conecte-se conosco


CUIABÁ

Instalação de iluminação de LED avança na gestão Emanuel Pinheiro e alcança grandes avenidas e bairros de Cuiabá

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro é a responsável por colocar em prática de forma efetiva o tão sonhado avanço na modernização do parque de iluminação pública de Cuiabá. Atualmente composto por mais de 90 mil lâmpadas, a estrutura alcançou, no ano de 2021, a importante marca de aproximadamente de 9,5 mil lâmpadas de LED instaladas nas vias, o que representa 10,5% do total em funcionamento na cidade.

O número, apesar de ainda longe da meta buscada pelo Município, consolida uma nova fase vivida pela capital mato-grossense neste campo. “O que temos hoje é um trabalho de modernização contínuo que está em franca evolução. Até o ano de 2017, apenas algumas poucas vias de grande movimentação tinham o privilégio de contar com o sistema LED e, aos poucos, estamos mudando essa realidade”, comenta Emanuel.

Seguindo um planejamento que tem como base o desenvolvimento sustentável, a melhoria na iluminação pública tem, gradativamente, se expandido para toda a cidade, indo além das estruturas montadas nos grandes corredores de mobilidade urbana. Agora, além de vias como Fernando Corrêa da Costa, Beira Rio, Mato Grosso e Palmiro Paes de Barros, as LEDs também são levadas para avenidas principais dos bairros.  

São os casos, por exemplo, das ruas Fartura, Parecis, Córdoba e Araras, no Planalto; avenidas Governador Valadares e Guanabara, no Altos da Serra I; Avenida Espigão, no Tijucal; avenidas Bandeirantes e Princesa Isabel, no Jardim Renascer; Avenida 30, no Jardim Industriário I; Avenida Manaíra, no Pedregal; e nova Avenida João Balão, no Ribeirão do Lipa. Todo esse trabalho é coordenado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

Leia mais:  Prefeito Emanuel Pinheiro lamenta morte do ex-deputado federal Tampinha

Além de vantagens como eficiência elevada na claridade do ambiente, economicidade durante o funcionamento, e durabilidade maior em relação aos modelos incandescentes e fluorescentes, a instalação das lâmpadas de LED também atende a política de sustentabilidade, defendida pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Por não possuir substâncias tóxicas em sua composição, elas não emitem poluentes e também podem ser recicladas.

“O prefeito Emanuel Pinheiro tem buscado, desde 2017, avançar com ações que tornem Cuiabá uma cidade sustentável, em harmonia com o meio ambiente. A substituição de lâmpadas antigas por de LED é uma medida que assegura uma grande contribuição nesse processo. Vamos avançar ainda mais, pois nossa missão é garantir sempre o melhor para Cuiabá”, finaliza o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues. 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Morre padre Celso, o ícone desenvolmentista da Região Oeste; Pinheiro lamenta

Publicado


“Conheci padre Celso quando tinha meus 17, 18 anos em Brasília onde trabalhava com Jonas Pinheiro. Nos tornamos amigos de imediato. Fiquei extremamente consternado ao saber do seu falecimento. Rogo a Deus que amigos e familiares possam lembrar de suas belas palavras e ter a certeza de que Deus preparou um lugar merecido ao nosso querido monsenhor Celso”, lamenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

O monsenhor Ermínio Celso Duca, conhecido como padre Celso, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima do município de Araputanga (345km de Cuiabá), faleceu aos 93 anos. Padre Celso nasceu em Talamona, ao Norte da Itália, mas já morava em Mato Grosso desde 1975.

Ermínio Celso Duca contribuiu com o desenvolvimento do município de Araputanga. Ele foi diretor de emissora de rádio e presidente de cooperativa dentre outros trabalhos sociais de grande importância para o município e região.

“Não tenho dúvidas de que Araputanga vai parar amanhã para prestar as últimas homenagens a esse grande homem de Deus”, finaliza Pinheiro.

O corpo do religioso está sendo velado desde as 22h desta quinta-feira na Igreja Matriz e a celebração da missa de honra fúnebres será realizada nesta sexta-feira (21) a partir das 16h, após o sepultamento.

A prefeitura de Araputanga decretou feriado municipal nesta sexta-feira e luto por três dias.

Comentários Facebook
Leia mais:  UBS do Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot atende em horário reduzido até terça (25)
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeito lamenta a morte de servidor da Educação, Sinval Nepomuceno da Silva

Publicado


Assessoria

Clique para ampliar

Sinval Nepomuceno da Silva faleceu na última quarta-feira (19), às 17 horas, vítima de câncer. O servidor da Secretaria Municipal de Educação, estava internado desde o dia 16 de janeiro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pascoal Ramos. Divorciado, deixa três filhos e três netas.

Técnico em Manutenção e Infraestrutura (TMIE), na função de Vigilante, Sinval trabalhou e sede da Secretaria Municipal de Educação e atualmente estava lotado na Creche Dona Micaela.

Servidor público municipal há 21 anos, tomou posse em março de 2000. Seu sobrinho e afilhado Jonair da Silva, lembra com carinho do ‘Cacique”, como costumava chamá-lo. “Meu tio estava sempre disposto a lutar e estudar as causas indígenas, falava como ninguém a língua Pareci, conhecia todas ervas e remédios naturais. Amava futebol, e sabia todas as técnicas elétricas. Sou grato por ele ter feito parte da minha missão enquanto ser-humano, e também dos alicerces com que me educou”, disse Jonair.

O prefeito Emanuel Pinheiro lamentou o falecimento do servidor. “Quero externar minha solidariedade aos filhos, netos e familiares. Deus conforte os corações de todos”, lamentou o prefeito Emanuel Pinheiro. 

O corpo de Sinval foi cremado, nesta quinta-feira (20) às 12 horas, em Cuiabá.

Comentários Facebook
Leia mais:  "Ao relembrarmos o dia 20 de janeiro celebramos a vida", diz prefeito sobre um ano da campanha ‘Vacina Cuiabá’
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana