conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande conquista primeiro lugar na classificação estadual em Maratona de Defesa dos Direitos

Publicado


O município de Várzea Grande conquistou o primeiro lugar na classificação estadual e a 15ª posição na “Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos”, que contou com a participação de 130 instituições de todos os três poderes e dos entes federativos (União, estados, distritos federais e municípios).

As ouvidorias que comprovaram o maior número de visualizações foram o Ministério da Cidadania (65.297), a Fiocruz (65.275) e a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes/PE (59.111). Elas ganharão, respectivamente, as medalhas de ouro, prata e bronze de engajamento cidadão, assim como a própria CGU que, como coordenadora na iniciativa, alcançou os maiores números de engajamento dos cidadãos. O objetivo foi promover conhecimento pelos usuários dos serviços públicos acerca de seus direitos, bem como papel das ouvidorias para salvaguardá-los

“A Controladoria Geral do município realiza um trabalho eficiente e transparente, por isso o resultado não poderia ser outro. Estamos em primeiro lugar no Estado de Mato Grosso e a nível nacional ocupamos a décima quinta colocação, cujo resultado é motivo de comemoração, considerando que Várzea Grande concorreu com outras 129 instituições”, destacou o prefeito Kalil Baracat.

O gestor disse ainda que a Prefeitura de Várzea Grande vem ano a ano aprimorando e aperfeiçoando a Ouvidoria Cidadã, que se tornou uma ferramenta de acesso da população local, e ao mesmo tempo, um canal de comunicação que aproxima o cidadão com a administração pública municipal. “Vamos continuar investindo em tecnologia da informação e, com certeza, a nossa Ouvidoria terá mais resultados positivos”.

O Controlador Geral do município, Edson Roberto da Silva, disse que, a princípio, a inscrição do município de Várzea Grande na Maratona foi por entender que é importante participar desses movimentos e mostrar que o município tem trabalhado na interação e comunicação com o cidadão, ouvindo atentamente os seus anseios e buscando meios de atendê-los de forma precisa.

Leia mais:  Instituições de segurança realizam Operação Lei Seca em Várzea Grande

Quanto a boa classificação do município, Edson Silva destacou que esse resultado é a soma do esforço de sua equipe de trabalho, aliada a forma de gestão e resultados, além da transparência adotada pela administração, observada  nos relatórios de atividades, bem como no indicador de resultados.

As ouvidorias participantes promoveram o evento nas suas redes sociais, lista de e-mails, de WhatsApp, campanhas em rádio e televisão e ações de ouvidoria ativa. A estratégia de campanha buscou priorizar a capilaridade, as diversas realidades e especificidades locais.

A Ouvidora Municipal, Ivanilde Nogueira, responsável por coordenar os trabalhos da Ouvidoria Cidadã da Prefeitura de Várzea Grande, pontuou que participar da maratona foi uma grande responsabilidade, uma vez que o município concorreu com prefeituras de todo país. “Estou muito feliz com o resultado que alcançamos nesta Maratona e grata a participação de todos os envolvidos neste evento”, comemorou.

Ivanilde Nogueira destacou a participação expressiva da Secretaria de Comunicação, que contribuiu de forma atuante na divulgação da Maratona nas redes sociais, a publicação do material informativo e o acompanhamento das visualizações somaram 10.035 acessos.

A Maratona foi coordenada pelo Grupo de Trabalho de Comunicação da ReNOuv, presidido pela Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), e veiculada em todo o território nacional no mês passado, quando foram celebrados os quatro anos da publicação da Lei nº 13.460/2017.

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Primeira-dama de Várzea Grande testa positivo para Covid-19

Publicado


A promotora de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso e primeira-dama de Várzea Grande, Kika Dorilêo Baracat, testou positivo para Covid-19. Resultados de exames e consultas clínicas confirmaram as suspeitas decorrentes de sintomas sem grandes incidências.

Em virtude do resultado positivo da esposa, o prefeito Kalil Baracat, que no final do ano passado já havia testado positivo, também realizou exame e consultas médicas, com o resultado negativo para Covid-19, permitindo cumprir sua agenda de trabalho com segurança, mas redobrando os cuidados.

Com sintomas leves, a primeira-dama recebeu a primeira dose da vacina há cerca de um mês. Kika está bem e segue em isolamento social em casa. O prefeito destaca que ela receberá todos os cuidados necessários, reforça a continuidade das medidas de biossegurança, como uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social e, principalmente, a busca pela vacinação como forma mais eficiente de combater os sintomas e a doença da COVID-19.

A Família Baracat agradece as manifestações de carinho e lembra a importância da adoção de cuidados redobrados e da procura de vacina por todos, indistintamente, para se vencer a pandemia com união, responsabilidade e principalmente com medidas de biossegurança.

Comentários Facebook
Leia mais:  Educação promove segunda etapa de formação para articuladores e monitores do programa ETA
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Aluna da EMEB Júlio Correa é premiada pela eleição do Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente 2022

Publicado


A estudante Ana Júlia Vilela Lima, aluna do 4 º ano da EMEB Júlio Corrêa, recebeu do prefeito Kalil Baracat e dos Secretários de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis e do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Célio Santos, a premiação por seu desenho ter sido eleito para o Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente 2022. O desenho da aluna recebeu 142.565 votos.

A premiação ocorreu na manhã desta terça-feira, 27, no auditório do Anexo II da Smecel, no bairro Jd. Marajoara, no início da cerimônia de posse dos novos convocados da Educação. A aluna recebeu de presente um tablet do prefeito Kalil Baracat, uma mochila do secretário Silvio Fidelis e um kit escolar do secretário Célio Santos.

O prefeito Kalil destacou a importância da conscientização das crianças sobre o meio ambiente e o papel da escola em reafirmar esse conceito. “A gestão pública tem compromisso com o meio ambiente e com a educação. Ações que unem estas duas vertentes são de fundamental relevância, afinal um mundo melhor requer cidadãos responsáveis e sensíveis ao planeta. E mais, as empresas que aderem ao Selo evidenciam sua responsabilidade ambiental e contribuem para  práticas de proteção à natureza”. 

A eleição do Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), com a mobilização e o envolvimento de 30 escolas municipais no mês de maio, visando a produção dos desenhos entre os alunos com o tema “Sustentabilidade e Cidadania”.

Participaram alunos do 1º ao 9º ano envolvidos nos projetos “Plantar e Cuidar” e “Educação Ambiental Transformadora”. Os desenhos foram realizados em folha de papel A4, utilizando-se giz de cera, caneta colorida, lápis de cor ou grafite. De acordo com o secretário Silvio Fidelis, o concurso que é realizado todos os anos, desde 2016, visa despertar nos alunos a conscientização e discussão sobre a importância da proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento de competências e habilidades para uma convivência sustentável e harmoniosa com o ambiente onde vivem.

Leia mais:  Prefeito lamenta morte do Guarda Municipal Amilton César da Silva

Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Célio Santos, o Selo tem como objetivo certificar as empresas sediadas em Várzea Grande que possuem licenciamento ambiental e que adotam práticas sustentáveis de fomento à preservação do meio ambiente. Segundo o secretário, a empresa que possui o Selo apresenta um diferencial com relação a outras que não possuem. “Ao adquirir produtos ou serviços das empresas certificadas, o consumidor também estará contribuindo para um meio ambiente sustentável e de qualidade. Ao buscar a certificação, o empresário se sentirá mais estimulado para adotar práticas autossustentáveis como forma de conquistar mais espaço no mercado”, analisou.

O secretário Silvio Fidelis explicou que o desenho para o selo é escolhido todo ano por meio de votação virtual no Portal da Prefeitura Municipal. Os trabalhos feitos por alunos da rede municipal são pré-selecionados pela equipe da Educação Ambiental da Smecel e encaminhados para a votação virtual aberta à comunidade escolar e a toda população. “O desenho tem seu valor simbólico sendo eleito pela maioria dos votos computados até a data final da votação” disse.

A eleição do Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente faz parte das atividades desenvolvidas nas escolas municipais por ocasião da semana do Meio Ambiente no mês de julho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente em 5 de junho. Este ano, em virtude da pandemia, participaram na modalidade remota os alunos das escolas: Salvelina Ferreira da Silva, Air Addor, Antônio Joaquim de Arruda, Eunice Cesar de Mello, Julio Corrêa, Ana Francisca de Barros, Jaime Veríssimo de Campos Junior – Jaiminho, Honorato Pedroso de Barros e Rita Auxiliadora de Campos Cunha.

Leia mais:  Guarda Municipal recebe a visita do deputado Emanuelzinho, presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana