conecte-se conosco


CUIABÁ

Prefeito de Cuiabá lamenta primeiro óbito causado por Influenza H3N2 na capital

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá – SMS, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou o primeiro óbito de paciente residente em Cuiabá por Influenza A H3N2. A vítima trata-se de uma mulher,  de 68 anos,  que estava internada em hospital privado, que notificou a Vigilância Epidemiológica no dia 20/12/2021 de que a paciente tinha Síndrome Respiratória Aguda Grave. O óbito ocorreu em 30/12/2021, mas a confirmação de que se tratava do vírus H3N2 aconteceu em 04/01/2022, após o recebimento do laudo do exame e confirmação do Laboratório Central do Estado.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro,  lamentou imensamente a morte da paciente. “Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte desta moradora de Cuiabá pelo vírus da Influenza H3N2. Ainda estamos em pandemia, o coronavírus ainda está circulando e agora temos mais esta ameaça, que é o vírus da Influenza. Infelizmente continuamos vivendo tempos difíceis e não podemos nos descuidar, porque agora a ameaça é dupla. Estamos trabalhando incessantemente para oferecermos atendimento e tratamento dignos para a nossa população, mas novamente eu rogo à população que se cuide. Sistema de saúde em nenhum lugar do mundo consegue dar conta de toda a população ao mesmo tempo e Cuiabá não é diferente. Estamos trabalhando muito para melhorar, mas precisamos que a população também nos ajude, tomando os cuidados necessários”, disse Pinheiro.

A gerente da Vigilância Epidemiológica, Flavia Guimarães ressalta que “é importante reforçar que a Síndrome Gripal é transmitida pelas vias respiratórias, da mesma forma que a Covid-19. Precisamos manter todos os cuidados de prevenção, como lavagem das mãos, distanciamento social, uso de álcool 70%, uso de máscara, manter-se afastado de pessoas que apresentem sintomas, evitar aglomerações, para que não haja o contágio. Também é essencial ressaltar a necessidade da vacinação, tanto para a Covid-19, quanto para a Influenza. No caso destas doenças que são imunopreveníveis, como as Influenzas e a Covid, quando a pessoa toma a vacina, diminui a possibilidade de ter uma evolução na doença com gravidade e de ter óbito. O importante é termos todos estes cuidados e aqueles que apresentarem sintomas devem buscar uma unidade de saúde para fazer avaliação e o acompanhamento dos profissionais de saúde”, alerta.

Leia mais:  CMEI Serginho, a mais nova unidade da rede pública municipal, abrirá matrícula para 155 vagas disponíveis

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Confira como será a vacinação neste sábado, dia 29

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A campanha Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar vai funcionar neste sábado (29) no polo da UNIC Beira Rio das 8h às 16h30, sem intervalo para almoço. Importante ressaltar que a UNIC passou a ser polo exclusivo para vacinar crianças.

Os adultos poderão se vacinar no polo da UFMT, que também estará aberto neste sábado das 8h às 16h30.

Público da vacinação

A campanha de imunização está vacinando pessoas com a segunda dose e com a dose de reforço. Todas as pessoas que tenham tomado a segunda dose de qualquer vacina contra o coronavírus há 4 meses (120 dias) devem comparecer aos locais de vacinação para receber a dose de reforço. Pessoas acima de 12 anos que ainda não tomaram nenhuma dose, devem fazer o cadastro no site Vacina Cuiabá e comparecer a qualquer polo (com exceção da UNIC) e se vacinar o quanto antes. Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou que vivam com pessoas imunossuprimidas e crianças de 8 a 11 anos sem comorbidades também já podem se vacinar.

Comentários Facebook
Leia mais:  Confira como será a vacinação neste sábado, dia 29
Continue lendo

CUIABÁ

Sugestão de Pauta: Nova ponte de concreto é inaugurada pelo prefeito Emanuel Pinheiro na comunidade Batec

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Dando continuidade ao planejamento de substituição das pontes de madeiras existentes na zona rural de Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro entrega neste sábado (29), às 9h, a nova ponte de concreto no loteamento Batec. Situada no Distrito do Coxipó do Ouro, a comunidade é formada por aproximadamente 390 famílias que serão beneficiadas diretamente. 

Para execução da obra esperada há mais de 35 anos pelos moradores da região, a Prefeitura de Cuiabá investiu cerca de R$ 1,2 milhões. A ponte de concreto irá substituir uma estrutura de madeira que, principalmente durante o período chuvoso, não assegurava as condições necessárias de uso aos condutores e pedestres.

A construção da nova estrutura faz parte do planejamento elaborado pela gestão Emanuel Pinheiro, que tem como meta substitui 80% das pontes de madeiras por edificações de concreto. Além desta no Batec, outras cinco pontes de concreto estão previstas para ser entregues em diferentes comunidades da zona rural, em 2022. 

SERVIÇO

Assunto: Entrega de ponte de concreto 

Local: Loteamento Batec, no Distrito do Coxipó do Ouro 

Horário: 9h

Data: 29 de janeiro, sábado 

Comentários Facebook
Leia mais:  UBS Praieiro encerra expediente às 15h30 nesta sexta-feira (28) para desinfecção
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana