conecte-se conosco


CUIABÁ

Limpurb substitui lâmpadas antigas da Avenida Senador Filinto Muller por luminárias de LED

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Dando sequência ao processo de modernização do sistema de iluminação da Capital, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) esta realizando a substituição das lâmpadas antigas da Avenida Senador Filinto Muller por luminárias de LED. O trabalho é realizado por meio de uma parceria formalizada entre a Prefeitura de Cuiabá e a concessionária Energisa.

O trabalho foi iniciado nesta quinta-feira (13) e deve ser concluído já na sexta-feira (14). No total, a parceria entre o Município e a empresa de fornecimento de energia estabelece a instalação ao logo da via de ao menos 83 luminárias de 150 watts de potência. O modelo de equipamento escolhido para o local possui uma expectativa de funcionamento de, no mínimo, 70 mil horas, dispensando a manutenção de seus componentes.

“Estamos trocando um equipamento defasado por um moderno, que possui um tempo de vida útil extremamente elevado. Isso, além de economizar tempo, também reflete diretamente no orçamento, já que há comprovadamente uma economia com trocas e manutenções. Construímos essa parceria com a Energisa, a pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, e que ganha é a população”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

Além de vantagens como eficiência elevada na claridade do ambiente, economicidade durante o funcionamento, e durabilidade maior em relação aos modelos incandescentes e fluorescentes, a instalação das lâmpadas de LED também atende a política de sustentabilidade, defendida pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Por não possuir substâncias tóxicas em sua composição, elas não emitem poluentes e também podem ser recicladas.

Esse trabalho vem evoluindo, gradativamente, na atual gestão do Município e, em 2021, alcançou a importante marca de aproximadamente 9,5 mil luminárias instaladas nas vias da cidade. O número representa cerca de 10,5% do total de lâmpadas do parque de iluminação pública de Cuiabá, que é composto por mais de 90 mil. Além das grandes avenidas, os bairros mais afastados da região central também começaram receber esse benefício.

Leia mais:  Entrega oficial do ‘Dutrinha’ e saúde serão temas abordados na live do prefeito Emanuel Pinheiro nesta terça-feira (25)

“A gestão Emanuel Pinheiro e Stopa, com toda certeza, ficará marcada na história como uma das mais preocupadas em cuidar do nosso meio ambiente. Isso já está consolidado nas ações de limpeza e, agora, também está avançando com a melhoria no sistema de iluminação pública. As lâmpadas de LED são econômicas e, acima de tuto, mais sustentáveis”, finaliza o adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos. 

Leia mais:

Instalação de iluminação de LED avança na gestão Emanuel Pinheiro e alcança grandes avenidas e bairros de Cuiabá

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Entrega oficial do ‘Dutrinha’ e saúde serão temas abordados na live do prefeito Emanuel Pinheiro nesta terça-feira (25)

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro realiza nesta terça-feira (25), a partir das 19 horas, mais uma ‘Live’ para anunciar novas medidas em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus.  Além desse tema de extrema importância para o bem estar da população cuiabana, o chefe do Executivo Municipal irá anunciar os últimos detalhes e preparativos para entrega oficial do Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha.

A transmissão será pelo Facebook (emanuelponheiromt). 

A participação popular é de extrema importância pois, são essas pessoas que vivenciam a realidade. “Desde o início de 2022, adotamos como ferramenta de comunicação. Com isso, o nosso trabalho que é pautado na transparência, seja amplamente informado para sua melhor efetividade”, declarou o chefe do Executivo Municipal. 

Serviço: 

Pauta: Live do prefeito Emanuel Pinheiro

Quando: Terça-feira (25)

Horário: 19h00

Transmissão: Facebook: emanuelpinheiromt

Comentários Facebook
Leia mais:  Secretário Aluízio Leite confirma compromisso da gestão Emanuel Pinheiro com o esporte cuiabano
Continue lendo

CUIABÁ

Semob retoma operação ‘Tolerância Zero’ contra motoristas que estacionam em vagas prioritárias

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) retoma ainda nesta semana a operação ‘Tolerância Zero’ contra motoristas e motociclistas que estacionam em vagas reservadas para idosos, pessoas com deficiência (PCD) ou com mobilidade reduzida.  De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Juares Samaniego, as primeiras operações serão orientativas, mas, no mês de fevereiro os agentes de trânsito começam a aplicação do auto de infração. 
Os agentes também orientarão os motoristas quanto ao não uso das calçadas e a entrada e saída de veículos como estacionamento. 
Aos que que não respeitarem a lei de trânsito, os veículos poderão ser autuados e removidos. Para o secretário de Mobilidade,  alguns motoristas ainda insistem em ‘errar’ e praticar a infração que é também uma ‘falta de educação’ no trânsito. 
“Infelizmente, a falta de bom senso ou falta de educação continuam sendo praticadas por alguns motoristas/motociclistas . Todos os dias há alguns motoristas usando vagas prioritárias. Recebemos muitas reclamações dos cidadãos com deficiência ou idosos que se veem impedidos de utilizarem essas vagas porque estão sendo usadas por aqueles que não necessitam delas.Infelizmente, esses cidadãos são os que mais reclamam dos agentes, mas não olham para os próprios erros cometidos no dia-a-dia no trânsito. Para esses motoristas eu peço, tenham consciência”, lamentou o secretário. 
Estacionar em vagas reservadas aos deficientes e idosos sem credencial pode resultar na remoção do veículo, 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e R$293,47 de multa. Os agentes também orientarão os motoristas quanto ao não uso das calçadas e a entrada e saída de veículos como estacionamento. A  fiscalização ocorrerá também dentro dos shoppings e supermercados da capital.  A fiscalização nestes locais é legal e consta no artigo 21 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB – e nos estatutos dos idosos e PCD.
 

Leia mais:  Parceira com Sesi Escola garante 10% de desconto ao servidor municipal

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana