conecte-se conosco


POLÍTICA NACIONAL

Solidariedade suspende filiação de vereador acusado de racismo contra criança

Publicado


source
Vereador negou crime em entrevista
Reprodução/ TV TEM

Vereador negou crime em entrevista


A direção do partido Solidariedade, em São Paulo, decidiu pela suspensão da filiação do vereador Gercimar Maximiliano de Mattos, da Câmara Municipal de Planalto. Mais conhecido como Gerson do Bar, o edil é acusado de racismo contra uma criança negra de dois anos. Ele nega o crime.

A mãe da menina, a atendente Carolaine Vilela, disse à TV Tem que recebeu os ataques após publicar uma foto de sua filha com a filha do vereador em uma rede social – as crianças são colegas porque Carolaine é amiga da ex-mulher de Gerson. Algumas das mensagens preconceituosas que ela recebeu foram: “Eu não quero essa sua pretinha feia e fedida com a minha filha” e “minha filha não entende o que é certo ou errado, mas se vocês insistir (sic) nisso, é essa sua neguinha que vai pagar o preço”.

Mensagens recebidas pela mãe da criança, a atendente Carolaine Viella
Reprodução/ G1

Mensagens recebidas pela mãe da criança, a atendente Carolaine Viella


À emissora de TV, a mãe disse que ficou “sem chão” ao ler as ofensas. “Tive que mudar de casa porque não estava me sentindo segura, por causa das ameaças de vida. A menina não está podendo mais frequentar a creche. Vou sozinha para o serviço, mas, à noite, meus patrões precisam me trazer de volta”, relatou.

O iG tentou contato com o parlamentar, mas não conseguiu retorno. Ao falar com a emissora, ele negou que tenha enviado as mensagens. “Jamais, nunca na vida, eu teria coragem de ofender um adulto dessa forma, quem dirá uma criança”, se defendeu.

Leia Também

Diante disso, o partido se pronunciou por meio do presidente do diretório paulista, o deputado estadual Alexandre Pereira. Em nota compartilhada no Twitter, a legenda repudiou o caso. “Nós, enquanto um partido formado por cidadãos que buscam um futuro melhor, manifestamos nosso repúdio a todo e qualquer tipo de injúria racial e violência, principalmente contra crianças e adolescentes. Lutamos pelos desfavorecidos e seguiremos atentos aos mais vulneráveis”, afirmou.

Leia mais:  Aliados pressionam Alckmin a desistir da vice de Lula


O texto diz ainda que a legenda vai aguardar “a apuração dos fatos junto às autoridades competentes”. Se comprovada a veracidade das acusações, o partido admite que poderá encaminhar o caso para sua Comissão de Ética com um pedido de expulsão do vereador. Por ora, ele apenas foi suspenso por seis meses, com possibilidade de prorrogação por mais seis meses.

Enquanto isso, o caso é investigado sob sigilo pela Delegacia Seccional de São José do Rio Preto. De acordo com O Globo, os investigadores já colheram o depoimento de Carolaine e coletaram as mensagens no aparelho celular dela. Já o parlamentar ainda será intimado a depor.


No âmbito político, a Câmara Municipal de Planalto também se posicionou. Foi instaurada uma Comissão Processante para investigar se o vereador cometeu o crime de quebra de decoro parlamentar.

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA NACIONAL

Enquanto aguarda Alckmin, Lula conversa com PSD e estuda aliança com Pacheco

Publicado


source
Ex-presidente Lula em entrevista ao podcast Podpah
PrintScreen/ Youtube Podpah

Ex-presidente Lula em entrevista ao podcast Podpah

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o Adalclever Lopes, coordenador da campanha do prefeito de BH, Alexandre Kalil, na sexta-feira (4). O encontro faz parte dos diálogos que o petista mantém com o partido de Kassab em busca de apoio à sua candidatura . Uma das possibilidades da aliança é que Lula apoie Kalil enquanto o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), entraria como vice da chapa presidencial.

Por enquanto, a única garantia do petista é o apoio do PSD em um eventual segundo turno contra Bolsonaro (PL).

Pacheco seria o plano B de Lula. O petista aguarda a decisão de Alckmin, o favorito para compor a chapa presidencial . O ainda tucano, no entanto, ainda não se decidiu se vai para o PSB para ser vice de Lula ou se disputa o governo de São Paulo pelo PSD.

Parte da cúpula do PT acredita que uma aliança com Pacheco produziria o mesmo efeito que Alckmin como vice, isto é, representaria um aceno ao centro e ao mercado.

Comentários Facebook
Leia mais:  Paes anuncia cancelamento da festa de réveillon no Rio: "Vai fazer falta"
Continue lendo

POLÍTICA NACIONAL

Moro e Leite se reúnem uma semana após tucano ser derrotado por Doria em prévias

Publicado


source
Sergio moro e Eduardo Leite
Reprodução/redes sociais

Sergio moro e Eduardo Leite

pré-candidato à presidência Sergio Moro (Podemos) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) se encontraram na manhã deste sábado (4). A reunião foi divulgada pelos dois políticos em suas redes sociais. 

“O combate às desigualdades, a retomada da economia e a importância da construção de convergências políticas para trazer o país de volta ao equilíbrio e ao bom senso estiveram na pauta”, disse o governador.

O encontro acontece uma semana após Leite perder as prévias do PSDB que escolheram o atual governador de São Paulo, João Doria, como representante do partido na disputa pela presidência da República em 2022 .

Moro, que recentemente se filiou ao Podemos, já aparece na terceira colocação nas pesquisas de intenção de voto. Na publicação em que divulga o encontro, o ex-juíz diz que é “fundamental criarmos pontes para que possamos construir o País que merecemos: longe do passado de corrupção e sem autoritarismo, inflação, pobreza e desemprego”.

Leia Também

Leia mais:  Daniel Silveira festeja volta à Câmara e Lira segura suspensão de seu mandato



Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana