conecte-se conosco


MATO GROSSO

Ingresso de mulheres no Corpo de Bombeiros de Mato Grosso completa 20 anos e transforma ambiente culturalmente masculino

Publicado


O governador Mauro Mendes e a primeira-dama, Virginia Mendes, participaram nesta quarta-feira (17.11) do 2º Encontro Estadual de Bombeiras Militares em Mato Grosso, evento que tem por objetivo discutir políticas de melhoria das diretrizes que permeiam o trabalho das mulheres na Instituição.

O ato, este ano, marca os 20 anos desde que foram incluídas as três primeiras oficiais femininas no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, e trouxe como eixo central o combate à violência contra mulher.

Oficial da primeira turma de praças do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, a tenente-coronel BM Vivian Rizziolli Corrêa se emocionou durante seu discurso e agradeceu o empenho da atual gestão do Governo do Estado em aperfeiçoar a vivência das mulheres na Corporação.

A tenente-coronel destacou, ainda, a dedicação da primeira-dama Virginia Mendes nas ações em prol das mulheres de Mato Grosso. “Foi uma luta chegar onde nós chegamos, então gostaríamos de agradecer de coração ao governador e a primeira-dama e, dizer especialmente para a senhora, primeira-dama, que a senhora é motivo de inspiração para nós. Nosso sentimento é de muita gratidão por tudo que a senhora tem feito por nós. Digo isso em nome do Comando. Eu faço parte da primeira turma de mulheres, então fico muito feliz de ver tudo o que conseguimos alcançar com tanto trabalho e dedicação. No começo foi difícil, porque era um ambiente completamente masculino, mas a gente foi conquistando o nosso espaço e graças a Deus hoje estamos desempenhando papéis importantes dentro da Instituição”.

De 2001 até aqui, o ingresso das mulheres no Corpo de Bombeiros quebrou diversos mitos e dilemas que permeavam o ambiente militar, até então em sua totalidade ocupado pelo sexo masculino.

Leia mais:  Inscrição no edital de Audiovisual requer registro de roteiro

As mudanças foram culturais e estruturais, como a readequação dos quartéis para que atendessem às necessidades das mulheres, a criação de regulamentos específicos quanto à apresentação pessoal e de direitos, como a licença à gestante.

Fruto destes avanços, a soldado BM Eliane Diehl, que ingressou há três anos no CBMMT, ressaltou que, apesar de ainda serem minoria dentro da Corporação, as mulheres comprovam no dia a dia que possuem a mesma capacidade que qualquer oficial do sexo masculino.

Vale destacar que, durante os cursos de formação, todas as mulheres são submetidas a diversas atividades e testes, assim como os demais alunos homens, como provas de salvamento aquático, salvamento terrestre, salvamento em altura, ordem unida, educação física, combate a incêndio, atividades de sobrevivência em ambientes de difícil acesso, testes em ambientes confinados, dentre outros.

“Eu sempre tive muita admiração pelo trabalho desempenhado pelos Bombeiros, isso me inspirou a entrar pra a Corporação. Hoje eu atuo na parte operacional, vou para os combates, atendo ocorrências, trabalho diretamente no salvamento de vítimas… Então, nós somos tão capazes quanto os homens. Estamos aqui para provar que apesar de ainda sermos minoria dentro da Corporação, nós temos tanta capacidade como qualquer bombeiro homem”, disse a soldado.

“Eu gostaria somente de agradecer a todas vocês, pelo trabalho, pelo comprometimento, pelo brilhantismo da função que vocês desempenham junto ao Governo de Mato Grosso. Em nome da tenente-coronel Vivian, responsável pela organização deste evento, e da minha esposa a primeira-dama Virginia Mendes – que fez questão de participar deste ato -, gostaria de cumprimentar a todas e dizer que reconheço a profunda importância do serviço que vocês prestam à vida da nossa população e a preservação do nosso patrimônio. Eventos como este servem para aprimorar ainda mais estes serviços, para que juntos possamos evoluir e entregar a paz, a segurança e a tranquilidade que todos nós esperamos”, finalizou o governador Mauro Mendes.

Leia mais:  Primeira-dama e Vila Konceito promovem evento beneficente em prol do Hospital Estadual Santa Casa

2º Encontro de Bombeiras

O Encontro de Mulheres Bombeiras Militares surgiu da necessidade de alcançar todos esses anseios que envolvem a temática, visando implantar uma cultura de inclusão e igualdade profissional, dentro das especificidades do gênero.

Anualmente, em vários estados do Brasil, os Corpos de Bombeiros Militar têm ensejado esforços em realizar encontros entre as Bombeiras Militares, com o objetivo principal de tratar diretamente sobre temas que envolvam a vivência da mulher nas Corporações, relatando sobre os desafios do cotidiano, busca de conhecimento e conquistas de seus direitos dentro das fileiras que ocupam.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Seminário vai debater a valorização da produção literária e dos autores mato-grossenses

Publicado


Ocorre nesta quarta-feira (1º.12), às 19h, o seminário “Caminhos e desafios para a valorização dos autores mato-grossenses”. O evento será online, com transmissão pelo canal Instituto Saberes no YouTube. A proposta do seminário é debater políticas públicas que valorizem e fortaleçam a produção literária mato-grossense e seus autores. O evento é um dos projetos contemplados no edital Movimentar, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Durante o evento será apresentado um panorama das produções mato-grossenses e exemplos de municípios que implementaram políticas de fomento à produção, leitura, e aquisição de obras. Além disso, o Instituto Saberes apresentará uma minuta de projeto de lei para criação da Feira Literária Mato-grossense (FLIM) e a Política Estadual de Valorização dos Autores Mato-grossenses, que serão colocados sob consulta pública e posteriormente protocolados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

O seminário pretende envolver gestores públicos, profissionais que atuam em bibliotecas, profissionais da educação e mediadores de leitura, na valorização dos autores e das obras mato-grossenses, bem como a inclusão dessas obras no currículo escolar.

O evento contará com a participação do secretário de estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Beto Dois a Um, e do secretário-adjunto de Cultura (Secel-MT), Jan Moura. Também participam os escritores Eduardo Mahon, Marta Cocco e Luciene Carvalho, a professora Dra. Vanilda Reis, e a presidente do Instituto Saberes, Vanilda Reis.

Serviço

Seminário “Caminhos e desafios para a valorização dos autores mato-grossenses”

Quando: 1º de dezembro de 2021 (quarta-feira), às 19h

Link para a transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=f3-ZWuF55k0

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Seminário vai debater a valorização da produção literária e dos autores mato-grossenses
Continue lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil abre investigação para apurar crime de maus-tratos e lesão contra bebê de 10 meses

Publicado


A Polícia Civil em Paranatinga abriu investigação para apurar o crime de maus-tratos seguido de lesão corporal grave contra uma bebê de apenas 10 meses de idade, que deu entrada no Hospital Regional de Rondonópolis, no último sábado (27.11), com diversas fraturas pelo corpo.

A mãe da criança, de 25 anos, foi detida em flagrante após o hospital acionar o Conselho Tutelar, que comunicou a Polícia Militar. Os militares conduziram a mulher à 1ª Delegacia de Rondonopópolis, onde ela foi atuada em flagrante por lesão corporal qualificada.

A criança deu entrada na unidade hospitalar em Rondonópolis depois de ser encaminhada pelo Hospital de Paranatinga. As lesões apresentadas não condiziam com o que a mãe havia informado, de que a bebê havia caído de um triciclo. A menina estava com ferimentos em várias partes do corpo, inclusive com sinais antigos das lesões. A equipe do hospital então acionou o Conselho Tutelar, que posteriormente chamou a polícia.

Um tio da criança ficou responsável por ela no hospital de Rondonópolis, enquanto a mãe foi conduzida à delegacia.

Paranatinga

Nesta segunda-feira, em diligências para localizar o padrasto e suspeito também das agressões contra a criança, os policiais chegaram até a residência do casal, na Vila Concórdia, em Paranatinga. No local, os investigadores encontraram uma pessoa que tem diversas passagens por tráfico de drogas, além do dono da casa. Em buscas no imóvel, foram apreendidas porções de entorpecentes, como maconha, cocaína e pasta base de cocaína.

Os dois suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia e autuados em flagrante por tráfico. Em relação ao crime de maus tratos, o suspeito de 24 anos será investigado pelo delito contra a criança. 

Leia mais:  Governo dará desconto no IPVA para participantes do Programa Nota MT

O delegado Hugo Abdon explica que a apuração sobre o crime de maus tratos seguido de lesão corporal segue pela Delegacia de Paranatinga e vai reunir os laudos médicos sobre o estado da criança, além da declaração dos Conselhos Tutelares de Paranatinga e de Rondonópolis, entre outras diligências necessárias.

O Poder Judiciário em Rondonópolis converteu a prisão em flagrante da mãe em prisão preventiva e ela segue detida na unidade prisional feminina do município.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana