conecte-se conosco


MATO GROSSO

Quarta-feira (15): Mato Grosso registra 529.288 casos e 13.674 óbitos por Covid-19

Publicado


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (15.09), 529.288 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 13.674 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 759 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 529.288 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso 4.695 estão em isolamento domiciliar e 510.091 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 176 internações em UTIs públicas e 89 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está 51,46% para UTIs adulto e em 14% para enfermarias adultos.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (109.066), Rondonópolis (37.382), Várzea Grande (36.733), Sinop (25.479), Sorriso (18.022), Tangará da Serra (17.613), Lucas do Rio Verde (15.541), Primavera do Leste (14.599), Cáceres (11.668) e Barra do Garças (10.531).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

O documento ainda aponta que um total de 386.221 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 116 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na terça-feira (14.09), o Governo Federal confirmou o total de 21.019.830 casos da Covid-19 no Brasil e 587.797 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país tinha 21.006.424 casos da Covid-19 no Brasil e 587.066 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados desta quarta-feira (15.09).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Leia mais:  Seduc abre inscrições para concurso que incentiva cultura mato-grossense

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Indea-MT recebe doação de 20 notebooks para unidades regionais

Publicado


O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) recebeu nesta terça-feira (21.09), a doação de 20 notebooks por meio do termo de cooperação firmado entre o Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) e o órgão sanitário. 

A entrega dos equipamentos atende aos dispositivos da lei 10.486 de 29 de dezembro de 2016, que determina o apoio às ações de vigilância e fiscalização na prevenção, controle e erradicação de doença animal.

As máquinas recebidas serão enviadas para as unidades regionais, no interior do Estado. 

Conforme a presidente do Indea, Emanuelle Almeida, os bens doados serão utilizados no auxílio às práticas sanitárias. “Esses equipamentos são mais recursos que o Indea irá dispor para atuar na normatização da defesa sanitária animal no território estadual”.

De acordo com o presidente do Instituto Mato-grossense da Carne, Caio Penido, o Imac tem a missão de promover a Carne de Mato Grosso e entende que não é possível acessar novos mercados sem antes garantir a sanidade de nosso rebanho. “Por isso a importância de fortalecer o controle e erradicação de doenças, além de garantir um atendimento de qualidade aos produtores através das unidades do Indea”, destaca.

No último dia 08 de setembro, foram doados 15 servidores. O valor de todos os bens cedidos ultrapassa os R$ 104 mil.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Operação Integrada Ordem Pública cumpre 14 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão
Continue lendo

MATO GROSSO

Conselho realiza live sobre os direitos da pessoa com deficiência

Publicado


O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), vinculado a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), realizará uma live com o tema “BPC e as alterações da Lei 14.176/2021 – Direitos, Protagonismo e Inclusão Social”.

O evento, alusivo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, será realizado na quinta-feira (23.09), das 09h às 11h (horário de Cuiabá), contará como facilitadora Kelly Cristina do Nascimento Viegas, presidenta do Conede e da Associação dos Amigos dos Autistas e da Criança Deficiente do Estado de Mato Grosso (AMA-MT) e Eliane Julkovski de Araújo, assistente social do INSS-MT. 

Entre os convidados estarão o medalhista paraolímpico do Tóquio 2020, Romário Diego Marques do Instituto dos Cegos de Mato Grosso (Icemat), Taynara Milena Cavalhero, representando a Associação de Espinha Bífida de Mato Grosso e servidoras da Setasc. 

A transmissão da Live será pelo Canal Setasc Comunica no YouTube.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Operação Integrada Ordem Pública cumpre 14 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana