conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Guarda Municipal fecha o mês de agosto com 93 registros de acidentes de trânsito

Publicado


A Guarda Municipal de Várzea Grande – órgão de segurança municipal que integra a secretaria de Defesa Social – divulgou o relatório de atividades realizadas pela corporação durante todo o mês de agosto. Segundo os dados operacionais foram registrados neste período 93 atendimentos de ocorrências de trânsito sem vítimas.  

De acordo ainda com o relatório, a Avenida da Feb concentrou o maior número de registros, seguida das Avenidas Sen. Filinto Muller, Júlio Campos, Ulisses Pompeo de Campos, Couto Magalhães e Mário Andreza.

Como explica o comandante, Álison Baracat Salgado, embora a Guarda Municipal tenha como atribuição a fiscalização no trânsito, os acidentes ainda continuam ocorrendo em vários pontos da cidade, principalmente, nas vias de grande circulação de veículos, onde os motoristas ultrapassam a velocidade permitida para a via.  “A falta de conscientização de alguns condutores de veículos, aliada a pressa e ao uso de bebida alcoólica são fatores que têm contribuído para o aumento das ocorrências de acidentes no município. Essas questões são preocupantes porque muitas vezes os acidentes não causam apenas danos materiais, mas traumas físicos e até óbitos”, destacou.

Para o comandante é preciso que os motoristas tenham consciência e que respeitem as leis de trânsito, só assim os números de acidentes irão diminuir. “Caso contrário estaremos registrando todos os meses números elevados de acidentes, o que para o poder público não é satisfatório, uma vez que muitos desses acidentes acabam danificando bens e espaços públicos, além disso compromete o atendimento da rede de saúde, aumentando o número de acidentados que necessitam de procedimentos cirúrgicos”.  

EDUCAÇÃO: Com objetivo de formar cidadãos mais conscientes no trânsito, a Guarda Municipal tem atuado nas escolas da rede pública, chamando a atenção das crianças e jovens sobre a importância de se atentar a todas as questões, dentre elas a prevenção de acidentes de trânsito.

Leia mais:  Processo seletivo para contratação temporária ofertará 955 vagas na rede pública de Várzea Grande

O projeto “Arte de Proteger”, que trabalha com a projeção de bonecos, chama a atenção dos alunos para os cuidados que se devem ter no trajeto de casa para a escola, e os cuidados com as sinalizações de trânsito que devem ser respeitadas. O grupo, além do trânsito trabalha com diversas temáticas dentre elas: bullying, dengue, violência sexual contra criança e adolescentes, Lei Maria da Penha e preservação do meio ambiente.

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Novos decretos atualizam medidas de combate à COVID-19 em Várzea Grande

Publicado


Dois decretos trazem novas atualizações nas medidas de combate à COVID-19 no âmbito da administração pública direta e indireta de Várzea Grande. O de número 94 publicado nesta quarta-feira (22) permite a realização de eventos sociais, corporativos, empresariais, técnicos e científicos, igrejas, templos e congêneres, cinemas, museus e teatros, respeitado o limite de máximo de 70% da capacidade do local. Também altera o horário de atendimento ao público do shopping center  e comércio, de segunda-feira a domingo, das 08h às 01h59, inclusive delivery.

Já o decreto de número 95 a ser publicado nesta quinta-feira (23) permite o atendimento ao público das atividades realizadas nos Grupos de Serviços de Convivência de Idosos, Crianças e Adolescentes, Projeto Amigas Empreendedoras, Projeto Juventude Ativa, Projeto Laços Maternos, Programa Criança Feliz, Projeto Caderno II e demais projetos e programas da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A Prefeitura de Várzea Grande lembra que as decisões adotadas são discutidas pelo Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID-19) e apesar da flexibilização será mantido rigor na fiscalização.

Também está previsto no decreto nº 92 de 20 de setembro de 2021, o funcionamento com 70% da capacidade máxima de lotação:

– Serviços e atividades não essenciais privadas, varejistas e atacadistas, inclusive a utilização de provadores de roupa, com horário de atendimento ao público de segunda-feira a domingo, das 08 horas à 01h59;

– Supermercados, mercados, mercearias e feiras, varejistas e atacadistas, sendo permitido o funcionamento de segunda-feira a domingo das 05 horas à 01h59 , sendo proibido o consumo no local;

– Padarias, açougues e similares, varejistas e atacadistas, poderão manter suas atividades de segunda-feira a domingo das 05 horas à 01h59;

– Conveniências localizadas em postos de combustível poderão funcionar de segunda-feira a domingo das 05h à 01h59, podendo realizar delivery em todos os dias até às 01h59.

Leia mais:  Kalil acompanha instalação de novas bombas e adutora de água

– Distribuidoras de bebidas somente poderão funcionar de segunda-feira a domingo das 05h à 01h59, podendo realizar delivery em todos os dias até a 01h59;

– Restaurantes e pizzarias funcionarão de segunda-feira a domingo das 05h à 01h59, podendo realizar drive-thru, take-away e delivery todos os dias até a 01h59;

– Lanchonetes, cafeterias, bares e congêneres funcionarão de segunda-feira a domingo das 05h a 01h59, podendo realizar delivery até a 01h59 .

 Em todas as situações o decreto lembra das medidas de prevenção e combate à disseminação do novo coronavírus, incluindo, métodos para evitar a circulação de pessoas que sejam do grupo de risco, distanciamento e de higiene conforme definido pelo Ministério da Saúde.

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Kalil Baracat recebe homenagem e reafirma parceria institucional em troca de comando do 4º Batalhão em Várzea Grande

Publicado


“Reafirmo aqui a parceria da Prefeitura Municipal com a Polícia Militar do Estado e Mato Grosso. A Prefeitura está à disposição para trabalharmos juntos, seja com a Guarda Municipal de Várzea Grande seja com todo o Poder Público. Eu, enquanto representante do Executivo Municipal tenho o maior respeito com a instituição da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. E saibam que enquanto gestor público da cidade de Várzea Grande vou sempre trabalhar em parceria, avançando na infraestrutura da cidade, na iluminação pública, maneiras de contribuir com a segurança pública. O objetivo final é fazer o bem à cidade de Várzea Grande e ao cidadão várzea-grandense”.

A declaração é do prefeito Kalil Baracat, durante a solenidade de passagem de comando do 4º Batalhão de Polícia Militar que ocorreu no auditório do Senai, na tarde de 21 de setembro, em Várzea Grande. O tenente-coronel Jean Klebber Brito Silva, de 43 anos, assumiu o comando do 4º Batalhão de Polícia Militar que ficou sob o comando do então tenente-coronel Januário Antônio Edwiges Batista por cinco anos. No último dia 03 de setembro, o militar foi promovido ao cargo de coronel. Com a promoção do coronel Januário, a unidade do 4º BPM ficou sob a coordenação do tenente-coronel Jean Araújo de Lima que passou o comando do 4º Batalhão para o tenente-coronel Jean Klebber Brito.  

Na ocasião o prefeito Kalil Baracat foi homenageado com a Moeda Honorífica da instituição. “É motivo de honra receber essa homenagem, quero parabenizar o comandante que deixa o cargo e o que assume. Desejo boa sorte e reafirmo aqui: contem com o Poder Público. Deixo aqui também o abraço do senador Jayme Campos que não pode estar presente e pediu para representá-lo neste momento ímpar. Fica aí o carinho e o respeito desse homem público que ama Várzea Grande incondicionalmente”, pontuou Kalil.

Leia mais:  Saúde de Várzea Grande comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência no Centro de Reabilitação

Para o comandante geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso Cel PM Jonildo José de Assis, as parceria também são importantes para a segurança pública da sociedade.  “Gostei bastante das palavras do Chefe do Executivo e acredito também nessa parceria da Polícia Militar com o Poder Público Municipal, com o Poder Legislativo e tenho certeza que ajudaremos o prefeito Kalil a fazer o bem. Agradeço também ao grande político várzea-grandense, Jayme Veríssimo de Campos, a lembrança, o apoio e as palavras de bem para com a nossa cidade. Contem com a Polícia Militar e essa parceria renderá muitos frutos positivos para nossa sociedade”.

Em sua despedida, o coronel Januário Batista destacou a produtividade da unidade e agradeceu a tropa pelo empenho para reduzir os índices criminais da região. “Nossa equipe provou o que é ser operacional. A cada dia conquistamos confiança e os indicadores foram despencando. Por três meses não houve um homicídio em VG. Agradeço os policiais por se empenharem em ações preventivas como o 4º Bravo Lutas que atende 160 crianças e adolescentes e o Pedal do 4º Bravo, que gerou uma aproximação importante com a população”,  agradeceu o coronel.

O 4º BPM possui 185 policiais e atua com o policiamento ostensivo e ações preventivas de segurança pública. O novo comandante, tenente-coronel Jean Klebber Brito, é cuiabano e ingressou nas fileiras da PMMT no ano de 1997. O militar é formado no Curso de Oficiais da PM, possui graduação em Direito pela Universidade de Cuiabá, formação de motociclistas e escolta, curso de atualização jurídica em direito público e penal, formação de uso progressivo da força estágio avançado, dentre outras especializações.

A troca de comando do 4º Batalhão reuniu autoridades civis e militares. Também foram homenageados os secretários municipais de Governo, Benedito Gonçalo de Figueiredo; de Defesa Social Cel Alessandro Ferreira da Silva e a vereadora por Várzea Grande Rose Prado.  

Leia mais:  Saúde de Várzea Grande comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência no Centro de Reabilitação

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana