conecte-se conosco


MATO GROSSO

Sesp e Prefeitura firmam parceria para executar reforma na rede de esgoto de cadeia pública

Publicado


A Secretaria de Estado de Segurança Pública e a Prefeitura de Porto dos Gaúchos celebraram na tarde desta quarta-feira (08.09) um Termo de Cooperação para a reforma do Sistema de Tratamento de Esgoto com Fossa Séptica na Cadeia Pública da cidade.

O município vai elaborar o projeto para execução da obra, fornecer os materiais relacionados na Planilha Quantitativa, fiscalização da obra, dentre outros deveres previstos. A obra será executada com a mão de obra dos recuperandos da unidade.

Para o prefeito de Porto dos Gaúchos, Vanderlei de Abreu, o termo de cooperação foi a saída jurídica legal para que o município pudesse investir em melhorias na Cadeia Pública da cidade. Ele vê na parceria, uma forma de retribuição.

“Eles ajudam muito o município. Os reeducandos trabalham varrendo as ruas, cuidam das praças, fazem a poda das árvores, tem uma marcenaria comunitária lá, fábrica de tijolo é uma forma de somar com a sociedade”.

Dez reeducandos trabalham no município e recebem um salário mínimo pelos serviços prestados, além de ter a remição da pena.

Para o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves, é importante o apoio das prefeituras com o sistema penitenciário, porque isso também é investimento em segurança pública.

Também participaram da reunião o vereador de Porto dos Gaúchos tenente Donizete, os secretários adjuntos de Administração SIstêmica, Lodir Manoel Heitor, de Segurança Pública, Carlos George Davim, de Administração Penitenciária, Jean Goançalves e o de Integração Operacional, coronel PM Juliano Chiroli. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Barra do Garças adere ao Mais MT Muxirum e as aulas começam na próxima semana
publicidade

MATO GROSSO

Barra do Garças adere ao Mais MT Muxirum e as aulas começam na próxima semana

Publicado


Barra do Garças aderiu ao programa Mais MT Muxirum, que visa erradicar o analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos, nos próximos 5 anos. As aulas no município começam na próxima semana. Esse ano a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) propôs a parceria a 60 municípios.

Luziane Damasceno, uma das coordenadoras do programa em Barra do Garças, trabalha com alfabetização há 22 anos e afirma que o Mais MT Muxirum proporciona uma troca constante de conhecimento. “A gente chega lá para ensinar, mas, na verdade, eles também nos ensinam, pois trazem consigo uma bagagem que faz parte da vivência de cada um. Para mim, é um privilégio estar no Mais MT Muxirum, a alfabetização é minha paixão, tive a oportunidade de conviver e aprender com cada um dos meus estudantes”.

Ela afirma que o trabalho é desafiador e gratificante. “Trabalhar com eles, o que eles vivem dentro do contexto da leitura e da escrita é gratificante. É difícil finalizar, porque são seis meses, mas a gente cria ali um vínculo afetivo muito grande, relacionamentos tão profundos que eles permanecem após o programa”.

Édina Leocádio da Silva, também coordenadora do programa em Barra do Garças, enfatiza que o Mais MT Muxirum é importante para a sociedade pois traz a alfabetização para aqueles que não tiveram oportunidade.

“Nós tivemos, aqui na secretaria, no primeiro dia de inscrição, um casal de idosos que veio pedir para ser alfabetizado. A senhora queria tanto que o esposo lesse, ela tentou ensiná-lo, mas após um mês ela não conseguiu. Nós estamos dispostas e empolgadas para ajudá-los, são nossos primeiros aluninhos, tiramos uma foto deles, vai ficar no coração mesmo”.

Leia mais:  Governo conclui drenagem e avança para fase de pavimentação da Trincheira Jurumirim

Aprender para ensinar

Para Maria Aparecida Lopes dos Santos, o Mais MT Muxirum é uma oportunidade para reaprender a ler e escrever e, assim, ajudar na alfabetização de seu filho.

“Eu já fui alfabetizada, mas com o tempo fui esquecendo, consigo ler mais ou menos, mas escrevo muito errado. Quando vi o Mais MT Muxirum pensei logo no meu filho. Ele teve muitas crises convulsivas, por causa da meningite, e, por isso, tem dificuldade no aprendizado. Às vezes a professora passa tarefa e eu não dou conta de ensinar ele. Com o programa vou aprender e poder ajudá-lo”, afirma a mãe.

Com turmas reduzidas entre 10 e 15 pessoas, nesta primeira etapa, a meta do Governo do Estado é atingir 48 mil estudantes.

Em Barra do Garças, as turmas continuam sendo formadas com a busca ativa realizada pelos alfabetizadores.

Parceria

Secretário de Estado de Educação, Alan Porto ressalta a importância da parceria do município de Barra do Garças para implementar projetos e ações que visam transformar a educação.

“O Mais MT Muxirum é um programa desenvolvido em regime de colaboração com os municípios e, em Barra do Garças, temos muito apoio do prefeito Adilson Macedo e do vice-prefeito e secretário de educação, Sivirino Sousa. Estamos fortalecendo essas parcerias e, sem dúvida alguma, os resultados serão referência para todo o Estado”.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Sexta-feira (24): Mato Grosso registra 534.111 casos e 13.762 óbitos por Covid-19

Publicado


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (24.09), 534.111 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 13.762 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 512 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 534.111 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 3.563 estão em isolamento domiciliar e 516.016 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 125 internações em UTIs públicas e 80 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 33,33% para UTIs adulto e em 13% para enfermarias adultos.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (110.401), Várzea Grande (37.649), Rondonópolis (37.565), Sinop (25.805), Sorriso (18.165), Tangará da Serra (17.678), Lucas do Rio Verde (15.570), Primavera do Leste (14.670), Cáceres (11.784) e Barra do Garças (10.552).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link

O documento ainda aponta que um total de 404.835 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 85 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na quinta-feira (23.09), o Governo Federal confirmou o total de 21.308.178  casos da Covid-19 no Brasil e 592.964 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país tinha de 21.283.567 casos da Covid-19 no Brasil e 592.316 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados desta sexta-feira (24.09).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Leia mais:  Sexta-feira (24): Mato Grosso registra 534.111 casos e 13.762 óbitos por Covid-19

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana