conecte-se conosco


MATO GROSSO

Documentário “Romance de Rio e Serra” faz homenagem ao artista Divino Arbués

Publicado


O documentário “Romance de Rio e Serra” será lançado nesta quinta-feira (27.01) no Youtube. O filme, de 47 minutos, é uma homenagem ao cantor, compositor e escritor Divino Arbués. O projeto foi selecionado no edital Conexão Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

A vida e a obra de Arbués perpassa a região do Araguaia, tanto do lado mato-grossense como do lado goiano, desde a infância em Barra do Garças (MT) e Aragarças (GO), até a consagração de sua carreira musical, com as músicas de seus três primeiros discos, como Quarto Crescente (que virou o nome de uma das praias do rio Araguaia), Cor da Noite, Natureza, Afluente/Encontro das Águas (gravação que teve a participação especial de Almir Sáter, Alzira Espíndola, Papete e Zé Gomes).

O documentário também aborda a participação de Arbués na luta pela organização e democratização da cultura mato-grossense. Com depoimentos de músicos como Almir Sater, Gilberto Correia, João Ormond, dentre outros artistas e personalidades, o filme narra as contribuições de Arbués que conseguiu inserir os festivais de praia do Araguaia no circuito de música popular, nos idos dos anos 80 até fase mais recente.

“A sua luta era para que as ações culturais chegassem a todos os cantos de Mato Grosso, seja na organização de eventos, na implantação da Lei de Incentivo à Cultura, na participação do Conselho de Cultura do Estado, assim como, por meio da sua arte em discos e livros”, pontua o diretor do filme Brás Rubson.

O média-metragem foi produzido pela produtora Kuya Comunicação, com direção e roteiro de Brás Rubson, direção de fotografia e finalização de Diogo Diógenes, montagem de Caio Pimenta e imagens de Osvane Pinheiro.

Leia mais:  Sefaz apresenta metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2022 em audiência pública

Serviço

Lançamento do documentário “Romance de Rio e Serra”

Quando: 27/01 (quinta-feira)

Canal do YouTube: Divino Arbués Oficial

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Governador decreta teletrabalho para servidores que têm filhos ou dependentes com deficiência

Publicado

O governador Mauro Mendes decretou o regime de teletrabalho aos servidores do Estado que possuam filhos, cônjuges ou dependentes com deficiências.

Os servidores que se enquadrarem no regime poderão optar pela modalidade de trabalho que melhor se enquadre na sua situação.  

O decreto deve ser publicado ainda nesta quarta-feira (25.05) no Diário Oficial e também vai regulamentar as hipóteses de teletrabalho aos demais grupos de servidores.

“Sabemos que os servidores nessa situação precisam de um tratamento diferenciado para que possam cumprir sua jornada e, ao mesmo tempo, zelar pela saúde e qualidade de vida de filhos ou dependentes com alguma deficiência. E esse decreto vem para trazer esse benefício”, afirmou o governador.

As regras

Conforme o texto, os servidores com filhos, cônjuges ou dependentes com deficiência poderão optar por cumprir a carga horário em teletrabalho de forma integral ou híbrida.

No modelo integral, os servidores cumprem presencialmente um dia ao mês no ambiente de trabalho e os demais em teletrabalho.

Caso opte pelo formato híbrido, os servidores poderão alternar a jornada de “forma remota com a presencial por dias ou períodos fixados de revezamento”. Ou seja, poderão escolher trabalhar dois dias na semana de forma presencial e os demais em teletrabalho, ou dividir metade da carga horária diária (quatro horas) de forma presencial e a outra metade em homeoffice.

Em ambas as modalidades, será exigida produtividade 25% menor a esse grupo de servidores em comparação aos servidores que atuam em regime presencial.

Os servidores cujas funções não sejam compatíveis com o teletrabalho poderão pedir remoção para outra unidade na qual haja essa compatibilidade.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Alimentos podem ser trocados pelos ingressos para assistir o concerto da banda do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso
Continue lendo

MATO GROSSO

Governo de MT vai aos Estados Unidos conhecer projeto de irrigação que é referência mundial

Publicado

Uma comitiva de Mato Grosso realiza, nesta semana, visita técnica ao Estado de Nebraska, nos Estados Unidos, para conhecer o projeto de irrigação implementado na região e que é referência mundial. O intuito é iniciar estudos sobre o potencial hídrico no Estado.

A missão busca a troca de conhecimentos sobre a irrigação e monitoramento hídrico, tendo como parâmetro o uso consciente das águas superficiais e subterrâneas. Iniciativa já é consolidada por Nebraska que possui a maior área irrigada do país, com 3,5 milhões de hectares, sendo que, 85% desta área, é irrigada por meio de águas subterrâneas.

“As políticas públicas americanas de gestão aquífera mesclam a iniciativa pública e privada, contando com distritos de recursos naturais locais para implantar a própria estrutura de governança no uso de águas subterrâneas, e o órgão estadual que gere as águas superficiais. Nebraska possui uma gestão altamente eficaz e é um modelo de suficiência para o mundo”, resume o secretário de desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda.

A delegação é formada por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), MT Participações e Projetos (MT Par), Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir), Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Universidade Federal de Viçosa.

Desde que chegou aos Estrados Unidos, a comitiva visitou o Departamento de Agricultura e Recursos Naturais da Universidade de Nebraska, o Parque Tecnológico e representantes locais das indústrias de pivô. Até sexta-feira (27.05), o grupo irá visitar empresas de irrigação e distritos que realizam a gestão desse processo.

Abrangência

A área irrigada de Nebraska corresponde a 13,5% do total no país, o que equivale a 70% de toda a área irrigada do Brasil, estimada em cerca de 5,4 milhões de hectares.

O Estado também se destaca em produção agropecuária, ocupando o 3º e o 5º lugar na produção de milho e soja nos Estados Unidos, contribuindo com, respectivamente, 12,2% e 7,2% da área total, conforme dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Além de ser o maior produtor de carne bovina no país (16%) e o 2º maior produtor de etanol. 

Leia mais:  Alimentos podem ser trocados pelos ingressos para assistir o concerto da banda do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso
Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana