conecte-se conosco


POLÍTICA MT

Audiência pública debaterá implantação de polo da Unemat em Sorriso

Publicado


Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A graduação de nível superior ainda é um sonho distante para milhares de estudantes do ensino médio em Mato Grosso. A ausência de vagas em instituições públicas e a falta de recurso financeiro para custear a graduação na rede privada, estão entre os maiores empecilhos para quem pretende dar continuidade aos estudos. 

No sentido contrário, segue o setor industrial que passou a importar mão de obra qualificada de outros estados. Em Sorriso, por exemplo, maior produtor de grãos do Brasil, a expansão de usinas de etanol de milho reascendeu a discussão em torno de investimentos para a formação de mão de obra qualificada.

 Atento à demanda, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) propôs a realização de audiência pública para debater a implantação de um polo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Sorriso.

 Protocolado na sessão plenária de quarta-feira (17), o Requerimento nº 680/2021 também sugere que o governo do estado leve em consideração as peculiaridades da região e, diante disso, “analise a possibilidade da oferta de novos cursos a fim de impulsionar, ainda mais, a área educacional e econômica da região médio norte”.

Agendada para o dia 10 de dezembro (sexta-feira), às 9 horas, no Pavilhão da Escola Estadual Ignácio Schevinski, a audiência pública é voltada para profissionais de ensino e demais membros da comunidade estudantil. Também são esperados representantes dos governos estadual e federal, além de prefeituras e câmaras de vereadores dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental (Cidesa).

 “Os estudantes de Mato Grosso são privilegiados por contar com uma universidade com o padrão de qualidade da Unemat. Por outro lado, precisamos reconhecer que algumas regiões cresceram acima da média estadual e em virtude disso, necessitam da prestação deste serviço educacional”, avalia o autor do requerimento, Xuxu Dal Molin.

Leia mais:  Deputado Barranco propõe criação da biblioteca digital com ferramenta "leitura em voz alta"

Ainda de acordo com o parlamentar, as tratativas para a implantação do polo da Unemat em Sorriso estão em fase avançadas. Isso graças a retomada das obras de construção da Escola Técnica de Sorriso, anunciadas no início deste mês pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgato.

Paralisado desde 2009, o projeto descritivo prevê a construção de 12 salas de aula, 11 laboratórios, um laboratório especial, biblioteca, centro de convivência, quadra poliesportiva, auditório com capacidade para 150 pessoas, entre outros.

Situada no bairro Industrial, zona leste de Sorriso, a nova escola técnica oferecerá cursos de nível técnico e superior para cerca de 2,5 mil estudantes.

 “Investir em educação é a forma mais eficaz para combatermos as desigualdades sociais. Os estudantes precisam ter a certeza de que quando concluírem o ensino médio, eles terão acesso gratuito a um ensino superior de qualidade aqui em Sorriso, na ‘porta de casa’. Ou seja, a garantia de que não precisarão mudar de cidade ou até mesmo de estado em busca de qualificação”, descreve Dal Molin.

Unemat – Fundada em 15 de dezembro de 1993, por meio da Lei Complementar nº 30, a Universidade do Estado de Mato Grosso é composta por 13 campus, 17 núcleos pedagógicos e 24 polos educacionais, totalizando 22 mil acadêmicos atendidos em 60 cursos presenciais e em outros 129 cursos ofertados em modalidades diferenciadas.

Na área de pós-graduação, a Unemat mantém quatro cursos de doutorados institucionais, quatro de doutorados interinstitucionais, três de doutorados em rede, 17 mestrados nos mais variados modos, além de dezenas de cursos de especialização.

Entre os cursos de graduação ofertados pela instituição estão: administração, agronomia, arquitetura e urbanismo, ciências biológicas, ciências da computação, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, educação física, engenharia elétrica, engenharia florestal, geografia, história, jornalismo, matemática, medicina, pedagogia, sistemas de informação, turismo e zootecnia.

Leia mais:  Botelho anuncia investimentos em ciclovia

SERVIÇO

O que? Audiência Pública para debater implantação de polo da Unemat em Sorriso

Quando? 10 de dezembro (sexta-feira), às 9h

Onde? Escola Estadual Ignácio Schevinski

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA MT

Deputado Thiago Silva defende correção da tabela salarial dos servidores do Detran

Publicado


Deputado Thiago reúne com servidores do Detran

Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA

O deputado estadual Thiago (MDB) Silva reforçou sua cobrança, durante a sessão legislativa de quarta-feira (24), para que o governo do estado possa fazer a correção da tabela salarial para os servidores do Detran-MT.

“Hoje os servidores da autarquia estão com o salário defasado em comparação a carreiras semelhantes no quadro do governo de Mato Grosso”, de acordo com o deputado, e por isso vem cobrando insistentemente que o governo priorize o reajuste salarial para a categoria que presta serviço direto com a população.

“Recebemos, em nosso gabinete na Assembleia e em Rondonópolis, os servidores do Detran solicitando a intermediação junto ao governo para que possa ter o entendimento de corrigir o salário dos servidores, que  encontra-se defasado. Precisamos priorizar a valorização dos servidor e é o nosso dever ser porta-voz desses profissionais que tão bem servem nosso Estado”, disse o deputado Thiago.

“Continuaremos em busca da construção do entendimento para a correção dessa defasagem salarial que sofremos nos nossos salários e fortalecendo essa luta”, disseram os servidores do Detran.

Thiago Silva recebeu os representantes do Sindicato dos Servidores do Detran também na quarta-feira, em Rondonópolis, que apresentaram a defasagem na tabela salarial. O deputado informou que irá se reunir, na próxima semana, em Cuiabá, com representantes do governo para que uma solução possa ser definida.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Leia mais:  Orquestra CirandaMundo apresenta trilha sonora de cinema neste sábado (27)
Continue lendo

POLÍTICA MT

Procurador da ALMT participa das atividades da Unale como palestrante

Publicado


Foto: Marcos Lopes

Entidades com atuação nacional no âmbito do Poder Legislativo realizaram atividades simultâneas durante a 24ª Conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais). Uma dessas instituições é a Associação Nacional dos Procuradores e Advogados do Poder Legislativo (ANPAL), que promoveu seu 48º Encontro Nacional. A programação da quarta-feira (24) teve como palestrante Grhegory Maia, procurador da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Na apresentação, intitulada “Resgate e reconfiguração: a odisseia do Parlamento”, o procurador abordou as mudanças e renovações sofridas pelo Poder Legislativo, onde a democracia se materializa e se consolida. “A ideia também era mostrar que o parlamento deve ser valorizado, pois é o local ideal e legítimo para determinadas discussões. Pude provocar os participantes e levá-los a refletir sobre o papel do Legislativo. Não devemos ultrapassar os limites constitucionais, mas não podemos estar submissos em relação aos demais poderes”, disse Grhegory.

Para Gabriel Caixeta, presidente da ANPAL, a palestra proferida pelo procurador de Mato Grosso foi importante por defender que um parlamento ativo e independente é condição de exercício do Estado Democrático de Direito. “De forma didática, Grhegory Maia colocou as casas legislativas como protagonistas, como responsáveis e atuantes na busca por soluções para os problemas da sociedade”, explicou o presidente, ressaltando que esses encontros colaboram para o fortalecimento do Legislativo e das carreiras que fazem parte dele. 

Foto: Marcos Lopes

As palestras da ANPAL durante o 48º Encontro trouxeram discussões sobre temas diversos, desde impeachment de governadores de Estado até normas ambientais estaduais que tenham como conteúdo a instalação e funcionamento de usinas nucleares no território dos estados. 

Encerramento – A 24ª Conferência Nacional da Unale foi concluída na manhã desta sexta-feira (26), com a premiação Assembleia Cidadã, que tem como objetivo incentivar ações voltadas à humanização do serviço público e dos parlamentos estaduais. Confira as instituições vencedoras: 

Leia mais:  Orquestra CirandaMundo apresenta trilha sonora de cinema neste sábado (27)

Categoria Gestão – Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Categoria Atendimento ao cidadão – Assembleia Legislativa do Amazonas

Categoria Projetos Especiais – Assembleia Legislativa de Pernambuco

Foto: Marcos Lopes

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana