conecte-se conosco


CUIABÁ

Procura pelas UPAs e Policlínicas apresentam redução durante o feriadão de fim de ano

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Depois de uma intensa procura às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas durante os dias antes e depois do Natal, caiu o número de pessoas que procuraram as seis unidades de Atenção Secundária durante o feriadão de fim de ano. Somente entre os dias 26 e 28 de dezembro, as UPAs do Verdão, Morada do Ouro, Pascoal Ramos e Policlínicas do Planalto, Coxipó e Pedra 90, juntas, realizaram 7.103 atendimentos, ou seja, uma média de 2,3 mil atendimentos por dia, quase 400 atendimentos diários por unidade. 

Na quarta-feira (29), a procura começou a apresentar uma queda, com 1.954 atendimentos. Desde então, os números vieram caindo, até voltar a subir no domingo (2), quando houve 1.325 triagens. Entre os dias 29 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022, foram registrados 6.977, ou seja, nesses 5 dias houve menos demanda do que nos três dias anteriores, com média de 1,3 mil atendimentos por dia e 232 acolhimentos diários por unidade. 

Importante salientar que a queda ocorreu mesmo no período entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro, quando as unidades básicas de saúde estavam fechadas. Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) colocou em prática, desde o dia 27 de dezembro, o Plano Municipal de Enfrentamento à Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave, que instaurou um novo fluxo emergencial nas UBSs, que passaram a receber pacientes em livre demanda, para atender aqueles com sintomas gripais leves e desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas, que priorizam casos de urgência e emergência. Os casos graves estão sendo encaminhados para o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (antigo Pronto Socorro) ou para o Hospital São Benedito. 

Leia mais:  Confira como será a vacinação neste sábado, dia 15

Apesar do aumento de casos de gripe em Cuiabá, os profissionais da saúde que atendem nas unidades observam que a grande maioria dos pacientes apresentam sintomas leves.  Nesta segunda-feira (3), a Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis de Cuiabá registra 109 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre residentes em Cuiabá, até o momento. Desses, 36 foram confirmados, sendo 26 por Influenza A, quatro por Influenza A H3N2, um por Influenza B e cinco por covid-19. Quanto aos moradores de outros municípios atendidos em Cuiabá, foram notificados 25 casos, sendo que sete foram confirmados para Influenza A e um para Influenza A H3N2.

Em relação à síndrome gripal entre os residentes de Cuiabá, 108 casos confirmados foram repassados pelos laboratórios à Vigilância, sendo 86 por Influenza A, 21 por Influenza A H3N2, um por Influenza A H1N1 e um por vírus sincicial. Entre os moradores de outros municípios atendidos em Cuiabá, houve 14 casos confirmados, sendo 12 por Influenza A, um por Influenza A H3N2 e um por vírus sincicial

De acordo com a secretária-adjunta de Atenção Secundária, Ádila Andrade, a rede municipal está em constante monitoramento e preparada para realizar as adequações necessárias ao aprimoramento dos serviços prestados à população. “Estamos atentos aos dados, visando monitorar os casos de Influenza, antes e após as datas comemorativas de final de ano. Estamos organizando todas as nossas unidades para caso tenha novo aumento de casos. Alertamos a população que a forma de diminuir o contágio é manter as mesmas orientações relativas à covid-19, como uso de máscara, higiene constante das mãos e evitar aglomerações”, afirma.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro anuncia que cadastro de vacinação para crianças de 5 a 11 anos começa na segunda-feira (17)

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou neste sábado (15) a abertura do pré-cadastro para a vacinação contra o coronavírus das crianças de 5 a 11 anos no site Vacina Cuiabá. As pessoas que tiverem filhos nesta faixa etária deverão entrar no site www.vacina.cuiaba.mt.gov.br , escolher o grupo no qual a criança se encaixa e preencher os dados com atenção.

“É uma felicidade poder anunciar que estamos muito perto de começarmos a vacinação das nossas crianças que têm entre 5 e 11 anos. Continuamos nesta batalha árdua contra o coronavírus e finalmente essas faixas etárias poderão ser contempladas com a vacina da Pfizer, em uma nova formulação, produzida e testada especificamente para crianças destas idades. A vacinação tem comprovado que é eficaz, pois está cumprindo o seu papel de evitar que os casos de Covid-19 se agravem e agora as crianças terão esta oportunidade de se proteger contra essa terrível doença. Rogo aos pais e responsáveis que realizem o cadastro, pois em breve anunciaremos a dinâmica da vacinação”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Ele adiantou ainda que, por determinação do Ministério da Saúde, a vacinação das crianças não poderá ocorrer no mesmo local da vacinação de adultos, por isso será montada uma nova estratégia. “Neste primeiro momento a previsão é que tenhamos 5 locais de vacinação de crianças, sendo um na regional Leste, um na Oeste, um na Norte e dois na Sul, porque é a maior regional. Dependendo do andamento da vacinação e, principalmente da quantidade de doses que recebermos, poderemos ampliar a imunização de crianças para mais locais”, explicou o prefeito.

A estimativa do público-alvo desta etapa da vacinação é de 66.314 crianças, sendo 45.742 na faixa dos 5 a 9 anos e 20.572 na faixa de 10 e 11 anos. Na divisão por gênero, são 34.000 meninos e 32.314 meninas, de 5 a 11 anos. “Nossas equipes estão sendo capacitadas para a imunização das crianças, pois é diferente da vacinação dos adultos e os locais que vão receber este público já estão sendo preparados. Assim que estivermos de posse da vacina e soubermos o quantitativo destinado a Cuiabá, faremos o anúncio de quando começará a vacinação”, finalizou o prefeito.

Leia mais:  Secretaria de Planejamento se reúne com Prefeitura de Sapezal para apresentar Agenda Cuiabá 2030

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeito parabeniza dona Eulália pelos seus 88 anos

Publicado


Reprodução/ Instagram

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro parabeniza um dos grandes nomes da gastronomia cuiabana, Eulália da Silva Soares, conhecida popularmente como dona Eulália, que completou 88 anos na última quinta-feira (13).

“Quero parabenizar um dos ícones da cuiabania, a dona Eulália, pelos seus 88 anos de vida, destes que há mais de 60 anos compartilha com a população cuiabana suas delicias. Que o senhor bom Deus abençoe a senhora e em nome povo cuiabano, desejo um feliz aniversário”, disse o prefeito. 

Desde 1956, dona Eulália recebe os clientes, com bolo de arroz, bolo de queijo e um bom café em seu estabelecimento bairro Lixeira. 

Ela ainda compartilha um pouco de sua história e das homenagens recebidas no Centro Cultural Dona Eulália. 

 
 

Comentários Facebook
Leia mais:  Secretaria de Planejamento se reúne com Prefeitura de Sapezal para apresentar Agenda Cuiabá 2030
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana