conecte-se conosco


MATO GROSSO

Mais de 1,1 mil reeducandos participaram do primeiro dia do Enem PPL em MT

Publicado


Um total de 1.161 reeducandos do sistema prisional de Mato Grosso participaram, neste domingo (09.01), do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa (Enem PPL). O segundo dia do exame será realizado no próximo dia 16.

De acordo com dados do Núcleo de Educação Penitenciária (NEP), as provas foram realizadas em 26 Cadeias Públicas, cinco Penitenciárias, quatro Centros de Ressocialização e em três Centros de Detenção Provisória (CDP), totalizando 38 unidades penais. Além disso, esse foi o primeiro ano em que a Fundação Nova Chance (Funac), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), teve participação na prova.  

Para a realização das provas, os órgãos de administração prisional e socioeducativa devem firmar um termo de compromisso junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O registro dos candidatos deve ser realizado pelo responsável pedagógico de cada unidade.

A coordenadora do NEP, Fabiana Flávia de Magalhães Nascimento, comenta que a prova é uma nova chance de ressocialização para formação e ingresso do indivíduo no mercado de trabalho.  “O Enem proporciona aos custodiados a oportunidade de acesso ao ensino superior, o que possibilita um maior campo de atuação profissional, uma vez que o mercado de trabalho tem exigido mais da sociedade”, afirmou.

O presidente da Funac, Emanoel Flores, conta que, desde o período da inscrição, a instituição preparou uma sala para receber os candidatos, sendo 10 mulheres e 20 homens. “A fundação tem o objetivo de incentivar e oportunizar o ingresso no Ensino Superior as pessoas em cumprimento de pena do regime semiaberto. A equipe de educação da Funac fomenta as ações educacionais junto ao NEP e outras instituições, para dar acessibilidade de participação aos recuperandos nos Exames Nacionais e Estaduais”, contou.

Leia mais:  Governo de MT lamenta morte do Padre Celso, atuante nas causas sociais e no cooperativismo

Terceiro no ranking

O saldo positivo de inscrições para o Enem PPL deste ano é reflexo dos investimentos por parte do Governo Estadual na educação dos recuperandos. Em 2021, Mato Grosso foi reconhecido como o terceiro estado que mais investiu em Educação de Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs), com mais de 83% da população carcerária estudando.

A pesquisa do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) também mostra que o Estado subiu duas posições em comparação com o levantamento anterior. O resultado é atribuído ao aumento das ofertas de atividades educacionais aos recuperandos. 

O Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias mostra que no primeiro semestre de 2021 o Estado possuía 10.009 reeducandos estudando, de um total de 12.040, o que representa 83,13% da população carcerária. Mato Grosso ficou atrás apenas dos estados do Maranhão e de Santa Catarina.

A superintendente da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), Fabiana Benedita, destaca que esse resultado é fruto da luta contra a reincidência criminal que culmina com a redução dos crimes. “Quanto maior o nível de escolaridade, menor o índice de reincidência e de acometimento de crimes, que por fim, termina com a redução dos índices criminais, então, nossa meta sempre vai ser melhorar o nível de escolaridade”.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Entrada de drone, celulares e drogas na Penitencuária Central do Estado é interceptada

Publicado


Em ação rápida na noite de sexta-feira (21.01), policiais penais apreenderam um drone, celulares e substância análoga a maconha e cocaína na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.

Durante vigilâncias e rondas no interior da unidade, os agentes conseguiram apreender os materiais ilícitos que seriam destinados aos reeducandos, por meio do equipamento.

Foram encontrados um drone, dois aparelhos celulares, 13 conectores para carregador, nove cabos USB, quatro fones de ouvidos.

Os agentes identificaram ainda três pacotes grandes e um pequeno de substância análoga a maconha e dois pacotes pequenos de substância aparentemente análoga à pasta base de cocaína.

Ainda durante a fiscalização, foram flagrados dois pacotes de papel para cigarro, um pacote de fumo e um rolo pequeno de fio.

O diretor da PCE, Lindomar Henrique da Silva Rocha, informou que um dos policiais penais se feriu durante ação, que precisou de atendimento médico em seguida.

“Nossos agentes não mediram esforços para realizar a apreensão de materiais ilícitos que seriam destinados aos reeducandos. Mesmo diante da adversidade, conseguiram efetuar a apreensão dos materiais. Deixamos aqui nossos parabéns a todos os policiais penais”, parabenizou.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Governo promove debate para desmistificar preconceitos em torno da hanseníase
Continue lendo

MATO GROSSO

Policiais penais rendem casal arremessando materiais ilícitos e interceptam entrada de drone na Mata Grande

Publicado


Um casal foi detido na noite de sexta-feira (21.01) ao ser flagrado arremessando celulares, acessórios e entorpecentes na Penitenciária Major PM Eldo de Sá Correa, mais conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis (220 km de Cuiabá). Além disso, em outra ação, os agentes conseguiram apreender ainda um drone carregado com outros materiais ilícitos na quadra do Raio II da unidade. 

Conforme informações do boletim de ocorrência, os suspeitos estavam em uma motocicleta modelo Honda Biz, de cor vermelha, em atitude suspeita passando por diversas vezes próximo ao presídio. Em dado momento, o homem pulou um alambrado de proteção e chegou a arremessar os materiais sobre o muro da Mata Grande, sendo repreendido em seguida pelos policiais penais.

Durante abordagem, a mulher relatou que receberia R$ 500 pelo trabalho. Já o homem contou que teria uma dívida perdoada após a conclusão do trabalho.

Foram apreendidos seis celulares, quatro carregadores, três fones de ouvidos e duas porções de grande volume de substância verde aparentando ser maconha.

Apreensão de drone

Em outra ação, ainda na noite de sexta, os policiais penais, durante rondas na unidade, localizaram um drone com dois aparelhos celulares, um carregador e cinco papelote.

Os materiais ilícitos estavam na quadra do Raio II. De imediato, os aparelhos celulares e o equipamento foram recolhidos.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Governo fomenta melhoramento genético de rebanho leiteiro na Região Oeste
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana