conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande define estratégias específicas para cada ponto de vacinação

Publicado


Com uma média diária de mais de 2,5 mil vacinas aplicadas, Várzea Grande está alterando seu planejamento na campanha de imunização contra a COVID-19, de conformidade com o público-alvo que é quem escolhe um dos quatro locais de vacinação, o Ginásio Júlio Domingos de Campos (Fiotão); o Parque Berneck; o Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG ou o Miniestádio do Jardim dos Estados.

“Somente nesta última terça-feira, 20, Várzea Grande aplicou 3,5 mil doses de vacina, um número expressivo para um dia de semana, das 8 horas da manhã até às 22 horas”, comemorou o prefeito Kalil Baracat, sinalizando que se tivessem vacinas disponíveis já teria vacinado toda sua população, pois apesar de toda dificuldade de acessar vacinas, já foram aplicadas 96% de todas as doses recebidas, segundo relatório do Governo Estadual.

Para o secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, como se trata de uma pandemia, que tem toda uma dinâmica especial, estão sendo implementadas medidas que façam o enfrentamento da COVID-19 com suas particularidades.

“Como percebemos a existência de públicos distintos, que frequentam os diversos pontos de vacinação, seja por meio de drive-thru ou ponto fixo, fizemos planejamentos de conformidade com o perfil deste público, logo teremos no Ginásio do Fiotão maiores chances de demora em cumprir as faixas etárias”, disse o secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, frisando que “no atual momento, Várzea Grande coloca em prática vacinação na faixa de 30 a 34 anos na UNIVAG e no Jardim dos Estados, e de 35 a 39 anos no Fiotão e no Parque Berneck.

Segundo Gonçalo de Barros, a cada dois ou três dias, Várzea Grande vai fazer alterações em seu planejamento de vacinação, desde o calendário, passando pelas faixas etárias e insistindo no Resgate Cidadão para vacinar aqueles que por qualquer motivo perderam a primeira ou a segunda dose da vacina de 60 anos acima.

Leia mais:  Educação lança cartilha sobre a pandemia para início das aulas no sistema híbrido

“Veja que nos próximos dias teremos vacinação de duas faixas etárias, 35 a 59 anos e de 30 a 59 anos, então é importante que as pessoas prestem a atenção, se informem e principalmente acessem o site oficial de Várzea Grande pelo endereço www.varzeagrande.mt.gov.br, na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE e realizem o pré-cadastro ou confirmem a validação do mesmo pela Secretaria Municipal de Saúde com os documentos necessários conhecendo a data de vacinação, horário e local”, disse Gonçalo Barros.

O prefeito Kalil Baracat lembrou da importância de todos se vacinarem e conseguirem imunização para que a população possa ter qualidade de vida e a pandemia seja coisa do passado.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

Quinta-feira, 22 de julho

Miniestádio do Jardim dos Estados

Das 8 hs às 16 horas

Faixa Etária 30 a 59 anos

1ª dose

Público especial: Industriários; Gestantes e Lactantes

Ginásio do Fiotão

Das 8 hs às 20 horas

Faixa Etária 35 a 59 anos

1ª e 2ª doses

Gestantes e Lactantes

Sexta-feira, 23 de julho

Ginásio do Fiotão

Das 8 hs às 20 horas

Faixa Etária de 35 a 59 anos

1ª e 2ª doses

Centro Universitário UNIVAG

Das 16 hs às 20 horas

Faixa Etária de 35 a 59 anos

Público Especial: Gestante e Lactantes

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Smecel e DAE abrem inscrições para concurso sobre Educação Ambiental

Publicado


As inscrições para o 1º Concurso em Educação Ambiental “Uso Consciente da Água em Tempos de Pandemia”, da Prefeitura de Várzea Grande, estão abertas e seguem até o dia 13 de agosto às 23h59. O concurso é coordenado pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG), em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), e é direcionado aos alunos das escolas públicas municipais de Várzea Grande.

O concurso será dividido em três modalidades: para alunos do Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã (CBAC), alunos do 4º e 5º anos e do 6º ao 9º anos. Os alunos do CBAC e do 4º e 5º ano concorrem com a criação de desenhos em papel A4 e os alunos do 6º ao 9º com poesia ou poema.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, ressalta que o concurso visa promover a criatividade em alunos da rede municipal de ensino por meio de produções artísticas e gêneros textuais sobre a importância do uso consciente da água em tempos de pandemia, despertando e fortalecendo sua responsabilidade socioambiental.

A escola deverá encaminhar a confirmação da participação da escola para o e-mail [email protected] com a ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada pelo gestor escolar, contendo os dados escolares dos alunos participantes.

As produções artísticas serão examinadas pela comissão julgadora (formada por assessores técnicos da Smecel e do DAE/VG), seguindo os critérios de criatividade, originalidade e impacto do uso consciente da água de sua produção. Os gêneros textuais deverão apresentar os critérios de criatividade, clareza, coerência e impacto do uso consciente da água.

Os alunos ganhadores dos três primeiros lugares, de cada modalidade, serão premiados com bicicleta (para o primeiro lugar), tablet (para quem ficar em segundo) e mochila (terceiro lugar). Todos os alunos participantes pré-selecionados na escola receberão certificados e os competidores finalistas de cada modalidade serão premiados com medalhas. As escolas participantes também receberão certificados digitais.

Leia mais:  Prazo para requisição de benefício termina no dia 30 de setembro em VG

O resultado final por categoria será divulgado no dia 28 de setembro de 2021 pelo site da Prefeitura Municipal de Várzea Grande. A premiação ocorrerá no dia 07 de outubro, às 8h30, no Anexo II da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. A exposição dos trabalhos ocorrerá no site da Prefeitura Municipal de Várzea Grande de 11 a 22 de outubro.

De acordo com o ranking de saneamento básico, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, Várzea Grande está entre as 100 maiores cidades do país com maior desperdício de água potável. O índice de perdas na distribuição em Várzea Grande ocupou a 91º posição, com índice de desperdício de 59,20%. Várzea Grande possui em torno de 40 mil ligações irregulares em um universo em torno de 80 a 90 mil ligações. “Por isso, é preciso iniciar um trabalho de conscientização com as novas gerações, para que o uso racional da água se torne parte da rotina de nossa sociedade”, observou o presidente do DAE, Carlos Alberto Simões de Arruda.

Informações pelo telefone (65) 3688-3642, com a equipe de Educação Ambiental da Smecel.

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Prazo para requisição de benefício termina no dia 30 de setembro em VG

Publicado


A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Gestão Fazendária, alerta para a reta final do prazo para pedidos de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2021). O período de requerimento foi aberto em 3 de maio e se encerra em 30 de setembro. Os contribuintes que se enquadrem nos requisitos têm isenção por dois exercícios, ou seja, o atual, 2021 e ainda em 2022. Ao fim desse prazo, devem solicitar novamente a dispensa de pagamento, renovando a isenção.

Como frisa a secretária da Pasta, Lucineia dos Santos Araújo, no caso do deferimento (aprovação) da isenção, será referente ao exercício corrente, com sua validade por dois anos, “devendo o contribuinte ao final deste prazo, apresentar a documentação necessária para manutenção e renovação da concessão do benefício que vale para o IPTU, bem como para as taxas que o acompanham”.

Para requerer a concessão, o interessado deve comprovar as condições necessárias para sua obtenção e os pedidos podem ser feitos de forma presencial ou online, entre elas estão cópias de certidão de casamento, RG e CPF, óbito (se o contribuinte for viúvo ou viúva), da escritura do imóvel ou contrato de compra e venda da imobiliária, comprovante de renda atual ou histórico do INSS, ou ainda cópia de Carteira de Trabalho ou outro comprovante de renda e ainda, se houver, a cópia do documento que comprova a última isenção.

Ainda como condições para se obter a isenção, o contribuinte deve comprovar que o imóvel tem área construída de até 160 metros quadrados (m²), área territorial de até 600 m², possuir apenas um imóvel e este ser destinado exclusivamente para residência da família e receber até um salário mínimo. 

Leia mais:  Kalil e Bustamante instituem Gabinete de Gestão Integrada visando redução de índices de criminalidade

A requisição pode ser feita de maneira presencial ou online. Na modalidade remota, todos os comprovantes podem ser encaminhados via email ao protocolo da Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), pelo endereço eletrônico para [email protected] De forma presencial, os contribuintes que se enquadram em todos os requisitos podem procurar o CAC na sede do Paço Municipal ou na Administração Regional do Cristo Rei, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. Dúvidas podem ser esclarecidas também pelos telefones: 3688-8210 e 3688-8205.

O não preenchimento das condições para o deferimento da isenção obriga o contribuinte ao recolhimento do tributo, com os devidos acréscimos legais, no caso, correção monetária, juros e multa.

Em Várzea Grande, a data de 30 de setembro se trata de prazo primário, não sendo fruto de prorrogação.

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana