel Pinheiro que valoriza nossa cidade, cria mais uma opção de lazer e, ao mesmo tempo, promove essa integração entre a população e o meio ambiente”, explica o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa. 

ESCULTURAS 

Também farão parte das atrações da Orla do Porto II monumentos que homenageiam o estadista cuiabano Dante Martins de Oliveira e o eterno carnavalesco e colunista social Jejé de Oyá, falecidos em 2006 e 2016, respectivamente. Igualmente, a viola de cocho, símbolo cultural da Capital, também estará presente no novo cartão postal. 

Leia mais:  Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2022 começa nesta terça-feira (25) com palestras, oficinas e conferências

As esculturas de Dante de Oliveira e Jejé de Oyá são construídas com fibra e preenchidas internamente com pluriometano. O tamanho seguirá a altura real dos personagens, sendo que o primeiro ficará em pé e o segundo sentado. Já a viola de chocho terá aproximadamente nove metros de altura e possui como base na sua concepção o metal e a fibra.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Parceira com Sesi Escola garante desconto ao servidor municipal

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Gestão, fechou convênio com o Serviço Social da Indústria de Mato Grosso – Sesi Escola, que dará aos servidores públicos do município o desconto de 10% sobre as mensalidades na unidade educacional de Cuiabá e Várzea Grande no ano letivo de 2022.

Com a parceira, o Sesi ofertará descontos nas mensalidade do ensino infantil, fundamental e médio integrado que associa o ensino regular à formação técnica e profissional, sendo 10% do convênio e mais 10% de pontualidade no pagamento. Para obter o desconto, o servidor precisa apresentar no ato da matrícula a declaração de vínculo funcional com a Prefeitura de Cuiabá.

“Firmamos essa parceira para garantir aos servidores de Cuiabá o desconto de até 20% na rede Sesi, reforçando o compromisso e a valorização da gestão Emanuel Pinheiro com os servidores públicos do município extensivo aos seus dependentes”, destacou a secretária Ellaine Mendes.

“Selar um acordo como este é motivo de muito orgulho para o Sesi. Não temos dúvidas de que, por meio dele, estamos incluindo o funcionalismo público municipal em um sistema de serviços de educação de qualidade, com metodologias e recursos didáticos inovadores que se constituem em diferenciais como robótica, ensino bilíngue, empreendedorismo, musicalização, espaço maker, entre outros”, acrescentou a gerente de Educação do Sesi Mato Grosso, Simone Cruz. 

Os servidores interessados em matricular seus filhos na rede Sesi podem procurar as unidades de Cuiabá e Várzea Grande, que possuem infraestrutura e equipes altamente qualificadas para atender bem as crianças, adolescentes e jovens.  Os servidores também devem estar atentos aos prazos para o início das aulas nas instituições. 

Leia mais:  Unidades básicas de saúde dos bairros Alvorada, Novo Colorado e Novo Terceiro realizam apenas testagem da covid; Ribeirão do Lipa e Santa Isabel suspendem vacinação

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana