conecte-se conosco


MATO GROSSO

Protótipo agiliza serviço do Corpo de Bombeiros em atendimento de ocorrências em MT

Publicado


O “Sistema de Gestão de Equipamentos Operacionais” desenvolvido pela Unemat foi apresentado ao presidente da Fapemat, Marcos de Sá, ao pró-reitor de Administração da universidade, Tony Hirota Tanaka, e ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges Ferreira, e demais membros da corporação nesta sexta-feira (19.01). Foram investidos R$ 200 mil e a construção e desenvolvimento do sistema levou cerca de 8 meses.

O protótipo criado por fomento da Fapemat para a gestão de equipamentos operacionais do 1º Comando do Corpo de Bombeiros de Cuiabá vai agilizar o atendimento das demandas da corporação. Quando implantado, a checagem que era feita de forma manual, antes e após ocorrências, agora será digital, com cadastro prévio de materiais, equipamentos e viaturas.

Na prática, é um dos exemplos para demonstrar a união do conhecimento científico para resolver questões práticas e a melhoria da oferta de serviços públicos para o cidadão. Por transferência de tecnologia, o protótipo é de propriedade da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e pode ser replicado para os comandos das forças do setor.

A tecnologia utilizada para isso é a chamada Internet das Coisas (IoT, em inglês), onde objetos têm conexão digital para transmissão de dados, uma realidade que será mais comum com a internet 5.0.

Gestão e monitoramento

O sistema desenvolvido insere a automação para checagem de materiais e equipamento via sensores e etiquetas por rádio frequência. Através de um computador é possível um bombeiro militar fazer todo o procedimento e acompanhar situação dos equipamentos e materiais, se estão aptos para uso, em manutenção ou inservível. É uma ferramenta que possibilita gestão, controle e monitoramento.

O presidente da Fapemat explica que o protótipo é mais uma prova de que o investimento do Governo do Estado em ciência, inovação e pesquisa pode melhorar a vida em sociedade. “A fundação vai aproximar a sociedade do conhecimento científico e melhorar a vida de todos”, afirma.

Leia mais:  Transformação Digital no serviço público é tema de Webinar

O serviço foi possível devido ao edital 001/2020 lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), em parceria com a Sesp.

O pró-reitor da Unemat, Tony Hirota Tanaka, destacou que o protótipo desenvolvido pela universidade é a “tríplice hélice empreendedora da integração Estado, universidade e sociedade”. Ele diz que a resposta do Corpo de Bombeiros para a sociedade será muito mais rápida.

“Nós da universidade entendemos, que se trabalharmos em conjunto, faremos a diferença. Com pouco investimento, conseguimos entregar algo que se torna escalável. E vai trazer economia no Estado, não só de tempo, como de controle e de melhoria do investimento público. E com mais transparência para a sociedade. É a nossa resposta”, avalia.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges Ferreira, destacou a entrega de uma tecnologia importante para aplicação direta do trabalho da corporação. “Essa transformação da Fapemat é importante para fomentar pesquisas e aplicar produtos com benefício direto ao cidadão. Parabéns à Unemat, ao professor coordenador Everton e toda equipe. Porque a Fapemat tem aplicado bem os recursos. Nossa corporação tem visão de futuro para evolução das nossas unidades, agregando tecnologia para facilitar nossos serviços”.

Sistema e seu impacto

O coordenador do projeto do protótipo, professor Dr. Everton Nascimento, da Unemat, campus Barra do Bugres, explica o funcionamento do sistema. “A ação foi totalmente automatizada por meio de sensores e etiquetas com Identificação por Rádio Frequência, RFID, que identificam todos os materiais dentro da viatura, e apontam com um checklist o que deveria estar na viatura, o que pode estar faltando ou estar inoperante, antes mesmo da viatura sair”, explica.

Ele cita a solução como rotina de trabalho de profissionais para a conferência de materiais de uma unidade do Corpo de Bombeiros para atender ocorrência, graças às informações presentes nas etiquetas de cada equipamento e leitura feita pelas antenas de rádio frequência.

Leia mais:  Curta-metragem "Olhos da Alma" estreia no Cine Floresta nesta quarta-feira (1º)

A agilidade pode ser comparada pelo fato de que sem o protótipo desenvolvido pela pesquisa a conferência é feita de forma manual, na ação chamada passagem de serviço. Quando o bombeiro militar responsável pela viatura no turno anterior faz a entrega da viatura para aquele responsável pelo próximo turno.

“O edital de fomento que lançamos possibilitou a aplicação do conhecimento, das técnicas existentes e da pesquisa para inovar um processo. Os profissionais envolvidos da Secretaria de Segurança, os professores e técnicos da Unemat e a corporação do Corpo de Bombeiros estão de parabéns. São essas soluções da ciência que precisamos ter, e é uma orientação do governador, que todo investimento traga resultado prático para todos os cidadãos”, afirmou.

O coordenador do projeto destacou ainda que o produto desenvolvido possibilita que o sistema, futuramente, seja expandido para outras unidades da corporação, e, dada à transferência de tecnologia, de propriedade da Secretaria de Estado de Segurança Pública, pode ser adaptada a outras situações.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Curta-metragem “Olhos da Alma” estreia no Cine Floresta nesta quarta-feira (1º)

Publicado


Estreia, nesta quarta-feira (1º.12), o curta-metragem “Olhos da Alma”. O projeto foi selecionado no edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). O filme será exibido no Cine Floresta, a partir das 18h, e o ingresso será gratuito.

O curta, produzido e filmado em Alta Floresta, conta a história de Maria, uma jovem adulta marcada pelas tristes memórias de violência sofridas na infância. É uma história de perdão e resiliência.

Grande parte do elenco e da equipe é de Alta Floresta. A proponente do projeto, Renata Crizanto, ressalta a qualidade da produção audiovisual de Mato Grosso. “Eu acompanho muita coisa boa que é produzida aqui, inclusive os festivais de cinema do estado. Fazer parte desta história é uma grande oportunidade para fortalecer ainda mais o cinema mato-grossense. Trabalhar com tantos profissionais excelentes no que fazem é maravilhoso”, diz Renata, que também assina a produção executiva.

Para a roteirista e diretora Maria Andreia Santos ver seu filme finalizado e pronto para ser exibido nas telas do cinema é uma vitória. “Eu comecei a escrever este roteiro em 2016, mas durante vários anos ele ficou guardado. Graças ao fomento para o setor da cultura foi possível concretizar este sonho. O tema do filme é muito sensível, porém necessário. E o cinema nos possibilitou levantar questionamentos sobre o mesmo assunto em diferentes níveis, de forma cuidadosa e reflexiva”.

Os bastidores do curta-metragem podem ser vistos nas redes sociais do projeto no Instagram e Facebook. Em uma parceria com a Comissão de Gênero do IFMT Campus Alta Floresta, uma live foi realizada para ajudar a identificar e acolher crianças abusadas e também para garantir o acesso à informação e difusão dos métodos mais assertivos de acolhimento e responsabilização dos agressores. O conteúdo pode ser acessado aqui.

Leia mais:  Comandante-geral da PMMT é homenageado com medalha Mérito da Força Nacional

Serviço

Estreia do curta-metragem “Olhos da Alma”

Quando: 1º de dezembro de 2021 (quarta-feira), às 18h

Local: Cine Floresta, localizado na Av. Ariosto da Riva, 2519 – Centro, Alta Floresta-MT

Recomendação: chegar com 1h de antecedência para retirar o ingresso

*Com informações da assessoria

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Sine Estadual disponibiliza mais de 2,7 mil vagas de emprego nesta semana

Publicado


O Sistema Nacional de Emprego (Sine), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), divulga nesta semana 2.740 vagas de emprego disponíveis. As oportunidades estão espalhadas em diversas áreas nos 32 postos do Sine instalados em 29 municípios no Estado de Mato Grosso.

Em Cuiabá e Várzea Grande, para o público em geral, são 242 oportunidades de emprego para as áreas de: instalador de película solar (insulfilm), funileiro de veículos (reparação), coordenador de mídia, manicure, professor de matemática do ensino fundamental, representante comercial autônomo, técnico em segurança do trabalho e veterinário.  

Já para as Pessoas com Deficiência (PCDs) estão disponíveis 15 vagas, dentre elas: agente de portaria, ajudante de carga e descarga de mercadoria, ajudante de obras, assistente de vendas, auxiliar administrativo, auxiliar de limpeza, auxiliar de logística, consultor de vendas, pedreiro e técnico em segurança do trabalho. 

No município de Primavera do Leste (a 240 km da capital) são 417 oportunidades disponíveis nas áreas de borracheiro, estoquista, ajudante de carga e descarga de mercadoria, auxiliar de instalação (equipamentos de rádio), trabalhador agrícola polivalente, instalador hidráulico e vendedor de comércio varejista. Para carpinteiro e pedreiro são 100 vagas para cada área. 

Em Sinop (a 477km da capital) estão disponibilizadas 297 vagas, como: assistente administrativo, motorista entregador, churrasqueiro, bobinador-eletricista, Instalador de aparelhos telefônicos, operador de caixa, babá e motorista de ônibus urbano. 

Para Sapezal (a 560 km da capital) são 255 oportunidades nas áreas de operador de pá carregadeira, adestrador de animais, auxiliar de linha de produção, vigia, ajudante de serviço de aplicação de produtos agroquímicos, soldador eletricista de manutenção em geral. Somente para operador de máquina agrícola e ajudante de motorista são 67 e 57 vagas, respectivamente. 

Leia mais:  Conselho Estadual de Cultura prorroga inscrições para eleição de novos membros

Já em Nova Mutum (a 259 km da capital) foram disponibilizadas 160 vagas, como: frentista, promotor de vendas, auxiliar administrativo, técnico em meio ambiente, segurança e saúde, armazenista, classificador de grãos e lavador de veículos.

Os municípios de Lucas do Rio Verde, Alto Araguaia, Sorriso, Rondonópolis e Canarana somam 773 vagas. 

Segundo Simone Koehler, coordenadora do Sine MT, é importante frisar que as vagas ofertadas pela Rede Sine são diárias e que a todo momento novas vagas são cadastradas, de acordo que as mesmas vão sendo preenchidas. 

“Se o trabalhador fez uma verificação de oportunidade, e naquele momento não tinha uma vaga disponível, de acordo com o seu perfil profissional, que ele não desanime e continue buscando as vagas do Sine”, finaliza. 

Os trabalhadores podem fazer a verificação de vagas diariamente, utilizando o portal www.empregabrasil.mte.gov.br ou pelo aplicativo de celular Sine Fácil Trabalhador.

Atendimento

Além do trabalho de intermediação de mão de obra, o Sine realiza serviço de habilitação do seguro desemprego, atendimento orientado sobre a utilização da Carteira de Trabalho Digital e Previdência Social. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas, que são ofertadas diariamente.

Os interessados podem comparecer aos postos de atendimento, portando documentos pessoais e comprovante de residência, facilitando os trâmites do atendimento. Procure os postos mais próximos de sua residência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana