conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Subcomandante da GM, Alexander Ortiz, disputa título no Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu Esportivo 2021

Publicado


Várzea Grande tem representação garantida no Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu Esportivo 2021, realizado de 16 a 18 de julho, em São Paulo. O funcionário público municipal, Alexander Gouveia Ortiz, que é subcomandante da Guarda Municipal, competirá na categoria peso meio pesado.  

 Alexander pratica jiu-jitsu há 05 anos e já conquistou os títulos de bicampeão mundial e campeão brasileiro da sua categoria, onde é faixa roxa. O atleta, apaixonado por artes marciais, também é faixa marrom em Aikidô, ambas técnicas japonesas. 

“Em primeiro lugar, eu busco a saúde. O jiu-jitsu, por exemplo, desenvolve a força, a resistência, a flexibilidade e ajuda a ter uma ótima condição física. Em segundo, a prática esportiva ensina também técnicas de defesa pessoal, o que é muito eficiente na minha profissão, pois pode evitar o uso de armas letais em diversas situações”, explica o guarda municipal de classe especial. 

Alexander Gouveia destaca que a prática de artes marciais e esportes, em geral, é importante para desenvolver as potencialidades que cada pessoa tem. “Também vejo o esporte como instrumento para servir à sociedade. Quando eu era criança, tinha o sonho de competir, vencer, ganhar medalhas e hoje, no meu trabalho, busco passar valores positivos, principalmente para o público infantil”, afirma. 

De acordo com o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, toda a gestão municipal, assim como a cidade, deve se orgulhar de Alexander, que já é um campeão e exemplo, lembrando que os servidores públicos são a mão do Poder Executivo na oferta de serviços públicos de qualidade à população como segurança, saúde, educação, social, obras entre outros. 

“A dedicação dos nossos servidores é admirável. A Guarda Municipal tem história, tem tradição e, acima de tudo, prima pelo bem-estar social da população, pelo cuidado e pelo amor à cidade. Queremos que o subcomandante Alexander  volte vitorioso novamente e traga um novo título para a nossa cidade. De qualquer forma, ele já é motivo de orgulho para a gestão municipal, para a cidade, além de ser exemplo para a sociedade”, disse o prefeito. 

Leia mais:  Prefeito lamenta morte do Guarda Municipal Amilton César da Silva

Guarda Municipal – Foi a primeira instituição municipal do nível criada entre os 141 municípios de Mato Grosso.  Alexander Gouveia Ortiz possui formação superior em engenharia florestal e mestre em ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente é subcomandade da Guarda Municipal de Várzea Grande, onde possui 22 anos de carreira. Ingressou na instituição no primeiro concurso realizado, quando ela foi criada no ano 2000.  

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Primeira-dama de Várzea Grande testa positivo para Covid-19

Publicado


A promotora de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso e primeira-dama de Várzea Grande, Kika Dorilêo Baracat, testou positivo para Covid-19. Resultados de exames e consultas clínicas confirmaram as suspeitas decorrentes de sintomas sem grandes incidências.

Em virtude do resultado positivo da esposa, o prefeito Kalil Baracat, que no final do ano passado já havia testado positivo, também realizou exame e consultas médicas, com o resultado negativo para Covid-19, permitindo cumprir sua agenda de trabalho com segurança, mas redobrando os cuidados.

Com sintomas leves, a primeira-dama recebeu a primeira dose da vacina há cerca de um mês. Kika está bem e segue em isolamento social em casa. O prefeito destaca que ela receberá todos os cuidados necessários, reforça a continuidade das medidas de biossegurança, como uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social e, principalmente, a busca pela vacinação como forma mais eficiente de combater os sintomas e a doença da COVID-19.

A Família Baracat agradece as manifestações de carinho e lembra a importância da adoção de cuidados redobrados e da procura de vacina por todos, indistintamente, para se vencer a pandemia com união, responsabilidade e principalmente com medidas de biossegurança.

Comentários Facebook
Leia mais:  Instituições de segurança realizam Operação Lei Seca em Várzea Grande
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Aluna da EMEB Júlio Correa é premiada pela eleição do Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente 2022

Publicado


A estudante Ana Júlia Vilela Lima, aluna do 4 º ano da EMEB Júlio Corrêa, recebeu do prefeito Kalil Baracat e dos Secretários de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis e do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Célio Santos, a premiação por seu desenho ter sido eleito para o Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente 2022. O desenho da aluna recebeu 142.565 votos.

A premiação ocorreu na manhã desta terça-feira, 27, no auditório do Anexo II da Smecel, no bairro Jd. Marajoara, no início da cerimônia de posse dos novos convocados da Educação. A aluna recebeu de presente um tablet do prefeito Kalil Baracat, uma mochila do secretário Silvio Fidelis e um kit escolar do secretário Célio Santos.

O prefeito Kalil destacou a importância da conscientização das crianças sobre o meio ambiente e o papel da escola em reafirmar esse conceito. “A gestão pública tem compromisso com o meio ambiente e com a educação. Ações que unem estas duas vertentes são de fundamental relevância, afinal um mundo melhor requer cidadãos responsáveis e sensíveis ao planeta. E mais, as empresas que aderem ao Selo evidenciam sua responsabilidade ambiental e contribuem para  práticas de proteção à natureza”. 

A eleição do Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), com a mobilização e o envolvimento de 30 escolas municipais no mês de maio, visando a produção dos desenhos entre os alunos com o tema “Sustentabilidade e Cidadania”.

Participaram alunos do 1º ao 9º ano envolvidos nos projetos “Plantar e Cuidar” e “Educação Ambiental Transformadora”. Os desenhos foram realizados em folha de papel A4, utilizando-se giz de cera, caneta colorida, lápis de cor ou grafite. De acordo com o secretário Silvio Fidelis, o concurso que é realizado todos os anos, desde 2016, visa despertar nos alunos a conscientização e discussão sobre a importância da proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento de competências e habilidades para uma convivência sustentável e harmoniosa com o ambiente onde vivem.

Leia mais:  Aluna da EMEB Júlio Correa é premiada pela eleição do Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente 2022

Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Célio Santos, o Selo tem como objetivo certificar as empresas sediadas em Várzea Grande que possuem licenciamento ambiental e que adotam práticas sustentáveis de fomento à preservação do meio ambiente. Segundo o secretário, a empresa que possui o Selo apresenta um diferencial com relação a outras que não possuem. “Ao adquirir produtos ou serviços das empresas certificadas, o consumidor também estará contribuindo para um meio ambiente sustentável e de qualidade. Ao buscar a certificação, o empresário se sentirá mais estimulado para adotar práticas autossustentáveis como forma de conquistar mais espaço no mercado”, analisou.

O secretário Silvio Fidelis explicou que o desenho para o selo é escolhido todo ano por meio de votação virtual no Portal da Prefeitura Municipal. Os trabalhos feitos por alunos da rede municipal são pré-selecionados pela equipe da Educação Ambiental da Smecel e encaminhados para a votação virtual aberta à comunidade escolar e a toda população. “O desenho tem seu valor simbólico sendo eleito pela maioria dos votos computados até a data final da votação” disse.

A eleição do Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente faz parte das atividades desenvolvidas nas escolas municipais por ocasião da semana do Meio Ambiente no mês de julho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente em 5 de junho. Este ano, em virtude da pandemia, participaram na modalidade remota os alunos das escolas: Salvelina Ferreira da Silva, Air Addor, Antônio Joaquim de Arruda, Eunice Cesar de Mello, Julio Corrêa, Ana Francisca de Barros, Jaime Veríssimo de Campos Junior – Jaiminho, Honorato Pedroso de Barros e Rita Auxiliadora de Campos Cunha.

Leia mais:  Prefeitura de Várzea Grande lamenta morte da servidora Joenice Alves nesta manhã

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana