conecte-se conosco


MATO GROSSO

Mato Grosso registra abertura de mais de 75 mil empresas em 2021

Publicado


A Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) registrou a abertura de 75.058 novas empresas de janeiro a dezembro de 2021. Conforme o levantamento feito pela estatal, o crescimento foi de 20,08% em comparação ao mesmo período de 2020 quando foram constituídos 62.506 empreendimentos no Estado.

Do total contabilizado, o maior volume de criação de novas empresas ocorreu no setor de Serviços que fechou o ano com 46.773 registros, enquanto que em 2020, chegaram a 38.673. Um acréscimo de 20,94%. O Comércio aparece na segunda colocação quanto a inscrições de novos CNPJs com 22.214 em 2021, contra 18.719 no ano anterior. Incremento de 18,67%. A Indústria teve saldo de 6.071 novos empreendimentos em 2021 e 5.114 em 2020. Uma evolução de 18,71%.

Expansão que, segundo o presidente da Jucemat, Manoel Lourenço de Amorim, reflete as inovações que vem sendo implementadas para facilitar a vida do empreendedor.

“Estamos trabalhando para simplificar o processo de instauração de empresas por meio de soluções tecnológicas. De modo que o cidadão possa realizar a constituição de sua empresa de forma célere, prática e segura de onde estiver, sem a necessidade de percorrer diversos órgãos para formalizar seu negócio. E essas ações já vem dando resultado, tanto que o crescimento de registros de novas empresas é bastante expressivo”, explica Amorim.

Balcão Único

A Jucemat, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), inicia neste ano a operação da plataforma digital ‘Balcão Único’. O sistema permitirá que qualquer cidadão possa abrir uma empresa de forma simples, automática, em poucos minutos e sem custos.

Primeiramente, o Balcão Único será voltado para empresas de baixo risco, independente do porte, pequena, média ou grande. Em específico para Empresário Individual (EI), Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), Sociedade Limitada com apenas um sócio e sem necessidade de capital mínimo e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli).

Leia mais:  PM liberta reféns e prende quadrilha por roubo a loja de eletrodoméstico no CPA

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, as melhorias oferecidas a quem pretende oficializar um negócio no Estado tem impulsionado essa evolução.

“O Governo do Estado tem atuado de forma sistemática para fomentar a economia local e gerar empregos. Para isso foram ofertadas novas ferramentas que possibilitam esse crescimento empresarial. E os mato-grossenses tem acreditado nessa parceria e investido em novos empreendimentos. Os números estão aí para comprovar”, ressalta Miranda.

Atualmente Mato Grosso possui 420.577 empresas ativas, sendo 233.894 delas voltadas ao setor de Serviços, 148.869 no Comércio e 37.663 na Indústria.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Dez motoristas são presos por embriaguez ao volante em Cuiabá

Publicado


Dez motoristas foram presos após serem flagrados por embriaguez ao volante durante a Operação Lei Seca, realizada na madrugada deste domingo (16.01), na Avenida Archimedes Pereira Lima, no bairro Santa Cruz, em Cuiabá. Um motorista foi preso por posse de entorpecentes. 

Durante a ação, foram realizados 90 testes de alcoolemia. Destes, 12 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, sendo autuados pela prática, mas outros quatro se recusaram a fazer o teste. Os agentes da segurança pública identificaram ainda outros seis motoristas que não possuíam Carteira Nacional de Habilitação (CNH); e 12 conduziam veículo sem registro ou não licenciado.

Nesta operação, foram registrados 40 Autos de Infração de Trânsito (AITs); outros cinco motoristas assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), sendo quatro por não serem habilitados e um por conduzir veículo gerando perigo de dano.

Ao todo, 90 veículos foram fiscalizados, dentre eles, 26 foram removidos, dos quais 19 carros e sete motocicletas e outros 29 autuados. Os agentes recolheram 12 documentos, sendo 11 CNHs e um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs).

A operação Lei Seca é uma ação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletram), policiais penais do Setor de Operações Especiais (SOE), Departamento de Trânsito (Detran-MT) e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Policiais penais interceptam entrada de drone, celulares e droga na Penitenciária Central
Continue lendo

MATO GROSSO

Homem é preso com 67 kg de pasta base de cocaína em Cáceres

Publicado


Policiais da Força Tática do 6º Comando Regional  prenderam um homem com 67 quilos de pasta base de cocaína, na tarde de sábado (15), em Cáceres. A droga  foi localizada com o apoio de cães farejadores do Grupo Especial de Fronteira (Gefron). 

A equipe da Polícia Militar realizava patrulhamento pela Rua das Magnólias, no bairro Betel, quando avistou um carro em alta velocidade. O motorista do veículo foi abordado, com ele a PM localizou R$ 2,6 mil em dinheiro; o suspeitou contou que já havia sido preso pelo crime de tráfico de entorpecentes e que estava retornando para a cidade de Jangada onde reside e trabalha. 

Ainda na abordagem, o suspeito entrou em contradição ao explicar o motivo de estar na cidade de Cáceres, mas acabou alegando que estava pescando com a família há dois dias no município.  

Os policiais constatam que o carro do suspeito apresentava sinais de que algumas peças haviam sido trocadas, como parafusos e suportes traseiros.O homem apresentou nervosismo e a equipe da Força Tática conduziu o suspeito e o veículo até o Canifron para ser submetido à checagem minuciosa. 

Com o auxílio de três cães farejadores do Gefron, os policiais localizaram 65 tabletes de pasta base de cocaína debaixo do banco traseiro e do tapete do carro do suspeito. A ação resultou na apreensão de 67 quilos de entorpecentes. O homem recebeu voz de prisão por tráfico de drogas e foi conduzido para Delegacia de Fronteira (Defron). 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Policiais penais interceptam entrada de drone, celulares e droga na Penitenciária Central
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana