conecte-se conosco


MATO GROSSO

Empaer auxilia comunidade Xavante no manuseio de horta para subsistência

Publicado


Duas comunidades da Etnia Xavante começaram a colher o resultado de dois anos de trabalho intenso junto a técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), em parceria com técnicos da Secretaria de Agricultura Desenvolvimento e Meio ambiente de Poxoréu (a 251 km de Cuiabá). Hoje, os indígenas produzem e consomem alface, rúcula, tomate, couve, cenoura,  beterraba, cebolinha, mandioca, abóbora e pepino. 

Os trabalhos começaram depois de visitas as comunidades indígenas pelos especialistas que notaram a dificuldade em produzir alimentos para subsistência. Nisso iniciaram as orientações de manejo, técnico e cientifico de como iniciar a produção de hortaliças nessas comunidades.

José Neto, da secretaria de Poxoréu, junto com o cacique Taciano, da aldeia Santa Tereza, durante plantio de abóbora. Foto: Empaer

O agente extensionista e  técnico Agropecuário da Empaer, Jonathan de Vasconcelos Barros, explica que o primeiro passo foi trabalhar o solo por meio de uma parceria com a Prefeitura de Poxoréu que buscou junto a produtores de Algodão que disponibilizaram os resíduos da pós-colheita do algodão (capulho ou casquinha do algodão) – que após decomposto foi usado como adubo orgânico.

“Com o solo enriquecido em nutrientes iniciou a montagem de canteiros com os espaçamentos adequados e por fim a semeadura com cada hortaliça”, destaca. 
Jonathan pontua que junto do agente extensionista da Empaer e técnico agrícola Fernando Thiago Alves Xavier, e do técnico agrícola José Neto  da Secretaria de Agricultura realizam visitas semanais intercaladas nas comunidades. No inicio, notaram que não havia produção nenhuma de hortaliças nas comunidades Xavantes. Havia  áreas que não eram exploradas e que com o manejo de solo adequado passou a ser produtivas e aptas ao processo de plantio de hortaliças.

Leia mais:  21ª Companhia Independente de Polícia Militar tem novo comando

Produção de tomate com o solo já enriquecido em nutrientes. Foto: Empaer

“Logo nas primeiras colheitas notamos a mudança de hábito com a inserção na alimentação do tomate, da alface e da rúcula, por exemplo. Eles até preferem mais os tubérculos e a carne, além de aceitaram muito bem esse incremento na alimentação com as verduras. Além do social, ainda garantimos um alimento saudável e diversificado.”, frisa o técnico. 

Mais três comunidades Xavantes serão inseridas nos trabalhos desse ano, e com o apoio da Missão Salesiana na divulgação e convencimento sobre a importância de produzir alimentos o técnico agropecuário já traça uma meta bem mais ousada. “O nosso objetivo é atender as 25 comunidades Xavantes de Poxoréu e ajudar a dar qualidade de vida a todos os indígenas ”, conclui ele.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

21ª Companhia Independente de Polícia Militar tem novo comando

Publicado


Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (24.09), na Praça Alencastro, em Cuiabá, o tenente-coronel José Corrêa da Costa Júnior passou o comando da 21ª Companhia Independente de Polícia Militar do Centro Histórico para o tenente-coronel Jean Araújo de Lima. 

A 21ª CIPM esteve sob o comando do tenente-coronel Corrêa Junior por um ano e sete meses. Há mais de 20 anos na Polícia Militar, Corrêa Junior já desempenhou funções de comando em diversas regiões, atuando também na Força Nacional de Segurança, especialmente em ações de apoio à Polícia Federal na repressão às drogas em Estados como Santa Catarina, Paraná e Pará.

Em seu discurso de despedida, o tenente-coronel agradeceu o comando geral da PM. “Agradeço por permitirem que eu fizesse parte desse projeto de criação da 21ª Companhia e, posteriormente, por confiarem a mim o comando dela. Carregarei amizades que aqui construi e levarei para toda a vida. E à sociedade civil, agradeço pela acolhida e ajuda”, destacou o coronel. 

Ativada em 2020 para reforçar a segurança do Centro Histórico e do seu entorno, a companhia será comandada pelo tenente-coronel Jean Araújo de Lima, de 41 anos, que ocupava a função de sub-comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso.

A troca de comando da 21ª Companhia Independente de Polícia Militar do Centro Histórico reuniu autoridades civís e militares. O ato solene foi presidido pelo comandante-geral da PM, coronel Carlos Eduardo Pinheiro da Silva, e pelo comandante do 1º Comando Regional, Esnaldo de Souza Moreira.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Adolescentes do Socioeducativo Masculino participam do 1° Sarau Cuiabano
Continue lendo

MATO GROSSO

“É a primeira vez em 40 anos que um governador se dispõe a ouvir as demandas comunitárias”, afirma Carlos Bezerra

Publicado


O 1º Encontro Regional com Líderes Comunitários do município de Rondonópolis representa um avanço do Estado e uma forma de participação mais efetiva dos movimentos comunitários durante a gestão, conforme destacou o deputado estadual Carlos Bezerra, no evento que reuniu líderes comunitários de 19 municípios da Região Sudeste nesta quinta-feira (23.09).

A reunião faz parte do programa SER Família Comunitário, organizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), através da Secretaria Adjunta de Assuntos Comunitários representada pelo Secretário adjunto, Edio Martins.

“É a primeira vez em 40 anos que um governador se reúne com o movimento comunitário e se dispõe a ouvir as demandas de Rondonópolis. Parabéns ao Mauro Mendes pela iniciativa e oportunidade dada a eles de contribuírem com ações do governo”, afirmou o deputado.

Bezerra destacou ainda o trabalho da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, com ações destinadas para o social.

“Ela [Virginia Mendes], vem se destacando em diversos projetos que atua para atender as famílias carentes, crianças, idosos, população de rua, indígenas, e isso, representa o olhar diferenciado que ela tem para conduzir as políticas sociais”, finalizou.

O objetivo do Encontro Regional é fortalecer a relação com os presidentes de bairros, associações e clubes de mães, além de permitir que tanto o governador, como a primeira-dama, pudessem conhecer as demandas mais específicas da sociedade.

Também participaram do evento o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, a primeira-dama da cidade, Neuma de Morais, os deputados estaduais Thiago Silva, Wilson Santos, Nininho e Sebastião Rezende, e os secretários estaduais Mauro Carvalho (Casa Civil) e Laice Souza (Comunicação).

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Levantamento do Ciman aponta que focos de calor diminuíram na Amazônia, Cerrado e Pantanal
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana