conecte-se conosco


CUIABÁ

Famílias atingidas por incêndio da Comunidade do Morro de São Gerônimo são atendidas pela Assistência Social de Cuiabá

Publicado


VICENTE AQUINO

Clique para ampliar

Mais uma ação de busca ativa de famílias em situação de vulnerabilidade social foi realizada no início do mês de setembro pela equipe técnica de abordagem social vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. O local visitado foi a Comunidade do Morro do São Gerônimo, distante 25 km da capital, sendo motivada após o incidente ocorrido na região, onde a comunidade foi atingida por incêndio no final do mês de agosto. Durante a visita foram realizadas orientações e encaminhamentos para acesso aos direitos e benefícios socioassistenciais.

“Recebemos um pedido de representantes da comunidade e logo programamos a visita para atender as necessidades emergentes daquelas famílias. Essa é uma das posturas da primeira-dama Márcia Pinheiro que trabalha com a atenção voltada para as causas sociais do município. Essa sem dúvida nenhuma era uma necessidade mais que emergentes, pois a maioria teve muitos prejuízos em razão do ocorrido”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

O presidente da Associação de Moradores, Ademil Benedito do Nascimento Freitas contou que quando a equipe chegou ao local não imaginava que o retorno da solicitação seria tão rápido. “Juro que cheguei a não acreditar num primeiro momento, achei que estava delirando. Só tenho a agradecer e dizer muito obrigada, por tamanha celeridade e solidariedade. As famílias aqui da comunidade estão passando por muitas necessidades. Foi uma situação inesperada”, disse o presidente.No total,

foram assistidas 17 (dezessete famílias). Os profissionais coletaram informações sobre as  demandas, bem como presenciaram os tristes relatos quanto a  perda de animais, plantações e sistema de água pelo fogo. “A minha tenda e cavalete pegaram fogo. Não sobrou nada”, desabafou a moradora Daniella Marques de Almeida. 

Leia mais:  Prefeito e primeira-dama recebem manto do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Após constatação das principais demandas, a equipe retornou em seguida e fez a entrega de benefícios eventuais de alimentação, como cestas básicas, visando à garantia do direito à alimentação de forma emergencial. “Essas famílias passam a ser referenciadas no município, recebendo atendimento continuado, após avaliação da equipe”, esclareceu a assistente social, Joyce Santos. 

“Essa ação demonstra o compromisso da Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Assistência Social com a população que mais precisa do apoio e atenção do poder público. Trata-se de uma gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira dama Márcia Pinheiro que trabalha diuturnamente para oferecer melhores condições de vida ás pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social de Cuiabá”, finalizou Ferreira. 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeitura disponibiliza caminhões-pipas para apoio em operação no Pantanal durante o fim de semana

Publicado


Assessoria

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá irá colaborar em mais uma ação de resgate aos animais silvestres do Pantanal Mato-grossense, que tiveram seu habitat atingido por queimadas. Por meio de uma parceria firmada com a Associação É o Bicho MT, três caminhões-pipas foram disponibilizados para apoio durante a operação que será realizada na região do município de Poconé.

Os veículos, sendo dois da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e um da Defesa Civil, saem de Cuiabá às 18h desta sexta-feira (24) e permanecem durante todo fim de semana no local onde ocorre a ação. O trabalho em conjunto com a Associação segue uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro.

“Nossa gestão tem um comprometimento também com as causas animais e não podíamos ficar inertes diante dessa situação que tem causado grande sofrimento aos animais do nosso Pantanal. Estamos dando nossa contribuição e, sempre que necessário, vamos fortalecer esse tipo de parceria”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

A união com a É o Bicho tem resultado em diversas ações que visam combater queimadas irregulares, que afetam diretamente os animais silvestres. No último fim de semana, por exemplo, foi realizada na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) uma blitz educativa para conscientização contra incêndios.

A Associação É o Bicho MT é uma das instituições que tem ajudado a amenizar o sofrimento causado pelas queimadas aos animais silvestres da região de Poconé. Contando com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, ela tem buscado arrecadar frutas que possam servir de alimento para os bichos que vivem em áreas atingidas pelo fogo.

Esse é o segundo ano que acontece essa campanha, sendo que, em 2020, foram mais de 300 toneladas de frutas arrecadadas e 580 mil litros de água. A Associação conta com diversos voluntários e que todos aqueles que querem fazer parte do grupo ou ajudar com doações podem entrar em contato pelo perfil do Instagram @eobichomt.

Leia mais:  Emanuel Pinheiro sanciona Lei Complementar sobre as medidas para o retorno das aulas em sistema híbrido na capital

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Blitz da Semana da Pessoa com Deficiência chama atenção dos motoristas sobre inclusão social

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

“No trânsito todos somos iguais – Deficientes ou não!”.  A mensagem  de conscientização foi ratificada pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência durante blitz informativa realizada na quinta-feira (23), nas proximidades da Praça Luiz Albuquerque, no bairro Porto, em Cuiabá.

A ação de sensibilização integra a programação da 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência coordenada pela Secretaria Adjunta da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Cuiabá.

“Sabemos que a informação e o conhecimento da população quantos aos direitos e deveres da pessoa com deficiência já foram amplamente divulgados por meio de inúmeras ações ao longo dos anos. No entanto, esse é um tema que precisa ser cada vez mais massificado, principalmente no trânsito. Infelizmente, muitos consideram os deficientes como empecilhos que atrapalham a mobilidade”, declarou o secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva (Rubinho da Guia).

Com ajuda de uma faixa, os servidores da Assistência Social não mediram esforços para ampliar a divulgação sobre o tema. “Ficamos cada vez mais gratos em participar de ações de mobilização iguais a essa, pois sabemos que de pouquinho em pouquinho, mais sementes são plantadas e essas pessoas com limitações passam cada vez mais sendo respeitadas”, disse a coordenadora da Secretaria Adjunta da Pessoa com Deficiência, Rosenildes Phomann.

Quem também não escondeu a satisfação de colaborar com a divulgação, é a assistente social, Joyce Santos. “Fazer parte da pasta social do município faz com que há cada dia nos tornamos pessoas melhores”, afirmou.

“Mantemos uma semana bem produtiva. Especialistas no assunto relacionados a segurança dos direitos desse público, estão contribuindo para o nosso fortalecimento. Mais uma vez,  obrigada pela gestão Emanuel Pinheiro que realmente se preocupa com a inclusão social de todos”, finalizou o secretário.

Leia mais:  Sugestão de Pauta para hoje (24): Emanuel Pinheiro entrega praça e obra de pavimentação no bairro Vila Guimarães

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana