conecte-se conosco


MATO GROSSO

Ação preventiva contra incêndios florestais monitora Serra Azul em Barra do Garças

Publicado


Uma ação conjunta entre Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Corpo de Bombeiros Militar e Prefeitura de Barra do Garças atua de forma preventiva contra incêndios florestais no Parque Estadual Serra Azul e APA Pé da Serra Azul. Uma brigada realiza o monitoramento por meio de câmeras e avistamento dos focos do Mirante do Cristo.

O Parque Estadual da Serra Azul, uma Unidade de Conservação Estadual com 11 mil hectares, vem intensificando o monitoramento preventivo devido aos incêndios florestais que acometeram o local nos últimos anos. A ação se estende para a Área de Preservação Ambiental (APA) Pé da Serra Azul, de 7 mil hectares, que faz encosta com diversos bairros e propriedades rurais da cidade.

A gerente regional do Parque, Cristiane Schnepfleitner, destaca o trabalho da brigada que atua na área é custeado pela prefeitura de Barra do Garças. Ela considera que esta união entre Estado e Município é exitosa e deve ser mantida durante todo o ano. “O Parque Estadual representa um pilar da conservação ambiental e do turismo em toda a região do Vale do Araguaia, tendo atrativos públicos incríveis. É papel de todos preservá-lo”, diz.

O planejamento estratégico operacional preventivo tem resultado em uma redução dos números de focos em relação ao ano passado. “O apoio da população está sendo fundamental para a manutenção da cidade com baixo índice de fumaça, oriunda dos focos urbanos e rurais”, aponta o Comandante da 1ª CIBM, Capitão Kunze.

O uso da tecnologia contribuí para o sucesso das ações, incluindo drones utilizados no sobrevoo de setores rurais e urbanos e câmeras com zoom que monitoram focos ainda no início. A presença humana, da Brigada de Incêndio do Projeto PrevQueimadas, formado por Termo de Cooperação Técnica, atua diretamente in loco, percorrendo os setores de risco e realizando educação ambiental junto à comunidade.

Leia mais:  Seplag capacita servidores para utilizar nova versão do sistema de Aquisições Públicas

O Secretário de Meio Ambiente de Barra do Garças, Clerismar Ferreira de Oliveira, ressalta o Termo de Cooperação Técnica entre município e Corpo de Bombeiros como uma ação assertiva. “Deter a fumaça ainda no seu princípio, realizar educação ambiental nos diferentes bairros e atuar na extinção dos focos é fundamental para o presente sucesso”, avalia.

Denúncias de fogo no Serra Azul

A equipe que lidera as ações orienta a população para não atear fogo nos terrenos, folhas e lixo e denunciar os infratores, seja na encosta da Serra Azul ou em qualquer lote ou terreno da cidade.

Para denúncias ligue ou envie mensagem para os números:
66 9 9228-3663 – regiões com proximidades da Serra Azul
66 9 9612-0815 – Demais regiões da cidade.
 

Denúncias de incêndios 

É proibida a realização de queimadas rurais em todo o estado de 1º de julho até o dia 30 de agosto deste ano, e o uso do fogo em ambiente urbano é proibido o ano todo. 

Denúncia de incêndios rurais: 0800 647 7363
Incêndios urbanos: disque 193

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

PM fará solenidade de troca de comando do 4º Batalhão nesta terça-feira

Publicado


Nesta terça-feira (21.09), a Polícia Militar realizará a solenidade de passagem de comando do 4º Batalhão, às 17h, no auditório do Senai, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande. O tenente-coronel Jean Araújo de Lima deixa a sua função e passa o comando do Batalhão para o tenente-coronel Jean Klebber Britto da Silva.  

O batalhão do 4º Bravo ficou sob o comando do então tenente-coronel Januário Antônio Edwiges Batista por cinco anos. No último dia 03 de setembro o militar foi promovido ao cargo de coronel. Com a promoção do coronel Januário, a unidade do 4º BPM ficou sob a coordenação do tenente-coronel Jean Araújo de Lima até esta terça-feira (21). 

O 4º Batalhão faz parte do 2º Comando Regional de Polícia Militar de Várzea Grande. A unidade conta com 185 policiais e atua com o policiamento ostensivo e ações preventivas de segurança pública como o projeto ‘4º Bravos Lutas’ que atende 60 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.  

A solenidade de troca de comando do 4º Batalhão vai ser presidida pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, e pelo comandante do segundo comando regional, Wankley Corrêa Rodrigues.  

Serviço 

Solenidade de troca de comando do 4º Batalhão da Polícia Militar de Várzea Grande  
Data: 21.02.2021 
Horário: 17 h 
Endereço: Senai, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande (MT) 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  PM fará solenidade de troca de comando do 4º Batalhão nesta terça-feira
Continue lendo

MATO GROSSO

Reunião acerta detalhes para expedição de RGs para índios em mutirão

Publicado


O diretor-geral da Politec, Rubens Sadao Okada, recebeu em seu gabinete, nesta segunda-feira, o juiz coordenador da Justiça Comunitária, José Antonio Bezerra Filho (Dr Toni), e equipe, para tratar dos detalhes da participação da Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica na emissão de RGs durante a 3ª edição da Expedição Araguaia – Xingu.

A expedição será realizada no período de 16 de novembro a 05 de dezembro em seis municípios: Santa Terezinha, Luciara, São Félix do Araguaia, Cocalinho, São José do Xingu e Santa Cruz do Xingu. Nesta região, a expedição irá buscar atender especialmente a população indígena que vive no Parque Nacional Indígena do Xingu.

O objetivo da Expedição Araguaia é oferecer aos moradores das localidades visitadas serviços de saúde, cidadania e justiça, como registro tardio, resolução de conflitos sociais, consultas médicas, entre as quais oftalmológicas, tratamento odontológico, vacinas, documentação, além de estimular nos cidadãos a consciência ambiental.

“Quero agradecer a todos os servidores da Politec em nome do diretor Okada, pelo carinho dispensado a todos nós durante todos esses anos, falo pelo projeto ribeirinho cidadão, e agora, pela expedição Xingu-Araguaia. A identificação é um dos serviços mais procurados em nossa expedição, e sempre somos recebidos com muita presteza, seriedade, competência e zelo de todos os servidores. Quero dizer que é uma honra vir na Politec e encontrar uma equipe devidamente comprometida em servir eu acho que esse é o papel de todos nós, servidores, diretores, conduzir tamanha responsabilidade. Sem vocês nós não teríamos o brilho da expedição”, destacou o magistrado.

O projeto é promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso em parceria com inúmeras instituições, como o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio principalmente da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), e prefeituras locais. Também são parceiros o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública, Bombeiros, PM, INSS, Energisa, Politec, Senar e Juvam, entre outros. A Setasc, por exemplo, fará a doação de cestas básicas e cobertores que serão entregues a população atendida.

Leia mais:  Reunião acerta detalhes para expedição de RGs para índios em mutirão

Participaram da reunião o Gerente de Identificação Civil, Ronaldo Borges Magalhães, o Diretor-Geral Adjunto da Politec, Emivan Batista de Oliveira, e o chefe de gabinete da Politec, Francis Raymon Cordeiro de Souza.

Programação

Santa Cruz do Xingu (18/11 – 8h30 às 17h)

São José do Xingu (20/11 – 8h30 às17h; 21/11 – 8h30 às 16h)

Santa Terezinha (23/11 – 8h30 às 17h; 24/11 – 8h30 às 17h)

Luciara (26/11 – 8h30 às17h; 27/11 – 8h30 às17h)

São Félix do Araguaia (30/11 – 8h30 às 17h)

Cocalinho (02/12 -8h30 às 17h; 03/12 – 8h30 às 17h)

(horário de Brasília)

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana