conecte-se conosco


TCE MT

Show de humor abre programação da Semana de Eficiência Energética do TCE-MT

Publicado


Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

A dupla de humoristas Nico e Lau deu início aos eventos da 6ª Semana da Consciência Energética do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), nesta quarta-feira (13). O show, desenvolvido especialmente para atender à temática, abordou questões relacionadas à economia e consumo consciente, reunindo dezenas de servidores.

De acordo com a gestora do Sistema de Gestão de Energia (SGE) do TCE-MT, Carla Cristiny Esteves de Oliveira, o órgão é certificado desde 2015 com a ISO 50001, referente à integração das instituições com o meio ambiente, por meio de um melhor aproveitamento dos recursos.

“Dentre outros vários critérios, a certificação prevê a comunicação do setor com os servidores. Então, ao longo desta semana, além de falarmos sobre a existência da ISO,  também informaremos sobre a eficiência energética, economia de energia e sobre nossas ações e metas”, explica.

Neste contexto, a gerente  do SGE, Débora Finazzi Luz Farah, destaca os números alcançados pelo Tribunal, que apresentou redução de 26,72% no consumo de energia entre 2019 e 2021. Além disso, durante o período, também houve queda de 48% no gasto de água.

“É preciso considerar que esta economia significativa está relacionada à pandemia de Covid-19 e ao teletrabalho. Portanto, nosso desafio agora é manter bons percentuais, mesmo com o retorno das equipes a modalidade presencial. Temos feito um trabalho interessante com energia, água e combustível”, conta.

Débora destaca que o TCE-MT teve redução média de 2% de energia ao ano. “É um trabalho conjunto que envolve esforços do SGE e de todos os servidores, que contribuem de forma indireta, desligando luzes, monitores e condicionadores de ar ao saírem de suas salas, por exemplo.”

Leia mais:  RNE em desfavor da Prefeitura de Diamantino é julgada parcialmente procedente
Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Para a servidora da Escola Superior de Contas, Dilce Meire Santos, é sempre importante reforçar este tipo de informação. “Por mais que saibamos o que tem ser feito, é bom lembrar que as mesmas atitudes que adotamos em casa podem ser trazidas para a instituição”, comentou ao final do show.

Uma parceria com a Energisa garante ainda que, ao longo dos encontros, os servidores entendam melhor a produção e distribuição de energia. A orientação é feita por funcionários da empresa, que também fornecem informativos com dados sobre as contas de energia e dicas de economia.

A Semana da Consciência Energética se estende pela quinta-feira (14) e sexta-feira (15), quando haverá palestras técnicas com especialistas nas áreas de eficiência energética e economia de energia. Vale destacar que o evento obedece a todos os protocolos de biossegurança.

Além disso, o serviço de jardinagem do TCE-MT, em parceria com o Horto Florestal, está realizando sorteio e distribuindo mudas de plantas ornamentais e árvores frutíferas, na recepção do Edifício Marechal Rondon, das 8h30 às 12h.

André Garcia Santana
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

Comentários Facebook
publicidade

TCE MT

Segurança Jurídica e Eficiência na Aplicação do Direito Público em debate no TCE-MT na próxima segunda-feira (25)

Publicado


Por meio da Escola Superior de Contas, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT)  promove, das 9h às 11h da próxima segunda-feira (25), uma capacitação online com o tema  “Segurança Jurídica e Eficiência na Aplicação do Direito Público”.

Ministrada pelo consultor legislativo do Senado Federal, Luciano Henrique da Silva Oliveira, e transmitida pela plataforma Zoom, a palestra tem por objetivo analisar as novas regras sobre segurança jurídica e eficiência do Direito Público veiculadas pela Lei nº 13.655/2018, que alterou a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro.

A capacitação tem como público-alvo, conselheiros e auditores substitutos de conselheiro em substituição do TCE-MT, procuradores do Ministério Público de Contas (MPC), representantes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE), do Ministério Público Estadual (MPE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Controladoria Geral do Estado (CGE), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Al-MT), prefeitos, controladores internos, dentre outros.

Além de consultor legislativo do Senado Federal, o advogado Luciano Henrique da Silva Oliveira também é professor de processo legislativo e técnica legislativa do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) do Senado Federal, ex-auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-analista de finanças e controle do Tesouro Nacional.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Auditores do TCE-MT ministram palestra no 8º Encontro de Gestores de RPPS de Mato Grosso
Continue lendo

TCE MT

TCE-MT lança novo leiaute do Sistema Aplic em webinar

Publicado


Servidores de diversos municípios e de órgãos da administração pública estadual acompanharam a apresentação do novo leiaute do Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic), em um webinar realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) nesta sexta-feira (22).

Ao abrir o seminário online, o titular da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Mateus Dias Marçal, falou sobre o papel da ferramenta na aproximação entre a Corte de Contas e os fiscalizados.  “Nosso objetivo é sempre orientá-los, buscando parcerias para aproximá-los do Tribunal com tecnologia.”

Marçal chamou a atenção ainda para a qualificação dos profissionais que atuam no setor. “Para que isso aconteça de forma eficiente, elucidativa e clara, precisamos de equipe especializada, que é a equipe do Aplic. É importante o fiscalizado saber que, do lado de cá, temos pessoas capacitadas para orientá-los”, disse.

Na ocasião, foram abordados temas como alterações nos leiautes das cargas, padronização nacional de fontes/destinação de recursos; alteração da especificação da receita orçamentária; ajuste das contas contábeis com duplo indicador financeiro (F/P) das classes 1 e 2, dentre outros.

Promovido em parceria com a Escola Superior de Contas, o evento teve como público-alvo, além dos jurisdicionados, representantes da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), bem como servidores públicos em geral. O webinar foi transmitido pelo Canal do TCE-MT no YouTube, onde a transmissão ficará disponível (clique aqui).

Vale reforçar que, para obter certificado, era necessário estar logado no Sistema de Gestão Acadêmica (SGA).

O Aplic

O sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic) é uma plataforma informatizada para que os jurisdicionados transmitam, via internet, a prestação de contas ao TCE-MT. O modelo foi criado para ampliar o controle externo e fortalecer o controle interno junto aos jurisdicionados.

Leia mais:  Pleno emite parecer favorável às contas de Diamantino e Canabrava do Norte

André Garcia Santana
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana