conecte-se conosco


CUIABÁ

Ouvidoria Geral do Município atinge a marca de 95% das demandas respondidas em 2021

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

Considerada uma das principais ferramentas de comunicação entre o Executivo Municipal e a população quando o assunto é: dúvidas, elogios, reclamações, sugestões e denúncias no âmbito da administração pública, a Ouvidoria Geral do Município (OGM) tem cumprindo com excelência seu papel, alcançado índices satisfatórios com a  margem de 95% das demandas respondidas nos últimos meses de 2021, novembro e dezembro, respectivamente. 

A Pasta recebe uma média de 180 mensagens por dia em seus principais canais de comunicação, e-mail e WhatsApp. Em seguida, são analisadas de maneira individual pelos atendentes e repassadas às ouvidorias setoriais, em anexo às secretarias municipais, responsáveis pelo fornecimento das respostas. O prazo para retorno estipulado por lei é de 20 dias, no entanto, o mesmo pode ser prorrogado por mais 10. 

Após o registro da manifestação, um protocolo é gerado, possibilitando que o cidadão acompanhe sua dúvida pela internet, dispensando a necessidade de comparecimento presencial. 

O ouvidor-geral, Heitor Reyes afirma que a ouvidoria é o canal mais ágil do Executivo para solução das demandas, oferecendo um atendimento diferenciado e contundente na busca de soluções. A particularidade que já está sendo colocada em prática este ano é a inclusão da pesquisa de satisfação nos canais de comunicação, oportunizando  que os munícipes avaliem os serviços prestados, contribuindo para a otimização de políticas públicas. 

“Algumas são mais difíceis, então a Prefeitura de Cuiabá não consegue resolver em curto prazo de tempo. Já lançamos neste mês a nossa pesquisa de satisfação online. Antigamente escolhemos 10% das pessoas e retornavam perguntando. Hoje conseguimos tanto pelo e-mail, quanto whatsapp falar com o município foi atendido. Destaco que somos os mediadores legais do Poder Público e os casos em que há demora, geralmente são aqueles que fogem da nossa alçada”, elencou. 

Leia mais:  Sugestão de pauta: Estudantes de seis escolas participam da 7ª Edição da Semana da Transparência

A OGM suspendeu os atendimentos presenciais ao público em todas as suas unidades após servidores serem acometidos pela Covid-19 e Influenza. A portaria nº 01/2022 foi publicada na Gazeta Municipal desta quinta-feira (20). Os serviços continuam sendo concedidos de forma ininterrupta, porém de forma remota. 

Confira:

Telefone: 0800 645 01 56

 WhatsApp: (65) 9.9263-9779

E-mail: [email protected]

Site:http://transparencia.cuiaba.mt.gov.br/portaltransparencia/transparencia/#/ouvidoria/registremanifestacao

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

“Sensação de vitória por receber esse benefício”, conta técnica sobre redução da jornada de trabalho dos servidores que tenham dependentes com alguma deficiência

Publicado

Pautado pela humanização e valorização dos servidores municipais da Prefeitura de Cuiabá, a gestão Emanuel Pinheiro, mais uma vez, se destaca servindo como referência ao cenário nacional, assegurando a redução especial de 50% (cinquenta por cento) da jornada de trabalho, sem a redução do seu salário, à servidora ou servidor responsável legal por uma pessoa com deficiência.

“Entendemos que os cuidados especiais são fundamentais e exigem de pais ou responsáveis uma assistência quase integral, seja para a habilitação ou reabilitação ou atendimento das necessidades básicas diárias. Cuiabá serve de modelo sendo a primeira do Estado a adotar a medida, isso é humanização”, destaca o prefeito.

O Decreto 9.083/2022, que aprova a Instrução Normativa 032/2022 e dispõe sobre as normas e procedimentos a serem adotados para solicitação de redução especial da jornada de trabalho foi assinado no início deste mês e vários servidores da Prefeitura de Cuiabá já conquistaram o direito.

A normativa atende a Lei Federal 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), podendo ser o cônjuge, pai, mãe ou responsável legal pela pessoa com deficiência. A redução de carga horária é concedida pelo período de dois anos, passível de renovações por igual período, após reavaliação da equipe multiprofissional e interdisciplinar.

Uma das servidoras que celebra a conquista é a técnica de desenvolvimento infantil, Jeoselaine de Carvalho, esposa do Edelson Magno, que possui ataxia cerebelar e atualmente se encontra internado em home care.

Emocionada, Jeoselaine conta que agora poderá dedicar seus cuidados ao esposo e agradece a gestão pelo olhar sensível às necessidades dos servidores. “Quando vi a publicação no Diário Oficial sobre a redução da carga horária, eu tive a mesma sensação de quando fui aprovada no concurso público, uma sensação de vitória por receber esse benefício que eu estava esperando tanto, devido a situação em que hoje eu e minha família nos encontramos. Foi um presente de Deus, porque eu realmente precisava muito de um tempo para ficar com meu esposo. Essa é a valorização e empatia, porque só quem está em uma situação como essa sabe o quanto é difícil e doloroso, então agradeço a Deus pela gestão ter tomado essa decisão, porque é algo que muito necessário”, agradeceu a servidora.

Leia mais:  Ponte da comunidade São Gerônimo será entregue em junho pela Prefeitura de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Sugestão de pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro lança construção do Hospital Veterinário Municipal

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro, realiza na quinta-feira (26), às 14h30, o lançamento da obra do Hospital Veterinário Municipal,  na Estrada Palmiro Paes de Barros. Uma iniciativa pioneira no país, idealizada pela Prefeitura de Cuiabá, em conjunto com Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), transformando-se a capital na única a implantar uma unidade de saúde exclusiva para os tratamentos e cuidados médicos em prol dos animais. 

“Vamos realizar um sonho meu e da primeira-dama,  Márcia Pinheiro, e de muitos outros cuiabanos, apaixonados pela causa animal. Vai ser um grande lançamento, uma obra tão aguardada, o primeiro hospital público veterinário do Estado, o HVM. A população está convidada para prestigiar esse grande dia conosco”, frisou o gestor. 

Serviço:

Assunto: Lançamento obra Hospital Municipal Veterinário

Horário: 14h30

Data: Quinta-feira (25)

*Horário da pauta atualizado para às 14h30

Local: Estrada Palmiro Paes de Barros, em frente ao Cemitério Parque Bom Jesus – Cuiabá/MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Limpurb realiza plantio de 400 árvores nativas em nova via da cidade
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana