conecte-se conosco


CUIABÁ

Prefeitura amplia campanha de vacinação contra o coronavírus para 39 locais; Veja aqui

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá ampliou o número de unidades básicas de saúde aptas a aplicarem as vacinas contra o coronavírus. A partir desta segunda-feira (10), além das 24 UBS já divulgadas, a população contará com mais 13 locais para receber as doses pela campanha Vacina Cuiabá: Sua Vida em Primeiro Lugar.

Na Região Norte, as novas unidades que vão aplicar as vacinas são Centro de Saúde Paiaguás e UBS Novo Paraíso. Na Região Sul serão UBS Pedra 90 I e II, UBS Coxipó I e II, UBS Parque Atalaia I e II, e UBS Jardim Fortaleza / Santa Laura. Região Leste serão CS Jardim Imperial I, CS Campo Velho e UBS Baú / Lixeira. Na Região Oeste serão CS Quilombo, CS Jardim Independência, UBS Cidade Alta e UBS Cidade Verde.

“Continuamos nesta luta ferrenha contra o coronavírus, especialmente neste momento em que estamos vendo o aumento expressivo no número de pessoas testando positivo para a Covid-19. Apesar disso, estamos percebendo que a imensa maioria dos positivos apresentam casos leves de Covid e até mesmo assintomáticos. Esse resultado é um reflexo imediato da vacinação, que está cumprindo o seu propósito, que é o de evitar que os casos de Covid-19 se agravem. Por isso continuamos ampliando o número de locais de vacinação, para facilitar o acesso da nossa população à vacina. Mais uma vez peço aqueles que não tomaram nenhuma dose, que deixaram de tomar a segunda ou a dose de reforço que compareçam aos locais de vacinação e tomem a vacina, pois só com ela venceremos esse vírus”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

A campanha de vacinação passa a ter no total 39 locais de aplicação da vacina contra o coronavírus, sendo 37 UBS e os dois polos centrais: UFMT e UNIC Beira Rio. O horário de atendimento nas unidades de saúde é das 8h às 11h e das 13h às 16h30, com exceção das unidades com Hora Estendida, que funcionam das 8h às 21h e dos polos centrais, que funcionam das 8h às 16h30 sem intervalo para almoço.

Leia mais:  Parceira com Sesi Escola garante 10% de desconto ao servidor municipal

Veja a lista completa de unidades de saúde que disponibilizam a vacina contra à Covid-19:

– Polo Central da UFMT e Polo Central da Unic Beira Rio.

– UBS Jardim União/Jardim Florianópolis, UBS Três Barras/Jd. Umuarama, UBS 1º de Março/João Bosco Pinheiro, Centro de Saúde CPA III, Centro de Saúde Paiaguás e UBS Novo Paraíso na região Norte; UBS Pedra 90 V e VI, UBS Jockey Clube, UBS Santa Terezinha I e II , UBS Jardim Industriário I e II, UBS São João Del Rey / Novo Millenium, UBS Pedra 90 I e II, UBS Coxipó I e II, UBS Parque Atalaia I e II, e UBS Jardim Fortaleza / Santa Laura na região Sul; UBS Terra Nova/Canjica, UBS Pedregal I e II, UBS Dr. Fábio I e II, Centro de Saúde Dom Aquino, CS Jardim Imperial I, CS Campo Velho e UBS Baú / Lixeira, na região Leste; UBS Novo Colorado I e II, UBS Santa Amália/Araçá, UBS Novo Terceiro, UBS Despraiado I e II, CS Quilombo, CS Jardim Independência, UBS Cidade Alta e UBS Cidade Verde na região Oeste. Além dessas unidades, a vacina está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h no Centro de Saúde do Tijucal, Clínica da Família (CPA 1), Parque Ohara e Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot.

– Na zona rural: UBS Rio dos Peixes, UBS Aguaçu e UBS Nossa Senhora da Guia.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeito participa da abertura da 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Cuiabá nesta terça-feira (25)

Publicado


Começa nesta terça-feira (25), às 14h e vai até a próxima quinta-feira (27), de forma totalmente online, a 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Cuiabá. A abertura do evento contará com as participações do prefeito Emanuel Pinheiro e da secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend. Nesta edição, a conferência tem como tema central “A Política de saúde mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial do SUS”. 

A palestra magna será proferida pelo professor Eurípedes Júnior, vice-presidente da Sociedade Amigos do Museu da Imagem do Inconsciente. Ele trabalhou com a psiquiatra Nise da Silveira nesse museu na década de 1970, onde produziu documentários, publicações, cursos e exposições. É doutor em Museologia e Patrimônio (UERJ). 

Os inscritos residentes em Cuiabá poderão participar através do aplicativo Zoom, uma vez que haverá as rodas de discussão e deliberação. Já os inscritos de outros municípios e pessoas que não fizeram inscrição poderão acompanhar pelo canal do Conselho Municipal de Saúde (CMS) no Youtube (clique aqui). O público-alvo são trabalhadores e usuários da Saúde mental, entidades da sociedade civil e população em geral. 

A Conferência tem como objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Municipal de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental. 

O evento é uma realização da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

PROGRAMAÇÃO

25/01/2022 (Terça-Feira)

Abertura

14:00h – Abertura Oficial – Composição da Mesa 

Prefeito de Cuiabá: Emanuel Pinheiro

Secretária Municipal de Saúde de Cuiabá: Suellen Danielen Alliend.

Leia mais:  Crianças recebem 1ª dose da vacina contra Covid nas unidades básicas de saúde

Vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá: Julio Cesar de Souza Garcia

Coordenadora da Conferencia Municipal de Saúde Mental de Cuiabá: Nilva Maria Fernandes de Campos 

Coordenadora de Mesa: Nilva Maria Fernandes de Campos – Assessora de Planejamento – ASPLAN/SMS – Cuiabá/MT. 

14:30h – Conferência Magna: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Conferencista: Professor: Eurípedes Junior – Vice-Presidente do Museu de Imagens do Inconsciente 

Coordenadora de Mesa: Nilva Maria Fernandes de Campos – Assessora de Planejamento – ASPLAN/SMS – Cuiabá/MT.

Debatedora: Darci Silva Carvalho Bezerra – Coordenadora Técnica de Saúde Mental/SMS-Cuiabá 

16:00h – Analise da Conjuntura da Saúde Mental de Cuiabá.

16:30h – Aprovação do Regimento Interno da III Conferência de Saúde Mental de Cuiabá.

18:00h – Encerramento 

26/01/2022 (Quarta – Feira)

14:00h – Dinâmica de Abertura. 

14:30h –Trabalho em Grupo por Eixo Temático:  Eixo I – Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito a Cidadania; Eixo II – Gestão, Financiamento, Formação e Participação Social na Garantia de Serviços de Saúde Mental; Eixo III – Política de Saúde Mental e os Princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade e Eixo IV – Impactos na Saúde Mental da População e os Desafios para o Cuidado Psicossocial Durante e Pós-Pandemia.

18:00h Encerramento  

27/01/2022 (Quinta – Feira)

14:00 h – Dinâmica de Abertura  

14:30 h – Plenária Final 

16:00h – Eleição dos Delegados de Cuiabá para a Etapa Estadual. 

17:00h – Encerramento 

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Crianças recebem 1ª dose da vacina contra Covid nas unidades básicas de saúde

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A gestão Emanuel Pinheiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, avança no combate à Covid-19. Nesta segunda-feira (24), cinco unidades básicas de Saúde passaram a vacinar exclusivamente crianças contra o coronavírus atendendo a recomendação do Ministério da Saúde, que determina que a vacinação do público de 5 a 11 anos não pode ser feita no mesmo local onde os adultos são vacinados.               

Na regional Leste já está em funcionamento o polo de vacinação da UNIC, que passou a ser exclusivo para crianças. Na regional Sul, que é muito grande, serão dois locais de vacinação para o público de 5 a 11 anos: USF do Pedra 90 Ie II  e USF Parque Cuiabá. Na regional Oeste o local escolhido foi a USF Quilombo e na regional Norte a coordenação precisou trocar o local que já havia sido anunciado por questões de logísticas, por isso a vacinação será na USF Jd.Vitória I. Já na regional rural, a USF Guia realizará a vacinação, além do Programa Amor I  e Amor II. As unidades vão fazer a aplicação das 8h às 11h e das 13h às 16h30.                         

“Continuamos na batalha contra a Covid-19, desta vez imunizando nossos cuiabaninhos e cuiabaninhas. Como não podemos disponibilizar muitas unidades básicas para a imunização das crianças, porque ainda estamos imunizando os adultos, além de atendermos vários pacientes com sintomas gripais, pedi que colocassem ao menos uma unidade em cada regional, para facilitar o acesso da população”, explicou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Na manhã desta segunda, muitas crianças acompanhadas dos responsáveis já procuraram as unidades para se vacinarem. Uma das maiores preocupações dos pais é com o retorno das aulas presenciais.

Leia mais:  Crianças recebem 1ª dose da vacina contra Covid nas unidades básicas de saúde

O Emanuel Wendpap, de 11 anos, acompanhado da mãe, a radialista Aline Wendpap, disse que agora se sente protegido para voltar à escola. “Perdemos muitos entes queridos, tios, primos e amigos, além de vários casos da doença entre pessoas da família. Então, pensei que agora com retorno das aulas seria importante que ele estivesse protegido”, disse a radialista.

Corajoso, o Heitor Costa, de apenas 5 anos, afirmou que não sentiu nenhuma dor durante a vacinação. O pai, professor Jedival Costa, defendeu a imunização das crianças. “A minha esposa trabalha na área da saúde e já tomou as três doses, eu sou professor e também já tomei as três doses. Então, faltava ele para que a gente ficasse mais tranquilo, principalmente, com a volta às aulas. Mas,  graças a Deus agora a gente fica mais tranquilo”, pontuou o professor.

A Lígia Cortella, de 6 anos, levou até plaquinha na vacinação, muito empolgada ela disse que se vacinou porque não quer ficar doente. A mãe, professora Bárbara Cortella, comentou que se sentiu orgulhosa da filha. “Ela foi muito corajosa e já estava na expectativa de ser vacinada desde quando eu tomei a primeira dose e ela foi comigo, que também fiz plaquinha. Agora, ela já está protegida para voltar às atividades”, declarou.

Também acompanharam a vacinação os integrantes do grupo ‘Sorria’, que realizam trabalhos voluntários em hospitais da Capital. Na ocasião, as crianças ainda ganharam um certificado de coragem ao receberem a dose da vacina.  “Realizamos trabalhos voluntários em hospitais levando alegria para as crianças. Por conta da pandemia a gente deu uma moderada, mas já voltamos com os trabalhos. Também realizamos visitas em creches e escolas”, disse Rosinha Soares, a palhacinha Aipim.

Leia mais:  Construção da Orla do Porto II avança com a concretagem do calçadão e instalação da iluminação de LED

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana