conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Kalil anuncia a retomada dos mutirões de vacinação contra a Covid-19 e reforça as regras de biossegurança

Publicado


Várzea Grande retoma nesta sexta-feira, 07 de janeiro, ações visando a imunização das pessoas e realiza o Sextou Vacina VG – Largada 2022, alertando para a importância da vacinação para se evitar a propagação da COVID-19 que após a Ômicron atingiu nesta quinta-feira, mais de 2,4 milhões de novos casos em todo o mundo.

“Se nossos números hoje são aceitáveis, até porque nenhuma perda de vida é aceitável, por isso estamos trabalhando sem descanso para atender a todos, é porque a maioria vacinou está imunizada e no eventual caso de a pessoa contrair a doença seus efeitos serão mínimos”, disse o prefeito Kalil Baracat que sinalizou para reforçar ainda mais a atuação da Saúde Pública Municipal de Várzea Grande.

O Primeiro Sextou Vacina VG de 2022 será no Ginásio Poliesportivo Júlio Domingos de Campos, o Fiotão, das 8 às 22 horas com primeira e segunda dose, dose de reforço e segunda dose da vacina Janssen que inicialmente era dose única e passou a ter em dezembro autorizada a dose de reforço.

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, frisou que todo um planejamento foi elaborado em 2021 já pensando na possibilidade do controle total da COVID-19 ou na propagação da enfermidade com novas cepas como se está presenciando com a variante Ômicron.

“Além da nova variante Ômicron, temos um surto de Síndrome Gripal que passou a exigir das equipes profissionais médicas e de enfermagem diagnósticos mais precisos para não se confundir no tratamento, na realização de exames e principalmente na administração de medicamentos, de tratamento. Fora isso reforçamos nossas equipes médicas e de enfermagem para que todos que procurarem uma unidade de saúde 24 horas ou não em Várzea Grande sejam atendidos e medicados”, frisou Gonçalo Barros.

Leia mais:  Empresa é multada por descartar entulho em área de preservação ambiental

O titular da Saúde assinalou que medidas estão sendo adotadas, mas é fundamental que as pessoas tomem suas vacinas e mantenham as regras de biossegurança, como o uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social e principalmente cuidados redobrados para não se contaminarem e não levarem doenças para suas casas e famílias.

“As pessoas podem consultar seu agendamento no site oficial do município pelo endereço www.varzeagrande.mt.gov.br, na aba IMUNIZAÇÃO ou na impossibilidade da consulta, mas estando com o prazo de intervalo das demais doses ou que não tenham se vacinado, podem comparecer que serão atendidos e vacinados, por isso estamos durante todo o dia das 8 horas às 22 horas, por um período de 15 horas para atender as pessoas que precisam se vacinar, estarem imunizados e não serem transmissores da COVID-19”, disse Gonçalo Barros.

Kalil Baracat ainda frisou a confiança depositada pela população de Várzea Grande nos profissionais de Saúde Pública e agradeceu a dedicação de todos que desde o 2021 se desdobram para vacinar e atender a todas as pessoas que procuraram as Unidades de Saúde Municipais para se tratarem contra a COVID-19 e outras enfermidades.

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande divulga Nota de Esclarecimento elaborada pela equipe médica da Maternidade Municipal

Publicado


As causas e motivos que levaram a óbito à paciente R.M.R.C., no último dia 12 de janeiro, que deu a luz a uma criança que se encontra bem, está sob apuração médica e técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande por ordem do secretário de Saúde, Gonçalo Barros.

R.M.R.C., deu entrada, nas primeiras horas do dia 12 deste mês em curso e recebeu todos os atendimentos e procedimentos médicos e de enfermagem.  A avaliação médica inicial apontou plenas condições para a realização de parto normal, também manifestada pela paciente.

Os Prontuários Médicos estão à disposição das autoridades competentes, também estão sendo avaliados por equipes técnicas do Município, diante do registro de Boletim de Ocorrência (B.O.), feito pela família da então paciente, que alega falha médica.

Nota de Esclarecimento elaborada pela Equipe Médica da Maternidade Municipal Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo, que realizou os procedimentos na paciente em questão esclarece como os fatos se deram e que estão sendo apurados em diversas esferas públicas, e em conjunto com a Secretaria de Saúde de Várzea Grande, que lamenta a fatalidade do ocorrido diante dos resultados positivos entregue pela unidade de saúde em quase oito meses de funcionamento.

Comentários Facebook
Leia mais:  Empresa é multada por descartar entulho em área de preservação ambiental
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Secretária se reúne com presidentes de bairros e alinha projetos para serem desenvolvidos neste ano

Publicado


A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, está alinhando, juntamente com os presidentes de bairros, projetos e ações a serem desenvolvidos no decorrer deste ano. A proposta é ajustar a estratégia de cursos a serem desenvolvidos em cada região, com a participação da população local que irá apontar o segmento para cada capacitação.

E para que a equipe da secretaria possa fazer o cronograma das atividades – a ser desenvolvida no decorrer de 2022 – a participação dos presidentes de bairros se faz necessária, uma vez que eles terão a função de ouvir os moradores e colher as informações.  

“É muito importante conhecer as demandas de cada região, e os presidentes de bairros têm essa facilidade uma vez que eles são representantes dos moradores, vivenciam os seus anseios e buscam, juntos a administração pública, soluções para as questões de sua localidade. Por isso, temos certeza de que essa parceria de serviços será boa para todos”, destacou a secretária.

Ana Cristina disse que a secretaria de Assistência Social tem feito o planejamento da estrutura organizacional e dos recursos que serão investidos neste ano, e para isso é preciso se ter um cronograma de atendimento, de serviços e ações a fim de que possam atender todas as demandas.

Com relação aos cursos que serão oferecidos nos bairros, por meio do projeto “Mulheres Empreendedoras”, é interessante saber quais são os mais procurados, e quais os moradores têm interesse em fazer, desta forma vamos destinar os cursos de acordo com o desejo da população.

“Neste mês de janeiro estamos fazendo o planejamento e cronogramas das ações, mas as atividades presenciais terão início no próximo mês, porém ainda vamos definir a data para o inicio das atividades. Por isso mesmo, nas próximas semanas serão realizadas reuniões nos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS, dos bairros Cristo Rei, Santa Maria, Jardim Glória e São Mateus, com os presidentes de bairros de cada região, para definir os trabalhos”.

Leia mais:  Empresa é multada por descartar entulho em área de preservação ambiental

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana