conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande supera 100 mil vacinados com a primeira dose e começa nesta terça-feira a vacinar pessoas de 30 a 34 anos

Publicado


Várzea Grande abre essa semana com três boas notícias no combate a pandemia da COVID-19. A primeira é de que  um total de 130.552 doses de vacinas aplicadas até neste último fim de semana, 103.368 foram de primeira dose e 27.184 de segunda dose; a segunda, que a partir desta terça-feira, 20 de julho, começam a ser vacinadas no Corujão da Vacinação na UNIVAG, as pessoas de 30 a 35 anos, e a terceira é que será aberto o pré-cadastro para pessoas de 25 a 29 anos, condicionando a vacinação deste grupo de faixa etária à chegada de novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde, dentro do Plano Nacional de Imunização – PNI.

“Como temos quatro pontos de vacinação com realidades diferentes, estamos adotando cronogramas de planejamento também diferentes. Por exemplo, na UNIVAG via drive-thru, nós faremos nesta terça-feira, 20 de julho, o Corujão da Vacinação, para as pessoas de 30 a 34 anos, e isto nos permitirá abrir o pré-cadastro para pessoas de 25 a 29 anos. Já para o público-alvo do Fiotão, o planejamento será outro, ou seja, ainda vai demorar mais alguns dias para iniciarmos a vacinação daqueles já confirmados em seu cadastro de 30 a 34 anos”, disse o titular da Secretaria de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros.

Em reunião com o prefeito Kalil Baracat, o secretário apresentou o novo planejamento para a campanha de vacinação contra a COVID-19 e ressaltou que a dinâmica da pandemia exige aperfeiçoamentos e a manutenção da operacionalidade da campanha, conforme o público-alvo e suas nuances. “Temos pessoas que vacinaram a primeira dose através de agendamento, por telefone, e eles têm certa dificuldade em acessar o site oficial do município (www.varzeagrande.mt.gov.br, na aba IMUNIZAÇÃO) para checar o agendamento, data e horário, então voltamos a promover, nestes casos, a confirmação por telefone ou celular”, explicou Gonçalo de Barros.

Leia mais:  Aluna da EMEB Júlio Correa é premiada pela eleição do Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente 2022

O prefeito ficou satisfeito ao verificar os dados epidemiológicos do município, que vem alcançando um alto índice de cura, com 94,79% do total geral dos infectados no município, ou seja, dos 32.080 casos confirmados, desde o início da pandemia, 30.408, foram recuperados. Os dados são do dia 18 de julho.

“Um ótimo índice de cura, que se deve aos esforços dos servidores da saúde no enfrentamento à pandemia e o empenho da gestão em não deixar faltar nada no tratamento aos pacientes acometidos pela doença, tanto na distribuição dos medicamentos necessários, bem como o acesso aos exames-testes de COVID-19, exames de imagens, leitos hospitalares, unidades de retaguarda, e a campanha de vacinação, que vem sendo realizada de forma transparente, célere e organizada. Agradeço também aos parceiros, como a da Câmara de Vereadores, através dos vereadores, a Assembleia Legislativa, através dos deputados estaduais, principalmente o deputado Eduardo Botelho, e o Centro Universitário UNIVAG, que vem possibilitando a Várzea Grande desenvolver a campanha de forma organizada, e respeitando as pessoas, as exigências e normas sanitárias”, disse Kalil Baracat.

Esse elevado índice de cura, segundo o secretário de Saúde, Gonçalo de Barros, se deve às ações desenvolvidas pela Saúde Municipal, com total apoio do prefeito kalil Baracat.

“Tivemos que adotar várias medidas para melhorar o atendimento à população acometida pela COVID-19. A exemplo, fizemos readequações de unidades de saúde para ampliação do atendimento à população, durante a segunda onda da Pandemia, além da aquisição de medicamentos, testes rápidos para detecção de SARS-COV-2. Implantamos quatro Centros de Atendimento para enfrentamento da pandemia na Atenção Primária à Saúde. Foi implantada uma estrutura anexa a UPA IPASE, com recepção ao paciente, farmácia, sala de coleta de material para teste rápido, RT-PCR e antígeno para casos suspeitos da doença e atendimento aos casos sintomáticos e respiratórios. No Hospital e Pronto Socorro foi montada ala para atendimento, com leitos de UTIs e semi-intensivo. Para aumentar a capacidade de atendimento do Hospital Pronto Socorro, por leitos e UTIs, foi retirado o serviço da Rede Cegonha, e para tanto foi montada uma extensão do serviço, em um local próprio, longe de contaminação, na nova Maternidade Francisco Lustosa de Figueiredo, entre outros investimentos”, explicou o secretário.

Leia mais:  Servidores da Saúde contam com programa de apoio psicológico

Gonçalo alerta que nesta semana haverá Força-Tarefa para vacinar as pessoas cadastradas e então poder vacinar os novos cadastrados da nova faixa etária de 25 a 29 anos, além de continuar vacinando nas edições do Corujão da Vacinação e Corujinha da Vacinação, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas, setor da indústria e dos grupos prioritários contemplados.  

“Quero deixar bem claro que vamos avançando, conforme a chegada de doses de vacina para o município. Sempre estamos condicionados ao quantitativo de doses disponíveis. Nesta semana, a meta é vacinar o máximo de pessoas já cadastradas para, então, iniciarmos outras faixas etárias. Nossa Campanha é organizada e realizada com muito planejamento. O nosso compromisso é a vacina no braço de cada cidadão várzea-grandense ou que escolheu aqui para viver”, disse ele.

Nesta terça-feira (20), a vacinação será realizada em dois pontos: Ginásio Poliesportivo Fiotão, das 8 às 16 hs, e nas Clínicas Médicas do UNIVAG, com a edição do Corujão da Vacinação, das 16 às 22hs. Serão vacinadas as pessoas agendadas e confirmadas. Idosos acima de 60 anos poderão ir a um destes locais de vacinação de forma espontânea.

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Primeira-dama de Várzea Grande testa positivo para Covid-19

Publicado


A promotora de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso e primeira-dama de Várzea Grande, Kika Dorilêo Baracat, testou positivo para Covid-19. Resultados de exames e consultas clínicas confirmaram as suspeitas decorrentes de sintomas sem grandes incidências.

Em virtude do resultado positivo da esposa, o prefeito Kalil Baracat, que no final do ano passado já havia testado positivo, também realizou exame e consultas médicas, com o resultado negativo para Covid-19, permitindo cumprir sua agenda de trabalho com segurança, mas redobrando os cuidados.

Com sintomas leves, a primeira-dama recebeu a primeira dose da vacina há cerca de um mês. Kika está bem e segue em isolamento social em casa. O prefeito destaca que ela receberá todos os cuidados necessários, reforça a continuidade das medidas de biossegurança, como uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social e, principalmente, a busca pela vacinação como forma mais eficiente de combater os sintomas e a doença da COVID-19.

A Família Baracat agradece as manifestações de carinho e lembra a importância da adoção de cuidados redobrados e da procura de vacina por todos, indistintamente, para se vencer a pandemia com união, responsabilidade e principalmente com medidas de biossegurança.

Comentários Facebook
Leia mais:  Aluna da EMEB Júlio Correa é premiada pela eleição do Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente 2022
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Aluna da EMEB Júlio Correa é premiada pela eleição do Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente 2022

Publicado


A estudante Ana Júlia Vilela Lima, aluna do 4 º ano da EMEB Júlio Corrêa, recebeu do prefeito Kalil Baracat e dos Secretários de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis e do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Célio Santos, a premiação por seu desenho ter sido eleito para o Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente 2022. O desenho da aluna recebeu 142.565 votos.

A premiação ocorreu na manhã desta terça-feira, 27, no auditório do Anexo II da Smecel, no bairro Jd. Marajoara, no início da cerimônia de posse dos novos convocados da Educação. A aluna recebeu de presente um tablet do prefeito Kalil Baracat, uma mochila do secretário Silvio Fidelis e um kit escolar do secretário Célio Santos.

O prefeito Kalil destacou a importância da conscientização das crianças sobre o meio ambiente e o papel da escola em reafirmar esse conceito. “A gestão pública tem compromisso com o meio ambiente e com a educação. Ações que unem estas duas vertentes são de fundamental relevância, afinal um mundo melhor requer cidadãos responsáveis e sensíveis ao planeta. E mais, as empresas que aderem ao Selo evidenciam sua responsabilidade ambiental e contribuem para  práticas de proteção à natureza”. 

A eleição do Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), com a mobilização e o envolvimento de 30 escolas municipais no mês de maio, visando a produção dos desenhos entre os alunos com o tema “Sustentabilidade e Cidadania”.

Participaram alunos do 1º ao 9º ano envolvidos nos projetos “Plantar e Cuidar” e “Educação Ambiental Transformadora”. Os desenhos foram realizados em folha de papel A4, utilizando-se giz de cera, caneta colorida, lápis de cor ou grafite. De acordo com o secretário Silvio Fidelis, o concurso que é realizado todos os anos, desde 2016, visa despertar nos alunos a conscientização e discussão sobre a importância da proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento de competências e habilidades para uma convivência sustentável e harmoniosa com o ambiente onde vivem.

Leia mais:  Primeira-dama de Várzea Grande testa positivo para Covid-19

Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Célio Santos, o Selo tem como objetivo certificar as empresas sediadas em Várzea Grande que possuem licenciamento ambiental e que adotam práticas sustentáveis de fomento à preservação do meio ambiente. Segundo o secretário, a empresa que possui o Selo apresenta um diferencial com relação a outras que não possuem. “Ao adquirir produtos ou serviços das empresas certificadas, o consumidor também estará contribuindo para um meio ambiente sustentável e de qualidade. Ao buscar a certificação, o empresário se sentirá mais estimulado para adotar práticas autossustentáveis como forma de conquistar mais espaço no mercado”, analisou.

O secretário Silvio Fidelis explicou que o desenho para o selo é escolhido todo ano por meio de votação virtual no Portal da Prefeitura Municipal. Os trabalhos feitos por alunos da rede municipal são pré-selecionados pela equipe da Educação Ambiental da Smecel e encaminhados para a votação virtual aberta à comunidade escolar e a toda população. “O desenho tem seu valor simbólico sendo eleito pela maioria dos votos computados até a data final da votação” disse.

A eleição do Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente faz parte das atividades desenvolvidas nas escolas municipais por ocasião da semana do Meio Ambiente no mês de julho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente em 5 de junho. Este ano, em virtude da pandemia, participaram na modalidade remota os alunos das escolas: Salvelina Ferreira da Silva, Air Addor, Antônio Joaquim de Arruda, Eunice Cesar de Mello, Julio Corrêa, Ana Francisca de Barros, Jaime Veríssimo de Campos Junior – Jaiminho, Honorato Pedroso de Barros e Rita Auxiliadora de Campos Cunha.

Leia mais:  Servidores da Saúde contam com programa de apoio psicológico

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana