conecte-se conosco


MATO GROSSO

Pesquisa da Empaer desenvolve variedade de banana voltada à agricultura familiar

Publicado


Um trabalho de pesquisa relacionado à variedade de banana nanica e da terra está sendo desenvolvido por técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e servidores da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde.

O objetivo é identificar potenciais genótipos da cultura da banana e suas características agronômicas e comerciais que possam ser recomendadas aos agricultores familiares. A parceria começou há um ano e três meses com o plantio da variedade nanica Grande Naiane Willians e três genótipos 79, 80 e 88 de bananas da terra.

A pesquisa é uma extensão do programa de melhoramento genético de bananas executado pelo Centro de Pesquisa de Cáceres. Toda produção está sendo desenvolvida no Jardim Clonal, no Horto Municipal, de Lucas do Rio Verde em uma área de meio hectare com 480 pés.  

A técnica da Empaer, Juliana de Avelar de Carvalho, ressalta que no momento acontece a primeira colheita, a fase é denominada de avaliação de produtividade e, em seguida, a replicação e, por fim, futuramente – conforme toda análise do estudo e aptidão da cultura – é realizada a distribuição das mudas aos produtores. “Estamos empenhados e acreditando que a banana tem um grande potencial de produção e renda para o agricultor da região”.

Segundo Juliana, nas primeiras análises, os resultados foram animadores. Ela cita a média de 10 a 12 pencas por cacho, sendo cada penca com uma média de 20 frutos. ‘’É animador ver essa produção, mas o estudo ainda está em andamento. Essa primeira colheita está sendo encaminhada para uma câmara climatizada e ficará por sete dias. Essa avaliação de aclimatação é importante para saber como a cultura irá se comportar e será mais um dado para a pesquisa”.

Leia mais:  Técnica de crochê auxilia na socioeducação de adolescentes do Case Sinop

O supervisor da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Reckziegel, destacou a importância da parceria com a Empaer na finalidade de apoiar o processo de desenvolvimento da bananicultura de subsistência e comercial, com ações de pesquisa para selecionar cultivares mais produtivas e resistentes às principais doenças fúngicas.

“A Empaer sempre foi parceira. Acreditamos que o cultivo e a produção da banana estão entre os principais segmentos agrícolas da nossa economia, fazendo parte de um agronegócio eficiente na agricultura familiar. Por isso, a iniciativa vai dar certo e vamos poder oferecer mais uma opção de renda e subsistência para os nossos produtores”.

Jardim Clonal, no Horto Florestal de Lucas do Rio Verde –  Foto: Empaer

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Dez motoristas são presos por embriaguez ao volante em Cuiabá

Publicado


Dez motoristas foram presos após serem flagrados por embriaguez ao volante durante a Operação Lei Seca, realizada na madrugada deste domingo (16.01), na Avenida Archimedes Pereira Lima, no bairro Santa Cruz, em Cuiabá. Um motorista foi preso por posse de entorpecentes. 

Durante a ação, foram realizados 90 testes de alcoolemia. Destes, 12 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, sendo autuados pela prática, mas outros quatro se recusaram a fazer o teste. Os agentes da segurança pública identificaram ainda outros seis motoristas que não possuíam Carteira Nacional de Habilitação (CNH); e 12 conduziam veículo sem registro ou não licenciado.

Nesta operação, foram registrados 40 Autos de Infração de Trânsito (AITs); outros cinco motoristas assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), sendo quatro por não serem habilitados e um por conduzir veículo gerando perigo de dano.

Ao todo, 90 veículos foram fiscalizados, dentre eles, 26 foram removidos, dos quais 19 carros e sete motocicletas e outros 29 autuados. Os agentes recolheram 12 documentos, sendo 11 CNHs e um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs).

A operação Lei Seca é uma ação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletram), policiais penais do Setor de Operações Especiais (SOE), Departamento de Trânsito (Detran-MT) e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Fundação Nova Chance assina termo que oportuniza trabalho a reeducandos de Tangará da Serra
Continue lendo

MATO GROSSO

Homem é preso com 67 kg de pasta base de cocaína em Cáceres

Publicado


Policiais da Força Tática do 6º Comando Regional  prenderam um homem com 67 quilos de pasta base de cocaína, na tarde de sábado (15), em Cáceres. A droga  foi localizada com o apoio de cães farejadores do Grupo Especial de Fronteira (Gefron). 

A equipe da Polícia Militar realizava patrulhamento pela Rua das Magnólias, no bairro Betel, quando avistou um carro em alta velocidade. O motorista do veículo foi abordado, com ele a PM localizou R$ 2,6 mil em dinheiro; o suspeitou contou que já havia sido preso pelo crime de tráfico de entorpecentes e que estava retornando para a cidade de Jangada onde reside e trabalha. 

Ainda na abordagem, o suspeito entrou em contradição ao explicar o motivo de estar na cidade de Cáceres, mas acabou alegando que estava pescando com a família há dois dias no município.  

Os policiais constatam que o carro do suspeito apresentava sinais de que algumas peças haviam sido trocadas, como parafusos e suportes traseiros.O homem apresentou nervosismo e a equipe da Força Tática conduziu o suspeito e o veículo até o Canifron para ser submetido à checagem minuciosa. 

Com o auxílio de três cães farejadores do Gefron, os policiais localizaram 65 tabletes de pasta base de cocaína debaixo do banco traseiro e do tapete do carro do suspeito. A ação resultou na apreensão de 67 quilos de entorpecentes. O homem recebeu voz de prisão por tráfico de drogas e foi conduzido para Delegacia de Fronteira (Defron). 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Policiais penais interceptam entrada de drone, celulares e droga na Penitenciária Central
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana