conecte-se conosco


CUIABÁ

Prefeitura firma parceria com Instituto INCA para promover e salvaguardar quintais cuiabanos

Publicado


A Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias (SARC), da Prefeitura de Cuiabá promoveu, em conjunto com a União Coxipoense de Associação de Moradores (UCAM) e a União Cuiabana de Associação de Moradores de Bairros (UCAMB), uma reunião para atender ao Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação com o projeto “Quintais da Cultura Popular Cuiabana”, que busca a salvaguarda e reconhecimento desses locais, sinalizando e demonstrando a necessidade da criação de políticas públicas para este âmbito.

“Esta parceria vem de encontro com a gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro, de respeito à população e ao movimento comunitário. Nós estamos encampando esta parceria, a pedido do Instituto INCA, para ajudá-lo a mostrar o projeto às lideranças comunitárias. Afinal, os quintais existem dentro das comunidades e o INCA quer, não somente os presidentes de bairros, mas todas as lideranças envolvidas nesse processo, para conhecerem e fomentarem a cultura cuiabana. Eles ajudarão a sinalizar as demandas e anseios desses quintais, até o momento do Fórum de Políticas Públicas, que acontecerá em outubro”, destaca o secretário da SARC, Ricardo Lobo.

A reunião de explanação do projeto foi realizada no último dia 07 de julho na sede da UCAM e, em seguida, foram até o quintal do Grupo Flor Ribeirinha, de dona Domingas Leonor, localizado no bairro São Gonçalo Beira Rio, para conhecer a estrutura do local.

Na oportunidade, a Secretaria Municipal da Mulher esteve presente, a convite da SARC, junto com o presidente da UCAM, José Maurício Pereira, o vice-presidente da UCAMB, Jonail da Costa, e do administrador da Regional Sul da Prefeitura, Luciano Sátiro.

O PROJETO

O projeto “Quintais da Cultura Popular Cuiabana” está sendo realizado pelo Instituto INCA e tem como objetivo realizar um mapeamento diagnóstico e inventário, a princípio, de 10 quintais que preservam a cultura popular da cidade de Cuiabá, incluindo as regiões urbana e rural.

Leia mais:  Misc Sonoro resgata raízes com aulas gratuitas de instrumento africano para mulheres

Além do levantamento de dados, catalogação, inventário patrimonial e diagnóstico de cultura nesses lugares, por meio de questionário e registro de foto e vídeo, o projeto “Quintais da Cultura Popular Cuiabana”, visa produzir um e-book e realizar um Fórum com líderes desses espaços, com palestras sobre Patrimônio Cultural e Economia Criativa e propor políticas públicas para o setor aos governos Municipal e Estadual.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeito e vice-prefeito lamentam falecimento de servidor da Secretaria de Obras Públicas

Publicado


Foi com extremo pesar que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, receberam a notícia da morte do servidor público Gervásio Madal de Assis. Funcionário público efetivo, Gervásio tinha 67 anos e faleceu na tarde desta quinta-feira (05), vítima de um câncer.

Engenheiro civil por formação, Gervásio estava há cerca de 40 anos na carreira pública, divididos entre PRODECAP e Secretária Municipal de Obras Públicas, onde chegou a ocupar o cargo de diretor de Infraestrutura. Durante sua brilhante carreira, deu toda contribuição para o desenvolvimento da Capital.

Na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, por exemplo, Gervásio era um dos responsáveis por fiscalizar e assegurar a boa qualidade nos trabalhos do Programa Minha Rua Asfaltada. Além disso, oferecendo todo seu profissionalismo em prol da população, ele contribuiu com a execução de diversas outras obras na Capital.

“É extremamente triste e doloroso receber uma notícia como esta. Gevásio sempre se mostrou um excelente profissional, além de um ótimo ser humano. Sempre nos encontramos nos canteiros de obra e era possível ver toda sua paixão por aquilo que fazia”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Já o vice-prefeito José Roberto Stopa destaca o legado deixado por Gervásio na Capital. “Gervásio faz parte daquelas pessoas anônimas que ajudam a construir uma Cuiabá melhor para todos. Neste momento de muita angústia, o nosso desejo é de que o Senhor conforte os corações de todos familiares e amigos”, completa Stopa. 

Comentários Facebook
Leia mais:  UBS Dr. Fábio 1 e 2 oferece palestras e material educativo sobre o aleitamento materno para pacientes gestantes e puérperas
Continue lendo

CUIABÁ

SUGESTÃO DE PAUTA: Pinheiro lança Programa Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro lança na manhã desta sexta-feira (06), às 8h30, na praça Alencastro, o Programa Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas de Cuiabá. Na ocasião, os brigadistas de comunidades da zona rural que receberão formação de combate ao fogo receberão certificados e equipamentos de proteção individual. A ação é executada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável em parceria com Defesa Civil e Secretaria de Governo.

Além de formar cidadãos no combate seguro ao fogo em regiões onde o acesso do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil pode ser mais demorado, o programa visa orientar as comunidades sobre os perigos de queimadas irregulares e também dando ferramentas práticas para a prevenção as queimadas.

Também será anunciada a criação das brigadas de combate ao incêndio urbano, uma em cada região de Cuiabá, com entrega de uma viatura para cada ponto e equipamentos à disposição até o fim do período de seca na Capital.

Durante o mês de agosto será realizada também Blitz Ecológica em pontos estratégicos de saída da cidade, com equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico disposta a conscientizar o cidadão a respeito das queimadas irregulares e de hábitos que podem causar queimadas acidentais, como por exemplo, jogar bitucas de cigarro pela janela do carro ao longo da rodovia.

SERVIÇO

O que: Lançamento Programa Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas

Quando: sexta-feira (06), às 8h30

Onde: Praça Alencastro

Comentários Facebook
Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA: Pinheiro lança Programa Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana