conecte-se conosco


CUIABÁ

EMEB Antônio Ferreira Valentim vence concurso cultural

Publicado


Assessoria

Clique para ampliar

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Antônio Ferreira Valentim, com 20% dos votos, foi a vencedora do Concurso criado pela Rede Comper de Supermercados, para incentivar crianças de escolas públicas. A iniciativa, além de uma ação cultural é também uma grande ação social. Na edição 2021 do prêmio, participaram escolas do Distrito Federal, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, divididas em três grupos. A escola vencedora, localizada no bairro Barbado, atende 213 estudantes, da Educação Infantil (Pré I e II) ao Ensino Fundamental (do 1º ao 3º Anos). A premiação, no valor de R$ 10 mil, foi entregue na tarde desta segunda-feira (16) e será investido na aquisição de materiais pedagógicos que possam agregar no aprendizado dos estudantes e melhorar o ambiente escolar.

Os segundo e terceiro lugares ficaram respectivamente com as EMEB Profª. Rita Caldas Castrillon, localizada no bairro São Benedito, Loteamento Jardim Ubatã e Prof. Ezequiel Pompeu, localizada no bairro Araes. “Um merecido reconhecimento pelo serviço e dedicação aos profissionais em meio à maior crise sanitária já vivenciada”, disse o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

O concurso

O prêmio lançado em abril, comemora a Páscoa.   Cada uma das escolas participantes é representada por 1 (uma) escultura no formato de cabeça de coelho, confeccionada em fibra de vidro. Este ano, em razão da pandemia e das medidas necessárias de distanciamento físico, as esculturas foram personalizadas por um artista plástico local.  Cada escola em contato direto com o artista plástico alinhou as características e diretrizes para a elaboração da escultura que participou de uma votação popular.

De Cuiabá, participaram do concurso as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Antônio Ferreira Valentim, 08 de abril (localizada no bairro Bela Vista), 12 de Outubro (no Itamarati), Prof. Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira, Deputado Ulisses Silveira Guimarães (Ouro Fino), Pedrosa de Moraes e Silva (no Novo Paraíso), Profª. Rita Caldas Castrillon, Profª. Francisca Figueiredo de Arruda Martins (no Jardim Eldorado), Orzina de Amorim Soares (no Jardim Vitória) e Profª Maria Dimpina Lobo Duarte.

Leia mais:  Sugestão de Pauta para hoje (24): Emanuel Pinheiro entrega praça e obra de pavimentação no bairro Vila Guimarães

Premiação

A diretora da EMEB António Ferreira Valentim, Maria Elisa de Oliveira Ribeiro contou que toda a comunidade escolar se envolveu no projeto, por meio dos grupos de WhatsApp e outras plataformas, e o tema escolhido foi a cultura regional e o incentivo ao uso de máscaras. “Este é o segundo ano que a escola se inscreve e, mesmo no período da pandemia, houve a participação de toda a comunidade escolar. Os pais se mobilizaram para votar e o resultado foi muito bom”, comentou Maria Elisa.

No segundo lugar, EMEB Profª Rita Caldas Castrillon quis incentivar as crianças e adultos com mensagens positivas e no terceiro lugar, a EMEB Prof. Ezequiel Pompeu homenageou as mães.  As esculturas foram personalizadas pelos artistas plásticos Adriano Figueiredo e Nathan Henrique.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeitura disponibiliza caminhões-pipas para apoio em operação no Pantanal durante o fim de semana

Publicado


Assessoria

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá irá colaborar em mais uma ação de resgate aos animais silvestres do Pantanal Mato-grossense, que tiveram seu habitat atingido por queimadas. Por meio de uma parceria firmada com a Associação É o Bicho MT, três caminhões-pipas foram disponibilizados para apoio durante a operação que será realizada na região do município de Poconé.

Os veículos, sendo dois da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e um da Defesa Civil, saem de Cuiabá às 18h desta sexta-feira (24) e permanecem durante todo fim de semana no local onde ocorre a ação. O trabalho em conjunto com a Associação segue uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro.

“Nossa gestão tem um comprometimento também com as causas animais e não podíamos ficar inertes diante dessa situação que tem causado grande sofrimento aos animais do nosso Pantanal. Estamos dando nossa contribuição e, sempre que necessário, vamos fortalecer esse tipo de parceria”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

A união com a É o Bicho tem resultado em diversas ações que visam combater queimadas irregulares, que afetam diretamente os animais silvestres. No último fim de semana, por exemplo, foi realizada na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) uma blitz educativa para conscientização contra incêndios.

A Associação É o Bicho MT é uma das instituições que tem ajudado a amenizar o sofrimento causado pelas queimadas aos animais silvestres da região de Poconé. Contando com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, ela tem buscado arrecadar frutas que possam servir de alimento para os bichos que vivem em áreas atingidas pelo fogo.

Esse é o segundo ano que acontece essa campanha, sendo que, em 2020, foram mais de 300 toneladas de frutas arrecadadas e 580 mil litros de água. A Associação conta com diversos voluntários e que todos aqueles que querem fazer parte do grupo ou ajudar com doações podem entrar em contato pelo perfil do Instagram @eobichomt.

Leia mais:  Secretaria de Relações Comunitárias apoia lideranças em repúdio a troca do nome de ferrovia

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Blitz da Semana da Pessoa com Deficiência chama atenção dos motoristas sobre inclusão social

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

“No trânsito todos somos iguais – Deficientes ou não!”.  A mensagem  de conscientização foi ratificada pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência durante blitz informativa realizada na quinta-feira (23), nas proximidades da Praça Luiz Albuquerque, no bairro Porto, em Cuiabá.

A ação de sensibilização integra a programação da 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência coordenada pela Secretaria Adjunta da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Cuiabá.

“Sabemos que a informação e o conhecimento da população quantos aos direitos e deveres da pessoa com deficiência já foram amplamente divulgados por meio de inúmeras ações ao longo dos anos. No entanto, esse é um tema que precisa ser cada vez mais massificado, principalmente no trânsito. Infelizmente, muitos consideram os deficientes como empecilhos que atrapalham a mobilidade”, declarou o secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva (Rubinho da Guia).

Com ajuda de uma faixa, os servidores da Assistência Social não mediram esforços para ampliar a divulgação sobre o tema. “Ficamos cada vez mais gratos em participar de ações de mobilização iguais a essa, pois sabemos que de pouquinho em pouquinho, mais sementes são plantadas e essas pessoas com limitações passam cada vez mais sendo respeitadas”, disse a coordenadora da Secretaria Adjunta da Pessoa com Deficiência, Rosenildes Phomann.

Quem também não escondeu a satisfação de colaborar com a divulgação, é a assistente social, Joyce Santos. “Fazer parte da pasta social do município faz com que há cada dia nos tornamos pessoas melhores”, afirmou.

“Mantemos uma semana bem produtiva. Especialistas no assunto relacionados a segurança dos direitos desse público, estão contribuindo para o nosso fortalecimento. Mais uma vez,  obrigada pela gestão Emanuel Pinheiro que realmente se preocupa com a inclusão social de todos”, finalizou o secretário.

Leia mais:  Blitz da Semana da Pessoa com Deficiência chama atenção dos motoristas sobre inclusão social

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana