conecte-se conosco


CUIABÁ

Setembro Amarelo: Palestras sobre a prevenção ao suicídio são realizadas nos Centros de Referência e Assistência Social

Publicado


A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência segue com a programação do  “Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio”.

Atividades como rodas de conversas, palestras e oficinas estão sendo realizadas nas unidades socioassistenciais como os Centros de Referência de Assistência Social- Cras, Centros de Convivência de Idosos- CCI’s e Centros de Referência Especializado- Creas. Todas as atividades serão executadas de forma remota, a fim de evitar a propagação do Covid-19 em Cuiabá.

“Será um mês voltado sobre esse tema. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que há cada 40 segundos, registra-se um caso de suicídio. Por essa importância que a gestão Emanuel Pinheiro, sempre pautada na humanização dos serviços, programou ações a fim de envolver a sociedade como um todo para sensibilizar de que cada um tem um papel importante nessa história. Todos conscientes podem contribuir para a redução de casos”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Nesta quarta-feira (8), o Cras do bairro Doutor Fábio,  a partir das 13 horas, irá promever uma palestra com o tema:  prevenção ao suicídio. O público alvo é a população assistida pela unidade que irá  aprender a identificar os sinais e as formas de ajuda.

A iniciativa também será levada no dia 9 (quinta-feira) para atender outros usuários que não participaram da oficina no dia anterior, no período vespertino, das 13 às 17 horas.

Nesse mesmo dia, 8 de setembro, no Cras Pedra 90, será abordado o mesma tema, porém será feita uma roda de conversa de forma hibrida, a fim de resguardar e garantir as normas de biossegurança contra o coronavírus.

Leia mais:  Blitz da Semana da Pessoa com Deficiência chama atenção dos motoristas sobre inclusão social

Os usuários do Centro de Referência de Assistência Social da região do bairro Praieiro também participarão da oficina sobre esse importante tema. No entanto, o evento será no dia 9, a partir das 10 horas, sendo coordenado pela equipe técnica da Proteção Básica Especial da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

E para encerrar as atividades da semana, na sexta-feira (10), a oficina sobre o tema “Suicídio” será em parceria com o Centro de Valorização da Vida- CVV, a partir das 9h30, no Cras do bairro Dom Aquino.

A programação se estende até o final do mês de setembro com ações estratégicas e interdisciplinares. “A partir do momento que entendemos o suicídio como um assunto sério e que é uma realidade, e que pode acontecer com pessoas à nossa volta, entendemos a importância dessas ações de sensibilização e sobre a necessidade de falarmos sobre o assunto. Os suicídios podem ser evitados desde que tenhamos conhecimento sobre seus sintomas, suas causas e formas de evitá-lo”, finalizou a secretária. 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Em parceria com CMEI, unidade básica de saúde do Ilza Terezinha Picolli Pagot realiza Dia D de atendimento às crianças

Publicado


Dav Valle

Clique para ampliar

Em uma parceria entre o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Paulo Ronan Ferraz Santos e a Unidade Básica de Saúde Doutor Artaxerxes Nunes da Cunha, localizados no Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot, a UBS abriu suas portas durante todo o dia deste sábado (25) para atender aos 239 alunos da unidade escolar, crianças de 0 a 5 anos, do berçário à pré-escola.

Neste Dia D de atendimento pediátrico, todas elas passaram pelo atendimento com os enfermeiros, que pesaram e mediram a altura da criança; dentistas, que fizeram a limpeza com flúor, orientação às crianças e aos pais sobre a prevenção da cárie e da gengivite, além da entrega de kits educativos sobre a higiene bucal, com folheto com desenhos para colorir, giz de cera e frutas; consulta médica, além de atualização da caderneta de vacinação. Aqueles que são beneficiários do Bolsa Família também puderam atualizar os dados em relação à saúde das crianças. 

A diretora do CMEI Paulo Ronan, Rosângela de Jesus Souza Pereira, explica que a ação encerrou as atividades do projeto “Alimentação, Higiene e Saúde”, desenvolvido ao longo dos últimos meses com a comunidade escolar. “Nós pensamos nesse projeto exatamente para prevenir e trabalhar o tema de forma lúdica e mostrar também para a família a necessidade do cuidado com a saúde. Nós viemos aqui conversar com a Welignem [gerente da UBS] para firmar uma parceria para atender essas crianças de forma humanizada. Ela abriu as postas da UBS e nós fizemos o convite para os pais”, relata. 

Dentro dessa parceria, a dentista Gitana Moraes também elaborou um vídeo educativo sobre a higiene bucal, que foi utilizado pelas professoras de todas as turmas para abordar questões como alimentação saudável, cárie, gengivite e escovação. No atendimento presencial deste sábado (25), as orientações foram reforçadas com a entrega de kits educativos (livro de desenhos para colorir com giz de cera e frutas. “A gente está fazendo a palestra e depois disso eles passam por avaliação pra gente ver a necessidade de cada um, juntamente com a entrega do kit de saúde bucal e das frutas, para estimular a criança a substituir o doce pela fruta. O pessoal da creche é bem envolvido e está estimulando os pais a acompanhar e as crianças também estão bem participativas”, disse a dentista Gitana Moraes. 

Leia mais:  Campanha ‘conclui’ agenda para 1ª dose contra a covid-19 e polos passarão a cadastrar quem não têm acesso à internet

De acordo com a gerente da unidade, a enfermeira Welignem Leite da Silva, não é a primeira vez que ocorre a parceria com o CMEI. No ano passado, a equipe de saúde esteve presente na rematrícula dos alunos, verificando os cartões de vacinação e atualizando daqueles que fosse necessário. “Para nós, é gratificante ver um movimento desse num sábado, com tantas crianças e os pais interessados. Nós estávamos preocupados porque muitas crianças estavam com vacinas atrasadas. Todos os funcionários estão muito animados em participar desse atendimento”, afirma.

Mães elogiam ação

Tanto entre profissionais quanto entre as mães dos pacientes, a iniciativa de fazer um tratamento completo de saúde para as crianças, no final de semana que antecede o retorno das aulas presenciais no modelo híbrido, traz um impacto positivo nesse contexto de pandemia e mais segurança para que as crianças voltem ao convívio escolar. 

Luciene Dias dos Santos e Neilton Rodrigues de Oliveira levaram os filhos gêmeos Alice Gabriele dos Santos Oliveira e André Roberto dos Santos Oliveira, de 4 anos, alunos do Jardim 2, para passar pelo atendimento na unidade de saúde. “Eu achei uma oportunidade muito grande para todas as mães estar trazendo nossos filhos e muito interessante porque, no meu caso, trabalho e não tenho tempo. Hoje foi um grande dia especial para estar vindo aqui. Nessa pandemia então, ficou mais difícil e hoje estou trazendo meus filhos, que passaram pelo dentista, médico, foram pesados, fizeram a atualização do Bolsa Família. Graças a Deus, a saúde deles está boa. Eles vão voltar pra creche, eu estava esperando muito que voltasse porque eu preciso trabalhar e ajudar meu esposo, então, pra mim esse dia aqui foi muito importante”, comentou. 

Leia mais:  Em parceria com CMEI, unidade básica de saúde do Ilza Terezinha Picolli Pagot realiza Dia D de atendimento às crianças

Quem também aprovou o atendimento diferenciado foi a assistente administrativo Andreza Abreu, que levou a filha Antonella Abreu Boaventura, de 3 anos, que estuda no Jardim 1. “Eu achei ótimo devido a ser sábado porque a gente trabalha a semana inteira, vai começar as aulas na segunda e, às vezes, dia de semana é corrido e a gente não tem tempo de atualizar o dentista e as vacinas, então, eu achei excelente. Na pandemia, eu fiquei com medo, mas toda vez que precisei foi ótimo porque esse postinho aqui é horário estendido e eu chegava do serviço e já trazia e sempre foi seguro. Como ela, os coleguinhas também estão passando por esse atendimento para começar as aulas todos seguros e eles aprendem os cuidados desde pequeno”. 

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro entrega obras de pavimentação e praça na Vila Guimarães

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou na noite desta sexta-feira (24) à comunidade da Vila Guimarães, na Chácara dos Pinheiros, região Sul da Capital, as obras de pavimentação completa e uma praça. As obras foram executadas de forma direta pelo Município, por meio da Secretaria de Obras Públicas e da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). Durante a solenidade, que contou com a presença de parlamentares, lideranças comunitárias e moradores da região, o gestor disse que as obras na Vila Guimarães só foram possíveis graças à participação, ao compromisso e à dedicação de muitas pessoas e agradeceu o empenho de todos, a parceria com os vereadores e lideranças comunitárias e aos servidores, nas figuras dos secretários de Obras Públicas e da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb)

Pinheiro ainda destacou o empenho do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, Emanuelzinho, que tem conseguido trazer para Cuiabá os recursos para ampliar os investimentos em obras que estão transformando a Capital e melhorando a vida das pessoas. “Se não fosse o empenho do deputado federal Emanuelzinho, muitas obras estariam paradas ou suspensas porque não tínhamos um deputado em Brasília que buscasse recursos e emendas para Cuiabá. Somente na semana passada, o deputado trouxe para a Capital R$ 22,5 milhões para a Saúde, possibilitando a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leblon, as Unidades Básicas de Saúde do Jardim Imperial II, do Nico Baracat e do CPA IV. Com recursos de emendas no valor de R$ 12 milhões, permitiu que terminássemos as obras de asfalto, drenagem, meio-fio e calçada e lindas praças como essa do Vila Guimarães, também emenda do deputado federal Emanuelzinho, que conhece e tem compromisso com a Capital”, disse o prefeito, lembrando as origens da sua família na região e a ligação histórica e emocional com o Coxipó.

Leia mais:  Em parceria com CMEI, unidade básica de saúde do Ilza Terezinha Picolli Pagot realiza Dia D de atendimento às crianças

Obras entregues

No seu discurso, Emanuel Pinheiro destacou algumas das obras entregues na Grande Coxipó, como a recuperação da Avenida Pau Brasil, três praças na região da Chácara dos Pinheiros, a unidade básica de saúde com hora estendida do Parque Ohara, a recuperação da Avenida Fernando Corrêa da Costa com a troca da iluminação para LED e a recuperação do canteiro central, a reforma da escola Professora Maria Dimpina Lobo Duarte, que se transformou na primeira unidade Cívico-Militar da rede pública e vem sendo considerada pelo Ministério da Educação como a melhor do Brasil, oportunizando a implantação de mais uma unidade no bairro Jardim Vitória, a reconstrução da quadra poliesportiva da EMEB Moacir Gratidiano Dorileu, a recuperação completa da rodovia estadual Palmiro Paes de Barros com a implantação de uma ciclovia, iluminação de LED, baia para ônibus e outras melhorias, a entrega da Estação de Tratamento de Água, a ETA Sul, que atende a 83 bairros beneficiando 185 mil pessoas e, praticamente universalizando a água tratada em Cuiabá, entre outras.   

“Sou prefeito de todos os cuiabanos. Quanto mais distante do centro, mais rápido chega a gestão Emanuel Pinheiro, uma gestão que tem compromisso com o povo,  que gosta de gente, que anda na rua e conversa com as pessoas, que ouve criticas e sugestões. Que  trabalha com o pé no chão, dia e noite, para melhorar a vida das pessoas. É esse o nosso propósito e estamos transformando Cuiabá numa cidade cada vez mais linda, alegre, pujante e melhor para se viver”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

O deputado federal Emanuelzinho destacou o papel das lideranças politicas e comunitárias na realização de obras que trazem melhorias para Cuiabá. “A prefeitura de Cuiabá está entregando obras, dando oportunidade para que os cuiabanos desfrutem da sua terra com tudo o que ela tem de melhor. Todo esse trabalho é para que a comunidade seja feliz e termos mais energia para seguirmos trabalhando. Estamos trazendo numa parceria com o governo federal mais R$ 22 milhões para que outros bairros, tenham a oportunidade de experimentar, da mesma forma, a alegria de ver o seu espaço, tocado por uma gestão, melhorado, revitalizado e com muito mais qualidade para as famílias. Tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar Cuiabá, contem comigo”, disse.  

Leia mais:  Inscrições para o NASA Space Apps Challenge 2021 estão abertas

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa falou sobre as obras na Vila Guimarães e o impacto positivo na vida das pessoas. “Estamos hoje cumprindo mais um compromisso da gestão Emanuel Pinheiro. Estamos entregando um conjunto de melhorias, numa região que estava há 16 anos esquecida. Estamos investindo no ser humano, na vida das pessoas. Hoje a Vila Guimarães vive uma nova realidade e tudo esta sendo possível em razão do compromisso do prefeito com Cuiabá e do empenho do deputado Emanuelzinho, trazendo os recursos necessários”, disse ele.

O diretor presidente da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), Vanderlúcio Rodrigues da Silva destacou a gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro. “Não seria possível dentro da política de gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro não fazermos esse espaço público para a comunidade”, disse ele.

O presidente da Associação de Moradores, Osvaldo Brito e o vereador Kássio Coelho falaram sobre a importância da parceria com o movimento para viabilizar as melhorias que a população precisa e agradeceram as obras entregues na Região Sul.

Obra

As obras no Vila Guimarães, dentro do planejamento do Programa Minha Rua Asfaltada,  contemplaram a pavimentação de uma extensão de aproximadamente um quilômetro com implantação de rede de drenagem de águas pluviais em todas as ruas, construção de meio-fio e calçada, estruturas fundamentais para garantir maior durabilidade ao asfalto e evitar alagamentos em períodos de chuva.

A professora aposentada Ione Corrêa de Paula, moradora do Vila Guimarães, disse que as obras são a realização de um sonho antigo dos moradores. “Esse local era só mato, poeira e lama nas ruas. Hoje olhar tudo isso é emocionante. Nem estamos acreditando ainda”, disse ela.

Leia mais:  Campanha ‘conclui’ agenda para 1ª dose contra a covid-19 e polos passarão a cadastrar que não têm acesso à internet

A praça pública, um novo espaço de lazer, possui iluminação de LED, academia ao ar livre, playground, bancos e lixeiras, e pista de caminhada.

O projeto de construção e revitalização de espaços de lazer vem sendo realizado desde o ano de 2017 e já realizou mais de 120 entregas, mais dois novos parques públicos. Este ano a Praça do Vila Guimarães é o 12º equipamento de lazer inaugurado pelo prefeito Emanuel Pinheiro em seu segundo mandato.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana