conecte-se conosco


CUIABÁ

Bibliotecas ‘Saber com Sabor’ são ótimas opções de lazer

Publicado


Jorge Pinho

Clique para ampliar

Com o período de férias que tal uma opção divertida e que proporciona muitas descobertas? As Bibliotecas Públicas Saber com Sabor estão funcionando com todos os cuidados e medidas de biossegurança. O projeto, nascido em 2001 com a criação da primeira biblioteca na Praça Clóvis Cardoso, possui seis unidades em Cuiabá e uma no Distrito de Nossa Senhora da Guia, e são uma ótima opção de lazer para crianças, jovens e adultos. 

Das seis unidades do projeto na Capital uma está em reforma a do bairro Cidade Verde. As demais funcionam das 8 às 18 horas, com duas horas de intervalo no almoço para desinfecção. A exceção é a Biblioteca Pública Saber com Sabor Prof. Dr. Paulo Eduardo dos Santos, localizada na Praça Clovis Cardozo, no cruzamento das Avenidas Isaac Póvoas e São Sebastião, que funciona também aos finais de semana. 

Essa biblioteca possui um acervo de aproximadamente 15 mil exemplares entre livros, revistas, gibis e outros, a unidade tem espaço infantil e o Cantinho Cuiabano – presente em todas as unidades -, com obras de autores regionais, uma iniciativa que valoriza a cultura mato-grossense e cuiabana. Em 2019 passou por uma reforma que ampliou seus espaços. 

Segundo a coordenadora das Bibliotecas Públicas, Edvair Pereira Alves, o projeto ganhou o nome de Saber com Sabor porque a leitura de qualidade e valor proporciona a oportunidade de saborear a alma, a cultura e o espírito, nas páginas dos livros. 

Para quem deseja visitar as Bibliotecas Públicas Saber com Sabor, a bibliotecária Vera Lúcia Mendes da Silva explicou que em razão das restrições impostas pela pandemia e mais recentemente os casos de gripe, quem for as unidades terá que tomar os cuidados recomendados pelas autoridades da Saúde e da Vigilância Sanitária. “Todos devem levar seus objetos de uso pessoal como copo, utilizar máscaras e álcool 70% e, para cumprir a orientação de distanciamento físico, as unidades estão funcionando com 50% da sua capacidade, ou seja, 10 pessoas mediante o horário de chegada”, disse Vera Lucia.

Leia mais:  Nova ponte de concreto na comunidade Batec deve ser entregue ainda em janeiro

Nas unidades é permitido o uso dos computadores pelos frequentadores cadastrados, respeitando os intervalos para desinfecção dos equipamentos. Também estão acontecendo empréstimos de livros. Os exemplares emprestados, após a devolução, passam por quarentena e higienização ficando indisponíveis por um prazo de 5 dias.

As Bibliotecas Públicas Saber com Sabor reúnem um acervo que gira em torno de 70 mil exemplares e, recebem constantes doações de livros, inclusive literatura estrangeira, que após serem selecionados, e de acordo com o que a lei permite, são encaminhados para as bibliotecas escolares ou entregues as crianças. 

As bibliotecas Saber com Sabor estão localizadas no centro de Cuiabá e espalhadas pelos bairros Pedregal, Osmar Cabral, Pedra 90, Cidade Verde e Santa Isabel.

INFORMAÇÕES:

Biblioteca Pública Saber com Sabor Prof. Dr. Paulo Eduardo dos Santos 

Inaugurada em dezembro de 2001, foi a primeira unidade criada por meio do Decreto 4659/2001. A unidade está localizada na Praça Clóvis Cardozo. Seu acervo reúne aproximadamente 15 mil exemplares entre livros, revistas, gibis. A biblioteca possui espaço infantil e acesso à internet.

Atendimento: de segunda a sexta-feira e nos finais de semana, das 08h às 18 h (com intervalo entre as 12 h e 14h para desinfecção) 

Endereço: Praça Clóvis Cardozo, Rua São Sebastião, s/n, Centro 

Fone: 3313-3045.

Biblioteca Pública Saber com Sabor Idalina Rosa da Silva 

Inaugurada em 31 de julho de 2003, possui acervo de aproximadamente 11.500 exemplares entre livros, gibis, revistas, espaço infantil e acesso à internet.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h (com intervalo entre as 12 h e 14h para desinfecção) 

Endereço: Rua Allan Kardec, 359, bairro Santa Isabel

Fone: 3313-3070.

Biblioteca Pública Saber com Sabor Dona Canuta da Silva

Leia mais:  Parceira com Sesi Escola garante desconto ao servidor municipal

 

Inaugurada em 24 de dezembro de 2004, possui acervo de aproximadamente 15.500 exemplares entre livros e revistas, gibis espaço infantil e acesso à internet.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h (com intervalo entre as 12 h e 14h para desinfecção) 

Endereço: Rua Maranguape, s/n, bairro Pedregal

Fone: 3616-6850

Biblioteca Pública Saber com Sabor do bairro Pedra 90

Inaugurada em 05/09/2004 e reinaugurada em 26 de fevereiro de 2005, possui acervo de aproximadamente 7,3 mil exemplares entre livros, revistas, gibis e espaço infantil.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h e 13h às 17h30.

Endereço:  Av. Nilton Rabello de Castro, s/n, Bairro Pedra 90, ponto de referência Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)  

Fone: 3616 – 6601

Biblioteca Pública Saber com Sabor Nilma Luiza da Silva Branca

Inaugurada em 07 de abril de 2006, possui acervo de aproximadamente 10.600 exemplares entre livros, revistas, gibis, acesso à Internet e espaço infantil.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h (com intervalo entre as 12 h e 14h para desinfecção) 

Endereço: Q.14 Lote: 36, Nº. 0, bairro Osmar Cabral 

Fone: 3665-2785.

Biblioteca Pública Saber com Sabor Davidson da Costa 

Inaugurada no bairro Cidade Verde em 01/12/2006. Com acervo de aproximadamente 8.200 exemplares entre livros, revistas e gibis. Espaço Infantil e acesso à internet.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 09 às 18h (com intervalo entre as 12 h e 14h para desinfecção) 

Endereço: Rua Terezinha, s/n, bairro Cidade Verde

Fone:  3616-6630

Biblioteca Pública Saber com Sabor Profa. Ana Cecília da Silva Grisólia (Dona Zizi) – Distrito de Nossa Senhora da Guia

A unidade reformada recentemente foi entregue a comunidade no dia 21 de outubro de 2021. Seu acervo reúne aproximadamente 3.500 exemplares entre livros, revistas, gibis e outras publicações de diferentes gêneros literários. No Cantinho Cuiabano estão disponíveis cerca de 300 livros e revistas.

Leia mais:  Unidades básicas de saúde dos bairros Alvorada, Novo Colorado e Novo Terceiro realizam apenas testagem da covid; Ribeirão do Lipa e Santa Isabel suspendem vacinação

Endereço: Sede da subprefeitura do Distrito de Nossa Senhora da Guia, Rua Vicente Figueredo, 469, Centro

Ponto de Leitura

Quiosque de leitura – Praça do Distrito de Aguaçu

Inaugurado no dia nacional do Livro, 29 novembro de 2015.

Atendimento: de 2ª a 6ª feira das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeito participa da abertura da 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Cuiabá nesta terça-feira (25)

Publicado


Começa nesta terça-feira (25), às 14h e vai até a próxima quinta-feira (27), de forma totalmente online, a 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Cuiabá. A abertura do evento contará com as participações do prefeito Emanuel Pinheiro e da secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend. Nesta edição, a conferência tem como tema central “A Política de saúde mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial do SUS”. 

A palestra magna será proferida pelo professor Eurípedes Júnior, vice-presidente da Sociedade Amigos do Museu da Imagem do Inconsciente. Ele trabalhou com a psiquiatra Nise da Silveira nesse museu na década de 1970, onde produziu documentários, publicações, cursos e exposições. É doutor em Museologia e Patrimônio (UERJ). 

Os inscritos residentes em Cuiabá poderão participar através do aplicativo Zoom, uma vez que haverá as rodas de discussão e deliberação. Já os inscritos de outros municípios e pessoas que não fizeram inscrição poderão acompanhar pelo canal do Conselho Municipal de Saúde (CMS) no Youtube (clique aqui). O público-alvo são trabalhadores e usuários da Saúde mental, entidades da sociedade civil e população em geral. 

A Conferência tem como objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Municipal de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental. 

O evento é uma realização da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

PROGRAMAÇÃO

25/01/2022 (Terça-Feira)

Abertura

14:00h – Abertura Oficial – Composição da Mesa 

Prefeito de Cuiabá: Emanuel Pinheiro

Secretária Municipal de Saúde de Cuiabá: Suellen Danielen Alliend.

Leia mais:  Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2022 começa nesta terça-feira (25) com palestras, oficinas e conferências

Vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá: Julio Cesar de Souza Garcia

Coordenadora da Conferencia Municipal de Saúde Mental de Cuiabá: Nilva Maria Fernandes de Campos 

Coordenadora de Mesa: Nilva Maria Fernandes de Campos – Assessora de Planejamento – ASPLAN/SMS – Cuiabá/MT. 

14:30h – Conferência Magna: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Conferencista: Professor: Eurípedes Junior – Vice-Presidente do Museu de Imagens do Inconsciente 

Coordenadora de Mesa: Nilva Maria Fernandes de Campos – Assessora de Planejamento – ASPLAN/SMS – Cuiabá/MT.

Debatedora: Darci Silva Carvalho Bezerra – Coordenadora Técnica de Saúde Mental/SMS-Cuiabá 

16:00h – Analise da Conjuntura da Saúde Mental de Cuiabá.

16:30h – Aprovação do Regimento Interno da III Conferência de Saúde Mental de Cuiabá.

18:00h – Encerramento 

26/01/2022 (Quarta – Feira)

14:00h – Dinâmica de Abertura. 

14:30h –Trabalho em Grupo por Eixo Temático:  Eixo I – Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito a Cidadania; Eixo II – Gestão, Financiamento, Formação e Participação Social na Garantia de Serviços de Saúde Mental; Eixo III – Política de Saúde Mental e os Princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade e Eixo IV – Impactos na Saúde Mental da População e os Desafios para o Cuidado Psicossocial Durante e Pós-Pandemia.

18:00h Encerramento  

27/01/2022 (Quinta – Feira)

14:00 h – Dinâmica de Abertura  

14:30 h – Plenária Final 

16:00h – Eleição dos Delegados de Cuiabá para a Etapa Estadual. 

17:00h – Encerramento 

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Crianças recebem 1ª dose da vacina contra Covid nas unidades básicas de saúde

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A gestão Emanuel Pinheiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, avança no combate à Covid-19. Nesta segunda-feira (24), cinco unidades básicas de Saúde passaram a vacinar exclusivamente crianças contra o coronavírus atendendo a recomendação do Ministério da Saúde, que determina que a vacinação do público de 5 a 11 anos não pode ser feita no mesmo local onde os adultos são vacinados.               

Na regional Leste já está em funcionamento o polo de vacinação da UNIC, que passou a ser exclusivo para crianças. Na regional Sul, que é muito grande, serão dois locais de vacinação para o público de 5 a 11 anos: USF do Pedra 90 Ie II  e USF Parque Cuiabá. Na regional Oeste o local escolhido foi a USF Quilombo e na regional Norte a coordenação precisou trocar o local que já havia sido anunciado por questões de logísticas, por isso a vacinação será na USF Jd.Vitória I. Já na regional rural, a USF Guia realizará a vacinação, além do Programa Amor I  e Amor II. As unidades vão fazer a aplicação das 8h às 11h e das 13h às 16h30.                         

“Continuamos na batalha contra a Covid-19, desta vez imunizando nossos cuiabaninhos e cuiabaninhas. Como não podemos disponibilizar muitas unidades básicas para a imunização das crianças, porque ainda estamos imunizando os adultos, além de atendermos vários pacientes com sintomas gripais, pedi que colocassem ao menos uma unidade em cada regional, para facilitar o acesso da população”, explicou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Na manhã desta segunda, muitas crianças acompanhadas dos responsáveis já procuraram as unidades para se vacinarem. Uma das maiores preocupações dos pais é com o retorno das aulas presenciais.

Leia mais:  Secretário Aluízio Leite confirma compromisso da gestão Emanuel Pinheiro com o esporte cuiabano

O Emanuel Wendpap, de 11 anos, acompanhado da mãe, a radialista Aline Wendpap, disse que agora se sente protegido para voltar à escola. “Perdemos muitos entes queridos, tios, primos e amigos, além de vários casos da doença entre pessoas da família. Então, pensei que agora com retorno das aulas seria importante que ele estivesse protegido”, disse a radialista.

Corajoso, o Heitor Costa, de apenas 5 anos, afirmou que não sentiu nenhuma dor durante a vacinação. O pai, professor Jedival Costa, defendeu a imunização das crianças. “A minha esposa trabalha na área da saúde e já tomou as três doses, eu sou professor e também já tomei as três doses. Então, faltava ele para que a gente ficasse mais tranquilo, principalmente, com a volta às aulas. Mas,  graças a Deus agora a gente fica mais tranquilo”, pontuou o professor.

A Lígia Cortella, de 6 anos, levou até plaquinha na vacinação, muito empolgada ela disse que se vacinou porque não quer ficar doente. A mãe, professora Bárbara Cortella, comentou que se sentiu orgulhosa da filha. “Ela foi muito corajosa e já estava na expectativa de ser vacinada desde quando eu tomei a primeira dose e ela foi comigo, que também fiz plaquinha. Agora, ela já está protegida para voltar às atividades”, declarou.

Também acompanharam a vacinação os integrantes do grupo ‘Sorria’, que realizam trabalhos voluntários em hospitais da Capital. Na ocasião, as crianças ainda ganharam um certificado de coragem ao receberem a dose da vacina.  “Realizamos trabalhos voluntários em hospitais levando alegria para as crianças. Por conta da pandemia a gente deu uma moderada, mas já voltamos com os trabalhos. Também realizamos visitas em creches e escolas”, disse Rosinha Soares, a palhacinha Aipim.

Leia mais:  Construção da Orla do Porto II avança com a concretagem do calçadão e instalação da iluminação de LED

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana