conecte-se conosco


DIAMANTINO

Ômicron restringe festas e eventos em Diamantino, prefeitura determina toque de recolher

Publicado


O surgimento da mutação Ômicron, do vírus SarS-Cov-2, causador da Covid-19, fez com que o Governo Municipal de Diamantino, editasse um novo decreto de lei com restrições, cancelando a realização de shows e eventos artísticos, além de determinar toque de recolher entre às 01 e 05 horas pelo período de 10 dias para evitar a aglomeração de pessoas. O Decreto 014/2022 foi publicado na edição desta quinta-feira (13.01) no Diário Oficial da AMM/MT.

Reunidos por força do expressivo aumento dos casos de covid-19, e da alta transmissibilidade do vírus Influenza H3N2, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, composto pelo Ministério Público Estadual – MPE, Associação Comercial de Diamantino – ACID, Igrejas Católica e Evangélica e Secretaria de Saúde, decidiram pela adoção da restrição de circulação de pessoas, impondo toque de recolher à população entre às 01 e 05 horas da manhã, exceto para o desenvolvimento de atividades essenciais e estabelece a restrição de shows com música ao vivo, festas com som automotivo e outros eventos que reúnam aglomerações de pessoas pelo período de 10 dias, contados a partir da publicação do documento.

Os bares e restaurantes, poderão permanecer em funcionamento, porém devem adotar o distanciamento de ao menos 2 metros entre as mesas e proporcionar aos clientes e funcionários, meios de higienização das mãos e manter a exigência do uso de máscaras faciais de proteção, bem como disponibilizar álcool na solução 70%.

“As nossas unidades de saúde tiveram um acréscimo muito grande na quantidade de pacientes com sintomas gripais, muitos deles resultando em testes positivos para a covid-19, os boletins diários estão aí para a conferência, somente na última semana tivemos dois óbitos, não podemos ficar inertes a esta situação”, disse a secretária municipal de saúde de Diamantino, Marinêze Meira.

No último boletim diário sobre casos de internações e de pacientes infectados acometidos pelo novo coronavírus em Diamantino, relatam a confirmação de 2.989 pessoas desde o início da pandemia, tendo atualmente 76 pessoas com o vírus ativo, outras 25 sob suspeita, 101 pessoas em isolamento domiciliar e 3 pessoas internadas, sendo um paciente em Unidade de Terapia Intensiva – UTI e outras duas em leitos de enfermaria nos municípios de Cuiabá e Sinop, respectivamente. Na última semana, foi relatado também, 2 óbitos de pacientes pela covid-19, aumentando para 64 às vítimas da doença no município.

DECRETO Nº 14 DE 13 DE JANEIRO DE 2022.
DECRETO Nº 14 DE 13 DE JANEIRO DE 2022.
Estabelece medidas visando o combate a variante denominada B.1.1.529 (variante
Ômicron); Define o toque de recolher; e da outras providencias.
O PREFEITO MUNICIPAL DE DIAMANTINO, ESTADO DE MATO GROSSO, Dr.
MANOEL LOUREIRO NETO, no uso das atribuições que lhe confere a Lei Orgânica
e;
CONSIDERANDO o disposto no Decreto Estadual n° 1134 de 1° de outubro, que
estabelece as medidas não farmacológicas a serem adotadas pelos Municípios, de
medidas restritivas para prevenir disseminação da COVID-19;
CONSIDERANDO o presente quadro de enfrentamento da pandemia do COVID-19 no
Município de Diamantino/MT;
CONSIDERANDO O DECRETO FEDERAL N° 10.282, de 20 de março de 2020, que
“Regulamenta a Lei 13.979, de 6 de fevereiro de 2020 e a Lei Municipal, para definir
serviços públicos e atividades essenciais”, no qual apresenta rol de quais são as
atividades consideradas essenciais, no âmbito das pessoas jurídicas de direito público
interno, federal, estadual, distrital e municipal, e referente aos entes privados e às
pessoas naturais;
CONSIDERANDO a descoberta da variante denominada B.1.1.529 ou variante
ÔMICRON e suas características fez com que a Organização Mundial da Saúde
imediatamente classificasse a nova variante como uma nova VARIANTE DE
PREOCUPAÇÃO.
DECRETA:
Art. 1° Estabelece o Toque de Recolher, ficando proibida a circulação a partir das 01
hora às 05horas, exceto para acesso as atividades essenciais.
Parágrafo único. Às restrições não se aplicam ao acesso às atividades essenciais.
Art. 2° Estabelece que os bares e restaurantes deverão manter o distanciamento de pelo
menos 2,0(dois) metros entre as mesas, devendo todas as regras sanitárias de contenção
da disseminação do Vírus COVID-19 ser mantidas.
Art. 3° Restringe a realização de shows com música ao vivo, festas com som
automotivos, e outros eventos da mesma natureza que cause aglomeração.
Art. 4° O presente Decreto tem validade de 10 dias, podendo ser prorrogado.
Art. 5°O presente Decreto entra em vigor na data de sua publicação, tendo a revogando
as disposições em contrário.
Diamantino/MT, 13 de Janeiro de 2022.
MANOEL LOUREIRO NETO
Prefeito Municipal

Leia mais:  Prefeitura altera diretrizes para atendimentos Covid-19 em Diamantino

Comentários Facebook
publicidade

DIAMANTINO

Prefeitura altera diretrizes para atendimentos Covid-19 em Diamantino

Publicado


O Governo de Diamantino, por ação da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, alterou o fluxograma de atendimentos nas unidades de saúde à pacientes com sintomas gripais, ou sob suspeita de infecção pelo novo coronavírus. As novas diretrizes foram definidas para que sejam evitadas as filas e superlotação no sistema municipal de saúde, em resposta aos surtos das novas variantes, Ômicron e Beta do novo coronavírus e da variante H3N2, do vírus Influenza A que circulam em todo o município. As medidas passam a ter efeito a partir da próxima segunda-feira (24.01).

A principal alteração proposta pelo governo é o funcionamento do Centro de Triagem Covid-19 – CTC, que passa a receber pacientes para atendimentos a partir das 07:30 até às 18:30 horas, todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, além disto todas as unidades de saúde da família – ESF´s e PSF´s, localizadas na zona urbana, vão receber pacientes acometidos por síndromes respiratórias durante o período da tarde, de segudas às sextas-feiras.

Para os pacientes, moradores do bairro Novo Diamantino e adjascências, com a notificação de pedido médico para realização do teste covid-19, serão encaminhados ao Laboratório Municipal de Diamantino, tendo os horários de coleta no período da manhã entre às 09:00 e 11:00 horas e durante a tarde entre às 13:30 e 15:30 horas.

Quando devo realizar a testagem de antígeno para covid-19?

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, para que surtam efeitos e sejam excluídos os testes “falsos positivos”, recomenda-se ao paciente que realizem o teste rápido, onde a coleta é realizada por swab-nasal, entre o 3º e o 7º dia do surgimento dos primeiros sintomas, ou os testes de anticorpos (IGM/IGG) a partir do 10º dia, conforme critério médico.

Pacientes que apresentem sintomas de infecção respiratória, que estejam nos grupos de risco para evolução do quadro clínico grave da doença e pacientes hospitalizados por qualquer outro motivo, também devem ser submetidos a testagem.

Quando não é recomentada a realização dos testes de antígeno?

 Em razão da rápida transmissão comunitária das novas variantes da covid-19 e da H3N2, o sistema de saúde em todo o Brasil passa pela defasagem e excassez de oferta dos kit para realização dos testes de antígeno, neste sentido, desaconselhamos a procura pela testagem de pessoas assintomáticas, incluindo pessoas de seu convívio, ou aquelas que desejam sair do isolamento ou como passaporte para frequentar locais públicos, como shows e eventos.

Vacinação Covid-19

O Governo de Diamantino, já imunizou 99% da sua população adulta com ao menos uma dose do antígeno para a SarS-Cov-2, vírus causador da covid-19, sendo o número de doses aplicadas na população, maior do que o número de habitantes, o que coloca município, entre os três que mais vacinaram em todo o Estado de Mato Grosso.

Ao todo, foram aplicadas 23.016 doses dos imunizantes enviados pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, sendo 14.987 primeiras doses e outras 8.029 inoculações entre segundas doses e doses únicas.

Vacinação de crianças entre 05 e 11 anos

 Seguindo o cronograma do Plano Nacional de Vacinação – PNI, nesta sexta-feira (21.01) terá início nos posto de saúde e unidades de saúde da família, a imunização contra a covid-19 de crianças com idade entre 05 e 11 anos, que deverá obedecer os seguintes critérios:

  • Crianças com deficiência física permanente
  • Crianças com comorbidades
  • Indígenas e Quilombolas
  • Crianças que tenham convívio com pessoas com alto risco para evolução clinica grave da doença
  • Crianças sem comorbidades com idade entre 10 e 11 anos.

Horários de atendimentos: Entre às 07:30 e 11:00 horas e das 13:30 e 15:30 horas.

Vacinação de adoslescentes a partir de 12 anos e adultos

Todas às sextas-feiras as unidades de saúde da família receberão pacientes para a imunização de 1ª dose dos adolescentes com idade a partir de 12 anos (acompanhados pelo responsável) e 2ª dose, conforme agendamento no cartão de vacina.

Dose de Reforço, será aplicada entre às segundas e quintas-feiras, nos dois periodos de funcionamento das unidades de saúde, em pessoas com idade a partir de 18 anos, respeitando o período de 4 meses após a imunização da 2ª dose.

Leia mais:  Prefeitura altera diretrizes para atendimentos Covid-19 em Diamantino

Comentários Facebook
Continue lendo

DIAMANTINO

NOTA DE ESCLARECIMENTO – Prefeitura Municipal de Diamantino

Publicado


Primando pela transparência e lisura nos atos públicos, a Prefeitura Municipal de Diamantino – MT, vem a público manifestar-se acerca das denúncias realizadas na tarde desta quinta-feira (13.01) e veiculadas em mídia estadual, bem como nas redes sociais, sobre a utilização de ferramental e maquinário do município por servidores, onde supostamente estariam realizando serviços em área de proteção ambiental.

Considerando que é dever da Prefeitura defender e preservar o meio-ambiente e assegurar condições de bem-estar público, bem como promover a educação ambiental, informamos que os servidores envolvidos na suposta transgressão, foram identificados e os fatos serão apurados criteriosamente a fim de levar ao conhecimento dos municipes a verdade dos fatos, tomando as medidas cabíveis sobre a questão.

Salientamos, que o secretário titular da pasta da agricultura e meio ambiente, Edson da Silva, na tarde desta sexta-feira (14.01), de livre e espontânea vontade, pediu o afastamento temporário do cargo, prontificando-se a colaborar com as apurações em questão.

Por fim, informamos a toda população que estará a Prefeitura de Diamantino, tomando todas as medidas admnistrativas, junto aos órgãos competentes, nos colocando a disposição através de nossos canais de comunicação para eventuais questionamentos.

Atenciosamente,

Assessoria de comunicação e Cerimonial.
Prefeitura Municipal de Diamantino – Mato Grosso.
+ 55 (65) 3336-6400 – [email protected]

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura altera diretrizes para atendimentos Covid-19 em Diamantino
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana