conecte-se conosco


CUIABÁ

Estudantes participam de projeto piloto que discute a violência doméstica

Publicado


Jorge Pinho

Clique para ampliar

Cerca de 250 estudantes do 9° Ano de três escolas da rede pública municipal de ensino estão participando do projeto piloto Mãos Amigas, criado pela Secretaria da Mulher e desenvolvido por meio de parcerias com as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, e o Tribunal de Justiça. A iniciativa, inédita, faz parte de uma campanha mundial de 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulheres e visa sensibilizar, conscientizar e engajar a sociedade em defesa da causa feminina e contra a violência doméstica.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado falou sobre a ação que contribui para a formação integral dos estudantes. “Uma das prioridades da gestão Emanuel Pinheiro é a formação humanizada e integral dos nossos estudantes. Nesse sentido a gestão investe na formação continuada de profissionais, nas ações que aproximam as famílias das unidades educacionais e em programas que possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse a gestora.

Cumpindo a programação de ações previstas na campanha, a  secretária Municipal da Mulher, Luciana Zamproni ministrou a palestra na manhã desta quarta-feira (24), na Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Nossa Senhora da Penha de França, no Distrito do Coxipó do Ouro. A unidade educacional atende 440 estudantes, de 16 comunidades próximas, da Educação Infantil (Jardim II e Pré Escola I e II), ao Ensino Fundamental (do 1º ao 9º Ano) com duas turmas do 9º Ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com a secretária Municipal da Mulher, Luciana Zamproni quando se fala sobre violência doméstica é importante pensar que tudo começa na base. “Se não falarmos com as crianças não quebramos esse ciclo de violência. Então, em março, criamos o Projeto Mãos Amigas com capacitação para os profissionais da saúde e da assistência social e a sensibilização dos alunos. Neste ano iniciamos o projeto piloto e no ano que vem, daremos continuidade. Cuiabá é mais uma vez um case de sucesso. Sai na frente sensibilizando seus alunos e profissionais para discutir sobre o tema. A gestão humanizada do Prefeito Emanuel Pinheiro tem esse perfil e trabalha na transversalidade e, em cada escola que esse projeto passar, nós teremos seres humanos melhores e construção de famílias melhores”, disse ela.

Leia mais:  Sine Municipal começa semana com oferta de 574 oportunidades de emprego

Além das palestras onde são repassadas informações sobre os tipos de violência, a Lei Maria da Penha, rede de apoio e orientações sobre o que fazer, os estudantes recebem uma cartilha. A proposta, é fazer com que eles possam se tornar multiplicadores dessas informações na escola, na sua família e na comunidade onde vivem.

O diretor da EMEB Nossa Senhora da Penha de França, Ednilson Albino de Carvalho, acompanhou a palestra e disse que o diálogo sobre os direitos da mulher é pertinente, atualizado e fundamental para a formação integral dos estudantes. “Tudo que puder contribuir para a paz nas famílias e nos lares, para a paz construída com base no respeito, na valorização de gênero, é importante para a formação do ser humano. Na verdade, esse diálogo é pertinente para todo o processo formativo do estudante e fundamental. Tratar dessas questões, refletir com os estudantes pra que eles possam se tornar protagonistas nessa relação é também o papel da escola. E, a violência contra as mulheres, a violência doméstica não é uma pauta só das mulheres e sim de toda a sociedade”, disse o diretor escolar, Ednilson Albino de Carvalho.

O estudante Gabriel Santana de Almeida, 14 anos, morador da comunidade de Barreiro Branco considerou a palestra positiva. “Bem legal e importante vai fazer um bem enorme para a sociedade. Tem coisas que eu não sabia sobre a Lei Maria da Penha e o conhecimento ajuda as pessoas a melhorarem. A cada palestra e projeto que a gente participa aprendemos mais e nos preparamos para enfrentar o mundo. É uma semente que é plantada e que precisamos cultivar”, disse Gabriel de Almeida.

Cintia Lorraine Campos Nascimento, de 15 anos, também moradora da comunidade do Barreiro Branco disse que a palestra trouxe informações que não conhecia. “Achei super importante. Não sabia que existiam várias formas de violência e achei importante falar sobre o tema na escola”, disse ela.  

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá cria programa de educação ambiental para reforçar a limpeza da cidade

A palestra já foi realizada no dia 22 para estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ranulpho Paes de Barros, localizada no bairro Santa Isabel e no próximo dia 26, será na Escola Cívico Militar Cuiabana (ECIMC) Prof.ª Maria Dimpina Lobo Duarte, localizada no bairro Coxipó.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro atenderá à imprensa na quarta-feira, 01/12

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A Secretaria de Comunicação informa que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, irá atender a imprensa na quarta-feira, data de 01/12, às 9h, no auditório da Secretaria de Educação de Cuiabá. 

A transferência da agenda deve-se à elaboração de normativas referentes a medidas de prevenção a Covid19 que serão anunciadas durante a coletiva à imprensa.

Serviço

Coletiva de Imprensa 

Data: 01/12, quarta-feira

Hora: 9h

Local: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação

Rua Diogo Domingos Ferreira, 292 – Bandeirantes

Comentários Facebook
Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA - Emanuel Pinheiro entrega mais de 6 km de pavimentação no bairro São João Del Rei
Continue lendo

CUIABÁ

Está aberto o período de solicitação de matrícula para unidades educacionais localizadas nas Regionais Sul e Oeste

Publicado


Assessoria

Clique para ampliar

A partir desta segunda-feira (29) até o dia 3/12, está aberto o período de solicitação de matrícula para alunos novos na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses, para unidades educacionais localizadas nas Regionais Sul e Oeste. As solicitações de matrícula são feitas somente por meio do portal Matrícula Web cujo acesso está disponível no site da Prefeitura de Cuiabá No total, para os novos alunos nessa faixa etária, estão sendo disponibilizadas 4.260 vagas.

De acordo com os Decretos Municipais nº 6.293/2017 e 8.620/2021, a prioridade do Município é atender as crianças com deficiência, as beneficiárias do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), e de famílias de baixa renda. Caso haja empate, o critério de desempate é a proximidade da unidade educacional.

Passo a passo

Para fazer a solicitação de matrícula o pai ou responsável deve acessar o link no site da Prefeitura de Cuiabá, preencher o formulário com informações pessoais e da criança e/ou atualizar informações já existentes. Após isso, o próprio site direciona para a página de solicitação de matrícula, onde os pais ou responsáveis poderão indicar a unidade educacional de sua escolha, dentre as listadas.

Confirmação de matrícula

A publicação das solicitações de matrícula que serão atendidas será no dia 17/01/2022, também no site da Prefeitura de Cuiabá.

A confirmação de matrícula, com a apresentação e entrega dos documentos pessoais e das crianças nas unidades educacionais, deve ser feita nos dias 20 e 21/01/2022.

Entre os documentos que os pais ou responsáveis deverão apresentar (cópias e originais) estão a Certidão de Nascimento ou Partilha de Nascimento ou Protocolo de Refúgio ou, na ausência deste, a Carteira Nacional de Registro Migratório (CNRM). O cartão de vacina atualizado e no caso de estudantes com deficiência, o laudo médico. Se a criança é beneficiária do Programa Auxílio Brasil, deve ser informado à unidade educacional e levada uma cópia do documento (extrato atualizado do último benefício).

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá cria programa de educação ambiental para reforçar a limpeza da cidade

As matrículas serão vinculadas, preferencialmente ao CPF da mãe da criança. Os pais devem ainda informar contatos telefônicos válidos e variados, que possibilitem uma comunicação eficaz entre a unidade educacional e a família.

Etapa Educação Infantil e Ensino Fundamental

As matrículas para novos alunos da etapa Educação Infantil de 04 e 05 anos, e Ensino Fundamental, de 06 a 14 anos serão realizadas nos dias 04 e 05/01/2022 para as unidades educacionais localizadas nas Regionais Norte e Leste. E dias 06 e 07/01/2022 para as unidades educacionais localizadas nas Regionais Sul e Oeste.

A efetivação das matrículas nessa etapa será nos dias 10, 11 e 12/01/2022.

O total de vagas para o ano letivo 2022, incluindo Educação Infantil (faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses), Educação Infantil (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental (06 a 14 anos), é de 10.113.

Para orientar os pais ou responsáveis, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou telefones de contato. São eles, o 0800 646 2003, 645 6571, 3645 6560, 3614 4318, 3614 4313 e 99216 9738.

SERVIÇO:

 

MATRÍCULA WEB:  https://siged.cuiaba.mt.gov.br/matweb/login

Alunos novos na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses

Vagas disponíveis: 4. 260 vagas

Data: 22/11/2021 a 03/12/2021

Local: Site da Prefeitura de Cuiabá – link Matrícula Web

– Dias: 22/11/2021 a 26/11/2021 – Unidades Educacionais das Regionais Norte e Leste

– Dias: 29/11 a 03/12/2021 – Unidades Educacionais das Regionais Sul e Oeste

Divulgação da classificação no site da Prefeitura de Cuiabá: Matrículas atendidas: 17/01/2022

Confirmação de Matrícula nas unidades educacionais: 20 e 21/01/2022

Alunos novos da Educação Infantil, na faixa etária de 4 e 5 anos e Ensino Fundamental, de 06 a 14 anos

Data: 04/01/2022 a 07/01/2022

– Dias: 04/01/2022 a 05/01/2022 – Unidades Educacionais das Regionais Norte e Leste

– Dias: 06/01/2022 a 07/01/2022 – Unidades Educacionais das Regionais Sul e Oeste

Leia mais:  Cuiabá sedia maior evento de boxe do país de 4 a 12 de dezembro; Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer é parceira do evento

– Efetivação de matrículas nas Unidades Educacionais: 10, 11 e 12/01/2022

Telefones para orientação e esclarecimento de dúvidas: 0800 646 2003, 3645 6571, 3645 6560, 3614 4318, 3614 4313 e 99216 9738

Horário: das 8h às 18h (sem intervalo para almoço)

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana