conecte-se conosco


CUIABÁ

Agro da Gente: Produtores do ‘Assentamento da Mineira’ contam com suporte para transportar mercadorias para capital

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, participou nesta quarta-feira (17), da primeira entrega de alimentos da Associação de Agricultores Familiares da Mineira, localizado no Distrito do Aguaçu, na capital,  ao programa Mesa Brasil. A Prefeitura de Cuiabá, como estratégia de fomento à agricultura familiar, oferta à comunidade um caminhão para a entrega dos alimentos. A ação integra o programa ‘Agro da Gente’.  

Inicialmente, o serviço contempla a dez produtores cadastrados, onde os alimentos, (frutas, verduras e legumes) produzidos serão entregues ao Programa Mesa Brasil, mantido pelo sistema Sesc-Fecomércio. Na primeira remessa foram transportadas quase duas toneladas de alimentos.

Durante o evento, o secretário informou aos produtores daquela região, que tenham interesse em participar da ação, devem procurar a sede da Secretaria, em Cuiabá, para realizar o cadastramento. No total, o assentamento conta com 20 produtores da agricultura familiar.

O ‘Agro da Gente’ é executado em parceria com o Sesc, Senar, Empaer e Associação de Produtores.

“Essa gestão trabalha na construção de uma política que coloque o produtor de pequeno porte em lugar de destaque. Essa é a visão da Prefeitura de Cuiabá. É  a visão de toda equipe, que comprou a ideia, que acredita no potencial dos nossos agricultores. Não há como se desenvolver uma política sem conhecer as necessidades”, disse o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

Mediante a parceria, a partir de agora, uma vez na semana, sempre às quartas-feiras, o caminhão da Secretaria fará a logística do transporte de toda produção para a capital, sendo essa a principal dificuldade enfrentada pelos agricultores.

“Essa estratégia será de início. Se necessário, a equipe retorna ao assentamento, em cada propriedade para nova retirada. Hoje, temos dez produtores plantando e colhendo. Em tempo célere, que possamos ter 20,30 produtores, para que seus filhos e netos entendam que no campo também tem lugar para empreender, sem precisar se deslocar para a cidade para ter uma vida digna”, complementou Vuolo.

Leia mais:  Prefeito Emanuel Pinheiro atenderá à imprensa na quarta-feira, 01/12

Feliz,  o  senhor Moacir da Silva Aires, 59 anos, diz que teve a esperança renovada com a iniciativa. Ele conta que, por conta da falta de recursos para transportar sua plantação chegou a perder muitos itens. O alto valor do frete, que chegou a R$ 150 era o maior impeditivo ao trabalho.

“Com essa notícia agora, de que o pessoal da Prefeitura vem buscar o que a gente produz e levar para a cidade é outra coisa, tudo isso até parece um sonho. Agora não vou perder mais nada. Vou plantar para colher no tempo certo e ter o produto para entrega. Graças a Deus teremos essa ajuda”, declarou o produtor.

A presidente da Associação de Agricultores Familiares da Mineira, Alessandra Carneiro de Souza,  explica que no assentamento produz limão, abóbora, mamão, quiabo, alface, couve, rúcula, berinjela, coentro, cebolinha e  pepino. “Todos os moradores aqui do assentamento da Mineira sobrevivem da agricultura familiar. Com os altos custos dos produtos para o plantio, assim  como do transporte do que for produzido, estava inviabilizando o nosso trabalho. A maioria estava plantando apenas o suficiente para o consumo. Agora,  com o Agro da Gente, que já temos o destino certo, a hora é de trabalhar pra atender a demanda e abastecer o caminhão que virá toda semana”, agradeceu Alessandra.  

“O produtor rural precisa desse aporte da porteira para fora, porque pra dentro, o produtor se garante, ele sabe como produzir e pra fora, o importante é o preço. E é aí que entra esse suporte. Para que o que for produzido possa ter o lucro esperado por quem produziu”, ressaltou o agente técnico de Cuiabá da Empaer, Nivaldo Ponciano Coelho.

A produção será destinada ao programa Mesa Brasil do Sesc/Fecomércio que faz a distribuição de alimentos para as famílias carentes e instituições filantrópicas. “Cada dia a demanda aumenta. Esse apoio da Prefeitura, onde receberemos produtos frescos, nos deixa repletos de  orgulho. Os produtores podem ter a certeza que irão fazer muitas famílias felizes. As pessoas poderão ter uma alimentação saudável na mesa”, frisou a assistente social responsável pelo Mesa Brasil em Cuiabá, Jussara Teixeira.

Leia mais:  Controladoria Geral do Município premia 25 conselhos municipais com o Selo Conselho Transparente

Finalizando o evento, Vuolo fez um resgate das proposições construídas pela Pasta. “Esse sonho tem sido plantado há muitos anos. Mas agora ganhou a força maior, da União, daqueles que acreditam e desenvolvem ações voltadas ao produtor de pequena propriedade.

“É isso que nós queremos. Que essas pessoas possam produzir e colher o suficiente para ter qualidade de vida. Muito mais que produzir, queremos que esses produtores se transformem,  de fato, em empreendedores, que possam entender de fato que é a agricultura familiar é uma rica oportunidade de negócio, não apenas simplesmente uma fonte de renda”, finalizou o secretário. 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro atenderá à imprensa na quarta-feira, 01/12

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A Secretaria de Comunicação informa que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, irá atender a imprensa na quarta-feira, data de 01/12, às 9h, no auditório da Secretaria de Educação de Cuiabá. 

A transferência da agenda deve-se à elaboração de normativas referentes a medidas de prevenção a Covid19 que serão anunciadas durante a coletiva à imprensa.

Serviço

Coletiva de Imprensa 

Data: 01/12, quarta-feira

Hora: 9h

Local: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação

Rua Diogo Domingos Ferreira, 292 – Bandeirantes

Comentários Facebook
Leia mais:  Conselho Municipal de Saúde aprova oitava versão do Plano de Contingência da Covid-19
Continue lendo

CUIABÁ

Está aberto o período de solicitação de matrícula para unidades educacionais localizadas nas Regionais Sul e Oeste

Publicado


Assessoria

Clique para ampliar

A partir desta segunda-feira (29) até o dia 3/12, está aberto o período de solicitação de matrícula para alunos novos na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses, para unidades educacionais localizadas nas Regionais Sul e Oeste. As solicitações de matrícula são feitas somente por meio do portal Matrícula Web cujo acesso está disponível no site da Prefeitura de Cuiabá No total, para os novos alunos nessa faixa etária, estão sendo disponibilizadas 4.260 vagas.

De acordo com os Decretos Municipais nº 6.293/2017 e 8.620/2021, a prioridade do Município é atender as crianças com deficiência, as beneficiárias do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), e de famílias de baixa renda. Caso haja empate, o critério de desempate é a proximidade da unidade educacional.

Passo a passo

Para fazer a solicitação de matrícula o pai ou responsável deve acessar o link no site da Prefeitura de Cuiabá, preencher o formulário com informações pessoais e da criança e/ou atualizar informações já existentes. Após isso, o próprio site direciona para a página de solicitação de matrícula, onde os pais ou responsáveis poderão indicar a unidade educacional de sua escolha, dentre as listadas.

Confirmação de matrícula

A publicação das solicitações de matrícula que serão atendidas será no dia 17/01/2022, também no site da Prefeitura de Cuiabá.

A confirmação de matrícula, com a apresentação e entrega dos documentos pessoais e das crianças nas unidades educacionais, deve ser feita nos dias 20 e 21/01/2022.

Entre os documentos que os pais ou responsáveis deverão apresentar (cópias e originais) estão a Certidão de Nascimento ou Partilha de Nascimento ou Protocolo de Refúgio ou, na ausência deste, a Carteira Nacional de Registro Migratório (CNRM). O cartão de vacina atualizado e no caso de estudantes com deficiência, o laudo médico. Se a criança é beneficiária do Programa Auxílio Brasil, deve ser informado à unidade educacional e levada uma cópia do documento (extrato atualizado do último benefício).

Leia mais:  Cuiabá sedia maior evento de boxe do país de 4 a 12 de dezembro; Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer é parceira do evento

As matrículas serão vinculadas, preferencialmente ao CPF da mãe da criança. Os pais devem ainda informar contatos telefônicos válidos e variados, que possibilitem uma comunicação eficaz entre a unidade educacional e a família.

Etapa Educação Infantil e Ensino Fundamental

As matrículas para novos alunos da etapa Educação Infantil de 04 e 05 anos, e Ensino Fundamental, de 06 a 14 anos serão realizadas nos dias 04 e 05/01/2022 para as unidades educacionais localizadas nas Regionais Norte e Leste. E dias 06 e 07/01/2022 para as unidades educacionais localizadas nas Regionais Sul e Oeste.

A efetivação das matrículas nessa etapa será nos dias 10, 11 e 12/01/2022.

O total de vagas para o ano letivo 2022, incluindo Educação Infantil (faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses), Educação Infantil (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental (06 a 14 anos), é de 10.113.

Para orientar os pais ou responsáveis, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou telefones de contato. São eles, o 0800 646 2003, 645 6571, 3645 6560, 3614 4318, 3614 4313 e 99216 9738.

SERVIÇO:

 

MATRÍCULA WEB:  https://siged.cuiaba.mt.gov.br/matweb/login

Alunos novos na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses

Vagas disponíveis: 4. 260 vagas

Data: 22/11/2021 a 03/12/2021

Local: Site da Prefeitura de Cuiabá – link Matrícula Web

– Dias: 22/11/2021 a 26/11/2021 – Unidades Educacionais das Regionais Norte e Leste

– Dias: 29/11 a 03/12/2021 – Unidades Educacionais das Regionais Sul e Oeste

Divulgação da classificação no site da Prefeitura de Cuiabá: Matrículas atendidas: 17/01/2022

Confirmação de Matrícula nas unidades educacionais: 20 e 21/01/2022

Alunos novos da Educação Infantil, na faixa etária de 4 e 5 anos e Ensino Fundamental, de 06 a 14 anos

Data: 04/01/2022 a 07/01/2022

– Dias: 04/01/2022 a 05/01/2022 – Unidades Educacionais das Regionais Norte e Leste

– Dias: 06/01/2022 a 07/01/2022 – Unidades Educacionais das Regionais Sul e Oeste

Leia mais:  Conselho Municipal de Saúde aprova oitava versão do Plano de Contingência da Covid-19

– Efetivação de matrículas nas Unidades Educacionais: 10, 11 e 12/01/2022

Telefones para orientação e esclarecimento de dúvidas: 0800 646 2003, 3645 6571, 3645 6560, 3614 4318, 3614 4313 e 99216 9738

Horário: das 8h às 18h (sem intervalo para almoço)

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana