conecte-se conosco


CUIABÁ

Mesmo com a pandemia do coronavírus, Cuiabá atingiu um crescimento nominal dos principais tributos de aproximadamente 30% em relação a 2020

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

“A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Fazenda mantém o controle dos gastos com manutenção e investimentos. A gestão Emanuel Pinheiro mantém como premissa desde o primeiro mandato assumido em 2017, o controle dos recursos, mesmo com os empréstimos contratados, no sentido de não prejudicar o andamento normal do município”. A afirmação foi feita pelo secretário municipal de Fazenda, Antônio Roberto Possas de Carvalho. 

Um dado interessante, pontuou Possas, é a redução da capacidade de endividamento no município. O que em 2017 era de 36%, agora em 2021, baixou para 31%, levando em consideração os empréstimos já contratados com o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e outros que serão contratados brevemente. “Apesar de todo investimento com financiamentos, a nossa receita cresceu e automaticamente a proporção do endividamento com a capacidade de pagamento diminuiu mais ainda. Ou seja temos uma folga de em torno de 69% se o município quiser contratar”, assegurou Possas de Carvalho.

Em relação a previsão de receita para o próximo exercício, que é de R$ 4.232.000,00 (quatro bilhões e trinta e dois milhões de reais) dividida entre corrente de capital, reserva de capital e despesa. “Esse bolo compõe as receitas próprias do município, de transferência, de convênios e de financiamentos”, pontuou.

Em relação a 2020 vamos ter um crescimento nominal dos tributos municipais (ISSQN, IPTU, ITBI e Taxas) de aproximadamente 30%, se comparado com 2019 (pré-crise). O crescimento é na ordem de 20% e com a meta orçamentária desses tributos municipais alcançada em um ano de inúmeros desafios, tanto do lado da receita quanto da despesa. “Podemos observar a receita própria tributária que recuperou o seu nível pré-crise em um esforço conjunto e humanizado para fazer frente às demandas crescentes por recursos públicos em tempos de crise sanitária e econômica. Esse montante se deve a contribuição dos munícipes. A pandemia é um problema que continua existindo, mas, que teve um impacto financeiro menor no município. Além também, da ajuda financeira do Governo federal”, assegurou Possas de Carvalho,

Leia mais:  Secretaria de Planejamento se reúne com Prefeitura de Sapezal para apresentar Agenda Cuiabá 2030

“Conseguimos diminuir o endividamento, manter as contas em ordem e um bom fechamento do exercício em 2020”, exemplificou.  “A preocupação do prefeito Emanuel Pinheiro em relação ao ajuste fiscal, começou em 2018, sendo que em 2019 criou o Comitê de Ajuste Fiscal. É ele quem monitora as receitas recebidas e as despesas a serem efetuadas, ou seja, previne os gastos superiores que a receita suporta. Todas essas informações podem ser acompanhadas pelos município através do Portal Transparência- http://transparencia.cuiaba.mt.gov.br/portaltransparencia/transparencia/#/home.  Nesse local constam os dados fiscais da Prefeitura de Cuiabá”, concluiu o secretário de Fazenda de Cuiabá.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro anuncia que cadastro de vacinação para crianças de 5 a 11 anos começa na segunda-feira (17)

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou neste sábado (15) a abertura do pré-cadastro para a vacinação contra o coronavírus das crianças de 5 a 11 anos no site Vacina Cuiabá. As pessoas que tiverem filhos nesta faixa etária deverão entrar no site www.vacina.cuiaba.mt.gov.br , escolher o grupo no qual a criança se encaixa e preencher os dados com atenção.

“É uma felicidade poder anunciar que estamos muito perto de começarmos a vacinação das nossas crianças que têm entre 5 e 11 anos. Continuamos nesta batalha árdua contra o coronavírus e finalmente essas faixas etárias poderão ser contempladas com a vacina da Pfizer, em uma nova formulação, produzida e testada especificamente para crianças destas idades. A vacinação tem comprovado que é eficaz, pois está cumprindo o seu papel de evitar que os casos de Covid-19 se agravem e agora as crianças terão esta oportunidade de se proteger contra essa terrível doença. Rogo aos pais e responsáveis que realizem o cadastro, pois em breve anunciaremos a dinâmica da vacinação”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Ele adiantou ainda que, por determinação do Ministério da Saúde, a vacinação das crianças não poderá ocorrer no mesmo local da vacinação de adultos, por isso será montada uma nova estratégia. “Neste primeiro momento a previsão é que tenhamos 5 locais de vacinação de crianças, sendo um na regional Leste, um na Oeste, um na Norte e dois na Sul, porque é a maior regional. Dependendo do andamento da vacinação e, principalmente da quantidade de doses que recebermos, poderemos ampliar a imunização de crianças para mais locais”, explicou o prefeito.

A estimativa do público-alvo desta etapa da vacinação é de 66.314 crianças, sendo 45.742 na faixa dos 5 a 9 anos e 20.572 na faixa de 10 e 11 anos. Na divisão por gênero, são 34.000 meninos e 32.314 meninas, de 5 a 11 anos. “Nossas equipes estão sendo capacitadas para a imunização das crianças, pois é diferente da vacinação dos adultos e os locais que vão receber este público já estão sendo preparados. Assim que estivermos de posse da vacina e soubermos o quantitativo destinado a Cuiabá, faremos o anúncio de quando começará a vacinação”, finalizou o prefeito.

Leia mais:  Pinheiro anuncia entrega de obra de pavimentação em mais quatro bairros; 60 km de novas vias foram entregues só em 2021

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeito parabeniza dona Eulália pelos seus 88 anos

Publicado


Reprodução/ Instagram

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro parabeniza um dos grandes nomes da gastronomia cuiabana, Eulália da Silva Soares, conhecida popularmente como dona Eulália, que completou 88 anos na última quinta-feira (13).

“Quero parabenizar um dos ícones da cuiabania, a dona Eulália, pelos seus 88 anos de vida, destes que há mais de 60 anos compartilha com a população cuiabana suas delicias. Que o senhor bom Deus abençoe a senhora e em nome povo cuiabano, desejo um feliz aniversário”, disse o prefeito. 

Desde 1956, dona Eulália recebe os clientes, com bolo de arroz, bolo de queijo e um bom café em seu estabelecimento bairro Lixeira. 

Ela ainda compartilha um pouco de sua história e das homenagens recebidas no Centro Cultural Dona Eulália. 

 
 

Comentários Facebook
Leia mais:  Confira como será a vacinação neste sábado, dia 15
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana