conecte-se conosco


CUIABÁ

Secretário de Saúde se reúne com membros do Sinpen e debate sobre demandas da categoria dos enfermeiros

Publicado


O secretário municipal de Saúde, Célio Rodrigues, se reuniu com a diretoria e demais membros do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso (Sinpen-MT), na quinta-feira (15) para tratar de melhorias que a categoria busca. Na reunião, os enfermeiros apresentaram suas demandas, para as quais algumas já foram solucionadas, outras foram encaminhadas ou esclarecidas pelo gestor da Pasta. 

“A reunião foi muito produtiva. O secretário ouviu a categoria, tirou as dúvidas. Nós expusemos nove demandas para ele. E ele foi bem explicativo. De imediato, já tivemos algumas respostas, como o pagamento do Prêmio Saúde das grávidas, que já vai ser pago. O plantão extra da vacinação também deve ser pago na semana que vem. Para outras demandas, ele deu um prazo e algumas outras, esbarram em leis, então, não depende de nenhuma das partes”, disse Arlindo Cézar Ferreira, presidente do Sinpen-MT. 

Para o secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues, “é primordial que os gestores públicos estejam atentos ao que as categorias dos servidores públicos têm a dizer, pois deles depende a prestação de serviços à população. É uma das determinações do prefeito Emanuel Pinheiro que os servidores sejam valorizados e, por isso, estaremos sempre à disposição para dialogar”, afirmou. 

Dentre as pautas da reunião esteve o termo de mediação judicial relativo às folgas dos profissionais, em que ao invés de descansar, eles aproveitam para fazer plantões extras e, assim, aumentarem sua remuneração. O secretário explicou que aguarda parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM) para poder fazer qualquer alteração. Enquanto isso, fica mantida a forma como ocorre atualmente.

Leia mais:  Secretaria e unidades educacionais serão pontos de coleta da força-tarefa coordenada pela primeira-dama Márcia Pinheiro

A categoria também apresentou dúvidas quanto à Portaria nº 061/2021/SMS, que diz que todos os profissionais que já tomaram as duas doses da vacina contra a covid-19 devem retornar ao trabalho, uma vez que já foram imunizados. 

Quanto à reivindicação de pagamento do Prêmio Saúde mesmo durante as férias, Célio Rodrigues demonstrou que não há essa possibilidade, uma vez que a gratificação é condicionada à produção do trabalhador, ou seja, só é pago quando no exercício da função. Além disso, caso tal concessão seja feita à categoria dos profissionais de Enfermagem, deverá ser estendido a todos os servidores da SMS que recebem o prêmio, o que impactaria sobremaneira o orçamento da Pasta.

Em relação à instituição do piso salarial, trata-se de uma situação que está condicionada à aprovação de lei por parte da Câmara Municipal. 

Quanto ao pedido de aplicação do adicional de insalubridade em patamar máximo ou realização de LTCAT para fixação do adicional devido, foi informado aos servidores que uma empresa será contratada para realizar o LTCAT de toda a Secretaria. Depois disso, o LTCAT será pago conforme a periculosidade verificada. 

Com relação ao pedido de revisão da tabela salarial dos enfermeiros e técnicos de enfermagem de jornada de trabalho de 40 horas semanais, trata-se de algo que depende de previsão orçamentária, que deve ser feita de um ano para implementação no ano seguinte, através da Lei Orçamentária Anual (LOA). 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

SUGESTÃO DE PAUTA: Ação da Prefeitura de Cuiabá vai distribuir cobertores e refeições para famílias carentes

Publicado


Vicente Aquino

Clique para ampliar

Nesta quarta-feira (28), as equipes da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência começam a percorrer vários locais de Cuiabá para atender as pessoas em vulnerabilidade social, que moram nas zonas de risco e no Aterro Sanitário. A força-tarefa faz parte da campanha “Aquece Cuiabá”, idealizada pela primeira-dama, Márcia Pinheiro.

O trabalho em prol das famílias mais carentes já são atividades executadas pela Prefeitura da capital, mas serão intensificadas nesse período de previsão de queda brusca das temperaturas, conforme previsão meteorológica. Neste período serão distribuídos cobertores, cestas básicas e sopões. As ações seguem até domingo (01) ou enquanto durar o frio.

No primeiro dia da ação, serão atendidas 1.136 famílias. As equipes farão as entregas, a partir das 9 horas da manhã, no Aterro Sanitário para 300 famílias. De lá, os profissionais seguem para o Clube de Mães de Ouro, no Distrito do Coxipó do Ouro, onde a previsão é atender 70 famílias.

Já às 10h30, a distribuição será para a população em situação de rua, na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS Norte), com a entrega de 450 cobertores e refeições.

A partir das 11 horas, serão distribuídos sopões para 80 famílias assistidas pelo Clube de Mães do Jardim Paiaguás. As refeições serão distribuídas também no período da tarde, a partir das 17 horas. Desta vez, a região atendida será o Jardim Fortaleza e o Albergue Manoel Miraglia. A ação vai contemplar 50 famílias.

A partir das 18 horas, a equipe de abordagem social fará a distribuição de 150 refeições quentes às pessoas em situação de rua.

Serviços:

Pauta 01

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA: Ação da Prefeitura de Cuiabá vai distribuir cobertores e refeições para famílias carentes

O que: Distribuição alimentos para famílias carentes

Quando: 28 de agosto

Onde: Aterro Sanitário

Horário: a partir das 9 horas

Pauta 02

O que: Distribuição alimentos para famílias carentes

Quando: 28 de agosto

Onde: Clube Mães de Ouro

Endereço: Igreja Nossa Senhora da Penha de França- Arraial da Forquilha

Horário: a partir das 9 horas

Pauta 03

O que: Distribuição alimentos para famílias carentes

Quando: 28 de agosto

Onde: Creas Norte – Rua Voluntários da Pátria, Nº 519 – Centro

Horário: a partir das 10h30

Pauta 04

O que: Distribuição alimentos para famílias carentes

Quando: 28 de agosto

Onde: Clube Mães de Ouro

Endereço: Avenida Kaytto Guilherme do Nascimento- Residencial Paiaguás

Horário: a partir das 11 horas

Pauta 05

O que: Distribuição alimentos para famílias carentes

Quando: 28 de agosto

Local: Albergue Manoel Miraglia

Endereço: Rua Istambul, 02- Bordas da Chapada

Horário: 17 horas

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Secretaria e unidades educacionais serão pontos de coleta da força-tarefa coordenada pela primeira-dama Márcia Pinheiro

Publicado


Jorge Pinho

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Educação e as 166 unidades da rede pública municipal de Ensino estão mobilizadas na força-tarefa, determinada pelo Prefeito Emanuel Pinheiro e coordenada pela primeira-dama, Marcia Pinheiro, para arrecadação de cobertores e agasalhos que serão distribuídos para a população mais carente, para que possam enfrentar a onda de frio que chega à capital a partir desta quarta-feira (28). 

De acordo com as previsões Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) nesse dia, os termômetros devem marcar mínima de 17ºC e a máxima de 28ºC. Na quinta-feira (29), a mínima prevista é de 12ºC e a máxima de 25ºC, na sexta-feira (30), a temperatura deve ficar entre 10ºC e 28ºC, e no sábado (31), entre 13ºC e 33ºC.

A secretária Municipal de Educação, Edilene Machado disse que este é um momento de solidariedade e de olhar o próximo. “Estamos nos solidarizando com essa ação e pedimos a comunidade em geral, àqueles que puderem contribuir, para que possamos arrecadar o maior número possível de agasalhos”, disse Edilene Machado.

De acordo com a secretária os agasalhos, cobertores e itens de frio arrecadados serão entregues às crianças em situação de vulnerabilidade social, atendidas na rede pública municipal de Ensino.

Na sede da Secretaria Municipal de Educação foi montado um posto de coleta. Os agasalhos também podem ser encaminhados as unidades educacionais.

“Contamos com o apoio de todos nessa força-tarefa. Esse é o momento de pensar no próximo. É o momento de aquecer as nossas crianças”, disse Edilene Machado.

Comentários Facebook
Leia mais:  ‘Mutirão da Conciliação Fiscal’ termina nesta sexta-feira (30); contribuintes podem parcelar os débitos em até 48 vezes
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana