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CUIABÁ

Pacientes atendidos na Casa da Mãe Joana recebem ação da campanha Natal Sem Fome

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Davi Valle

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A Prefeitura de Cuiabá entregou, nesta sexta-feira (31), marmitas a pessoas com HIV atendidas pela Casa da Mãe Joana. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Núcleo de Apoio à Primeira-dama e Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de Cuiabá.

O presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de Cuiabá, Valdomiro Arruda, explicou que a iniciativa faz parte da campanha Natal Sem Fome responsável por arrecadar cestas básicas de alimentos oferecendo mais dignidade e acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade.  “Essa é uma ação de acolhimento da gestão humanizada do Prefeito Emanuel Pinheiro, trazendo para essas pessoas um pouco mais de esperança”, disse Valdomiro Arruda lembrando que no Natal, os pacientes atendidos pela Casa da Mãe Joana, receberam cestas básicas.

O presidente da instituição filantrópica, Paulo Rogério Rodrigues, falou sobre o trabalho realizado pela Casa da Mãe Joana de apoio a 65 pacientes soropositivos de HIV  dos quais 25 são residentes fixos da instituição. “Agradecemos muito o apoio da Prefeitura e do Conselho. A instituição sobrevive de doações da sociedade. Com a pandemia pssamos momentos difíceis mas a Prefeitura sempre nos dá esse apoio”, agradeceu Paulo Rogério.

Para quem é atendido na instituição, o acolhimento e a lembrança são bem vindos. “As doações são essenciais para a manutenção da instituição, nós dependemos da ajuda e da solidariedade humanas”, disse um dos pacientes. Há 40 anos afastado da família hoje João – como vamos chamá-lo -, vive na instituição a cerca de 4 anos. “Fui um aventureiro, viajei pelo mundo, realizei meu grande sonho de pisar na terra dos meus ancestrais, a África, e hoje estou aqui”, contou João.

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As marmitas foram acompanhadas de salada, gelatina e refrigerantes.

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CUIABÁ

Vacinação na UBS do Dr. Fábio está temporariamente suspensa; veja outros locais para se vacinar

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Gustavo Duarte

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A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a vacinação de rotina e contra a covid-19 está temporariamente suspensa na unidade básica de saúde do bairro Dr. Fábio, devido a problemas na câmara fria. A manutenção já foi acionada e a previsão de retorno do serviço no local é até a próxima semana. 

A SMS destaca ainda que a população pode buscar as vacinas de rotina nas demais unidades básicas de saúde, sendo que as mais próximas ficam nos bairros Novo Horizonte e Altos da Serra. Já no caso da vacina contra a covid-19, os locais mais próximos são CPA 3 e Três Barras. A lista completa de locais de vacinação contra a covid-19 está disponível no site vacina.cuiaba.mt.gov.br

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CUIABÁ

Ouvidoria Geral do Município atinge a marca de 95% das demandas respondidas em 2021

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Gustavo Duarte

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Considerada uma das principais ferramentas de comunicação entre o Executivo Municipal e a população quando o assunto é: dúvidas, elogios, reclamações, sugestões e denúncias no âmbito da administração pública, a Ouvidoria Geral do Município (OGM) tem cumprindo com excelência seu papel, alcançado índices satisfatórios com a  margem de 95% das demandas respondidas nos últimos meses de 2021, novembro e dezembro, respectivamente. 

A Pasta recebe uma média de 180 mensagens por dia em seus principais canais de comunicação, e-mail e WhatsApp. Em seguida, são analisadas de maneira individual pelos atendentes e repassadas às ouvidorias setoriais, em anexo às secretarias municipais, responsáveis pelo fornecimento das respostas. O prazo para retorno estipulado por lei é de 20 dias, no entanto, o mesmo pode ser prorrogado por mais 10. 

Após o registro da manifestação, um protocolo é gerado, possibilitando que o cidadão acompanhe sua dúvida pela internet, dispensando a necessidade de comparecimento presencial. 

O ouvidor-geral, Heitor Reyes afirma que a ouvidoria é o canal mais ágil do Executivo para solução das demandas, oferecendo um atendimento diferenciado e contundente na busca de soluções. A particularidade que já está sendo colocada em prática este ano é a inclusão da pesquisa de satisfação nos canais de comunicação, oportunizando  que os munícipes avaliem os serviços prestados, contribuindo para a otimização de políticas públicas. 

“Algumas são mais difíceis, então a Prefeitura de Cuiabá não consegue resolver em curto prazo de tempo. Já lançamos neste mês a nossa pesquisa de satisfação online. Antigamente escolhemos 10% das pessoas e retornavam perguntando. Hoje conseguimos tanto pelo e-mail, quanto whatsapp falar com o município foi atendido. Destaco que somos os mediadores legais do Poder Público e os casos em que há demora, geralmente são aqueles que fogem da nossa alçada”, elencou. 

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A OGM suspendeu os atendimentos presenciais ao público em todas as suas unidades após servidores serem acometidos pela Covid-19 e Influenza. A portaria nº 01/2022 foi publicada na Gazeta Municipal desta quinta-feira (20). Os serviços continuam sendo concedidos de forma ininterrupta, porém de forma remota. 

Confira:

Telefone: 0800 645 01 56

 WhatsApp: (65) 9.9263-9779

E-mail: [email protected]

Site:http://transparencia.cuiaba.mt.gov.br/portaltransparencia/transparencia/#/ouvidoria/registremanifestacao

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