conecte-se conosco


MATO GROSSO

Com taxa de ocupação em cerca de 50%, SES notifica municípios sobre leitos de UTI Covid-19

Publicado


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou cinco municípios de Mato Grosso sobre o bloqueio e suspensão do cofinanciamento de um total de 100 leitos de UTI Covid-19. A medida levou em consideração a redução na taxa de ocupação dos leitos de internação de pacientes em tratamento do coronavírus que, conforme dados do Painel Interativo da Covid-19 desta quarta-feira (15.09), estava em 51,46%.

Conforme notificação, enviada às Secretarias Municipais de Saúde no dia 10 de setembro, foram bloqueados e suspensos o cofinanciamento estadual ao custeio de 10 leitos de UTI do Hospital Santa Casa de Rondonópolis; 10 leitos de UTI do Hospital Santa Rita, em Alta Floresta; 15 leitos de UTI do Hospital Regional de Nova Mutum; 5 leitos de UTI do Hospital Coração de Jesus, em Campo Verde, e 60 leitos de UTI do Hospital São Benedito, em Cuiabá.

Se não fossem bloqueados, esses leitos seriam pagos sem a devida utilização, uma vez que há queda constante na taxa de internação por Covid-19.

As gestões municipais têm ciência de que o cofinanciamento de leitos é realizado enquanto perdura a necessidade, podendo haver a suspensão imediata no momento em que há a diminuição da demanda por internação.

Além da constante redução na taxa de ocupação dos leitos, a decisão considera ainda a necessidade do retorno gradativo a o atendimento público e à realização de cirurgias eletivas. 

Hospitais Regionais

A SES-MT também trabalha no reordenamento de leitos Covid-19 da própria Rede Estadual. No momento, cerca de 80 leitos de UTI dos hospitais geridos pelo Estado foram bloqueados. Parte desses leitos serão destinados para o atendimento de cirurgias eletivas

Fonte: GOV MT

Leia mais:  Conselho realiza live sobre os direitos da pessoa com deficiência

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Indea-MT recebe doação de 20 notebooks para unidades regionais

Publicado


O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) recebeu nesta terça-feira (21.09), a doação de 20 notebooks por meio do termo de cooperação firmado entre o Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) e o órgão sanitário. 

A entrega dos equipamentos atende aos dispositivos da lei 10.486 de 29 de dezembro de 2016, que determina o apoio às ações de vigilância e fiscalização na prevenção, controle e erradicação de doença animal.

As máquinas recebidas serão enviadas para as unidades regionais, no interior do Estado. 

Conforme a presidente do Indea, Emanuelle Almeida, os bens doados serão utilizados no auxílio às práticas sanitárias. “Esses equipamentos são mais recursos que o Indea irá dispor para atuar na normatização da defesa sanitária animal no território estadual”.

De acordo com o presidente do Instituto Mato-grossense da Carne, Caio Penido, o Imac tem a missão de promover a Carne de Mato Grosso e entende que não é possível acessar novos mercados sem antes garantir a sanidade de nosso rebanho. “Por isso a importância de fortalecer o controle e erradicação de doenças, além de garantir um atendimento de qualidade aos produtores através das unidades do Indea”, destaca.

No último dia 08 de setembro, foram doados 15 servidores. O valor de todos os bens cedidos ultrapassa os R$ 104 mil.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Terça-feira (21): Mato Grosso registra 532.502 casos e 13.732 óbitos por Covid-19
Continue lendo

MATO GROSSO

Conselho realiza live sobre os direitos da pessoa com deficiência

Publicado


O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), vinculado a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), realizará uma live com o tema “BPC e as alterações da Lei 14.176/2021 – Direitos, Protagonismo e Inclusão Social”.

O evento, alusivo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, será realizado na quinta-feira (23.09), das 09h às 11h (horário de Cuiabá), contará como facilitadora Kelly Cristina do Nascimento Viegas, presidenta do Conede e da Associação dos Amigos dos Autistas e da Criança Deficiente do Estado de Mato Grosso (AMA-MT) e Eliane Julkovski de Araújo, assistente social do INSS-MT. 

Entre os convidados estarão o medalhista paraolímpico do Tóquio 2020, Romário Diego Marques do Instituto dos Cegos de Mato Grosso (Icemat), Taynara Milena Cavalhero, representando a Associação de Espinha Bífida de Mato Grosso e servidoras da Setasc. 

A transmissão da Live será pelo Canal Setasc Comunica no YouTube.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Governo de MT já pactuou cerca de 90% das doses recebidas; veja quanto cada município aplicou
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana