conecte-se conosco


CUIABÁ

Em live sobre Saúde, prefeito destaca SOS AVC como um dos grandes feitos de sua gestão

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Durante live experimental realizada em sua rede social, nesta quinta-feira (6), o prefeito Emanuel Pinheiro fez uma breve apresentação das ações e obras de sua gestão na área da Saúde e, dentre elas, ressaltou o programa SOS AVC, criado em 2019, à época no Hospital São Benedito e que, desde o ano passado, passou a funcionar no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Desde sua criação até dezembro de 2021, 1.375 pessoas de Cuiabá e de diversos municípios do interior foram salvas pelo programa, sendo 459 somente em 2021. 

“O SOS AVC é um programa extraordinário, criado pelo respeitado médico Wilson Novais. Cuiabá está sendo uma referência nacional, salvando vidas. Já atendeu milhares de pessoas que, ao ter o primeiro sintoma de um AVC, detectado numa UPA ou policlínica, ou mesmo em casa, imediatamente ela é encaminhada sem regulação, sem moagem, sem burocracia, diretamente para o SOS AVC, que funcionava no São Benedito e agora funciona no HMC. E lá, com toda equipe preparadíssima e qualificada, a pessoa é atendida com toda a prevenção e com todos os cuidados, evitando, primeiro, que ela venha a óbito, ou seja, salvando vidas, e segundo, evitando sequela maior em virtude do SOS”, disse o prefeito.

Emanuel Pinheiro ressaltou ainda que, o diferencial do socorro imediato e sem regulação, além da equipe especializada, é o que tem salvado vidas. “Sabemos que o atendimento para a pessoa acometida de um AVC tem que ser de no máximo 6 horas, pois após esse prazo a pessoa pode vir a falecer ou ficar com alguma sequela. Já salvamos milhares de vidas, graças a Deus, e vamos continuar investindo mais ainda nessas ações de saúde para a população “, afirmou.

Leia mais:  Prefeito realiza live nesta terça-feira (18) e anuncia data para vacinação de crianças e outros temas

Saiba mais

O programa consiste no atendimento rápido ao paciente acometido por Acidente Vascular Cerebral (AVC), com o objetivo de evitar mortes e sequelas. Para isso, o fluxo não depende de regulação, bastando que, logo nos primeiros sintomas, seja acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou se busque uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou policlínica. O médico constatando o AVC, já encaminha o paciente imediatamente para o corredor do SOS AVC, no HMC, onde o paciente recebe o tratamento especializado de neurologista. 

A equipe é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e residentes, totalizando 14 pessoas. O programa SOS AVC começou a funcionar em 2019, no Hospital São Benedito, mas em março de 2021 passou a atender no HMC, pois o São Benedito virou unidade de referência no atendimento a pacientes de Covid-19. O atendimento do SOS AVC dentro do prazo correto diminui em até 92% o risco de sequelas e morte dos pacientes.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Empresário elogia entrega de nova avenida e visão desenvolvimentista da gestão Emanuel Pinheiro

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O empresário do ramo da construção civil, Jorge Pires, elogiou a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro que, de acordo com suas palavras, possui uma visão desenvolvimentista e procura constantemente promover ações que gerem benefícios para toda a cidade. A declaração ocorreu nesta segunda-feira (17), durante a entrega da nova Avenida Enio Luiz Caldart (antiga Avenida Síria), no bairro Jardim Monte Líbano.

Pires é uma das milhares de pessoas que serão beneficiadas diretamente com a inauguração da via, seja com melhoria na mobilidade urbana da região, valorização dos imóveis ou até aumento no número de cliente que buscam os comércios instalados na região. A nova avenida recebeu o investimento de cerca de R$ 2,4 milhões é responsável por fazer a ligação entre a tradicional Avenida República do Líbano e a Avenida Dr. Hélio Ribeiro.

“É uma grande satisfação para nós que somos empresários ter um prefeito que possui essa visão. Uma visão desenvolvimentista e que procura constantemente trazer benefícios para a cidade. Essa obra muitos podem dizer que é uma extensão curta, mas tenho a certeza que ela trará um enorme benefício para as pessoas que utilizam esse caminho para ir ao trabalho ou retornar para casa”, disse.

O empresário relatou que por ser estar próxima do Centro Político Administrativo, a região possui um grande fluxo de veículos, resultando em problemas de congestionamento tanto pela manhã quanto no período da tarde. Para ele, a entrega da Avenida Enio Luiz Caldart irá ajudar a transformar essa realidade, dando mais qualidade de vida às pessoas que residem ou trabalham na localidade.

“Essa visão de proporcionar conforto e segurança para a população é uma prática que notamos ser contínua na administração do prefeito Emanuel Pinheiro. Nós apoiamos muito essa iniciativa e desejamos que até o fim do mandato todas as obras sejam concluídas, pois sabemos que é muito difícil encontrar um prefeito que realize tantas obras na área de infraestrutura, saúde, educação e assistência social como tem feito Emanuel”, finalizou. 

Leia mais:  Atendimento na UPA do Verdão ocorre somente a pacientes graves nesta terça-feira (18)

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeito realiza live nesta terça-feira (18) e anuncia data para vacinação de crianças e outros temas

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, faz na noite desta terça-feira (17) mais uma live, às 19h05, pelo Facebook (emanuelponheiromt). Na transmissão, o gestor irá realizar o anuncio sobre o cronograma de vacinação para crianças de 5 a 11 anos de idade. Vale lembrar que, desde sábado (15), está aberto o pré-cadastro para a vacinação contra a Covid-19 para este grupo. 

Internautas e profissionais da imprensa podem participar do bate-papo com o prefeito e enviar perguntas para ser respondidas pelo gestor da Capital. “Espero todos vocês logo mais. E este meio de comunicar-me com o povo também serve para ouvir a demanda dos bairros, da sociedade, e levar boas notícias à nossa população cuiabana”, comentou o prefeito. 

Serviço

Pauta: Live do prefeito Emanuel Pinheiro

Quando: Terça-feira (18)

Horário: 19h05

Transmissão: Facebook emanuelpinheiromt 

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeito lamenta morte de mãe de médico que atua na rede pública de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana