conecte-se conosco


CUIABÁ

Prefeito defende vacinação de todos os profissionais da educação e aulas presenciais devem retornar em outubro

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, reafirmou que em defesa da saúde e da vida dos estudantes e profissionais da Educação, estimou que as atividades presenciais na rede pública municipal de Ensino da capital somente serão retomadas no mês de outubro, após a vacinação de 100% dos profissionais.

Emanuel Pinheiro disse que o foco da sua gestão, em relação a pandemia, é vacinar toda a população. “Esta é a maior crise sanitária da história. Estamos em plena pandemia. A pandemia não acabou. Ela diminuiu, ela arrefeceu, mas, toda a hora somos ameaçados com uma nova onda, uma nova variante, uma nova cepa. Então o foco, a minha determinação como prefeito é vacinar toda a população cuiabana. Luto, sonho e brigo, dia e noite. Essa é a melhor arma para enfrentar esse vírus que já dilapidou milhares de famílias em Cuiabá, no Mato Grosso, no Brasil e no mundo inteiro”, salientou o gestor.

O prefeito Emanuel Pinheiro lembrou que só em Cuiabá a pandemia provocada pelo novo coronavírus levou quase 3 mil 200 pessoas a óbito. “São famílias despedaçadas que perderam seus entes queridos nessa guerra travada contra o Covid -19 e Cuiabá briga dia e noite para proteger a saúde e a vida das pessoas”, disse o gestor.

Emanuel Pinheiro disse ainda que analisar as unidades educacionais da mesma forma como se encara uma repartição pública é um equivoco muito grande. “Primeiro porque na escola são dezenas de crianças em uma mesma sala, dezenas de profissionais da educação e da comunidade escolar numa mesma unidade. O formato, a geografia da rede física escolar brasileira, permite isso, dezenas de pessoas ou centenas de pessoas migrando diariamente para um mesmo estabelecimento sendo que boa parte delas vão conviver numa sala de aula, fechada, com ar condicionado, um professor e dezenas de alunos durante o dia inteiro, todos os dias da semana. Isso gera uma ameaça, uma facilidade maior de disseminação do vírus do que uma pessoa que vai trabalhar usando máscara, mantendo o distanciamento, convivendo com 10, 12 pessoas numa mesma sala”, explicou o gestor lembrando que as pessoas que fazem parte dos grupos de risco e que não foram vacinadas estão em home office.

Leia mais:  Prefeito Emanuel Pinheiro entrega obras de pavimentação e praça na Vila Guimarães

“É uma dinâmica diferenciada. A educação tem que ser olhada com sensibilidade, de forma humanizada porque o funcionamento, a engrenagem não é a mesma de qualquer outra unidade. Por isso temos que ter essa sensibilidade. E, exatamente por isso, já determinei inclusive encaminhei uma lei a Câmara Municipal de Cuiabá para que em defesa da saúde e da vida das nossas crianças, em defesa da saúde e da vida dos profissionais da educação da rede pública municipal de Ensino, as aulas em Cuiabá só retornem quando 100% dos profissionais da Educação estiverem vacinados, inclusive com a segunda dose, respeitados os 15 dias após a segunda dose. Com isso teremos segurança total, para que os nossos profissionais possam voltar com segurança as suas unidades de ensino, as nossas crianças voltem com segurança as suas escolas, os pais e a comunidade escolar tenham mais tranquilidade de que não estão levando os seus filhos para uma roleta russa em relação a Covid-19”, reafirmou Emanuel Pinheiro.

Emanuel Pinheiro destacou ainda que antes mesmo que os profissionais da Educação fossem incluídos no Plano Nacional de Imunização (PNI), o executivo municipal já havia priorizado esses profissionais. “Estamos acelerando a imunização, o que me permite dizer que até outubro, 100% dos profissionais da rede pública municipal de Ensino estarão imunizados e com essa segurança total, inclusive com o prazo determinado, pós a segunda dose, de 15 dias, voltarmos às aulas presenciais hibridas, na rede municipal de ensino”, destacou.

O prefeito Emanuel Pinheiro  disse ainda que o Município se planejou desde o primeiro momento para atender os estudantes em situação de vulnerabilidade. “Não deixamos de atender os estudantes mais carentes da rede pública municipal de Ensino, que dependem da escola para se alimentar, e suas famílias, ampliando o kit Alimentação Escolar. Depois focamos na imunização para vacinar todos os profissionais da educação”, disse o prefeito de Cuiabá.

Leia mais:  Campanha ‘conclui’ agenda para 1ª dose contra a covid-19 e polos passarão a cadastrar quem não têm acesso à internet

Sobre os prejuízos no rendimento escolar dos estudantes da rede pública municipal de Ensino, após um ano e meio sem atividades presenciais, Emanuel Pinheiro disse que a Secretaria Municipal de Educação por meio da equipe pedagógica comandada pela secretária Edilene Machado, já fez esse planejamento.  “Toda a nossa equipe pedagógica, todos os nossos profissionais da rede pública municipal de Ensino, comandados pela secretária Edilene Machado, já prepararam a compensação no ensino e aprendizagem das crianças por esse prejuízo de um ano e meio fora das salas de aula”, explicou.

Além disso, em Cuiabá, as atividades pedagógicas continuaram de forma remota, desde o início da pandemia. “Sabemos que tivemos um tempo perdido e, já está sendo planejado de que forma vamos compensar para que as nossas crianças não sejam penalizadas mais do que já foram, em virtude da ausência das aulas presenciais. Mas o que não podemos é por causa de 30 ou de 60 dias, depois de um ano e meio, colocar em risco a saúde e a vida das crianças e dos profissionais da Educação. Toda a segurança é pouco num momento de pandemia”, salientou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá inicia processo de revitalização da Praça Santos Dumont

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Situada na região central da Capital, entre as avenidas Getúlio Vargas e São Sebastião, a Praça Santos Dumont passará por um completo processo de revitalização. O trabalho foi iniciado na semana passada e é coordenado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). Conforme o cronograma de atividades, a previsão é de que a obra seja concluída até início de 2022.

Além da Limpurb, o projeto conta ainda com a participação das secretarias municipais de Obras Públicas, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, e Turismo. Para o tradicional espaço de lazer, está planejada a implantação do sistema de iluminação de LED, instalação de uma fonte luminosa, reconstrução de todo o piso, colocação de bancos e lixeiras, playground, pintura e serviço de jardinagem.

A obra é executada diretamente pelo Município e neste momento está na etapa de retirada do piso antigo e poda das árvores. “Esse é um trabalho contínuo, que segue sob a liderança do prefeito Emanuel Pinheiro. Já atuamos em outros espaços e bairros. Agora estamos na Santos Dumont, mas não paramos nisso. Também está no nosso plano a Praça Rachid Jaudy, que também há anos necessita de uma reforma”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

A intervenção na Santos Dumont é fruto de um planejamento implantado pelo prefeito Emanuel Pinheiro ainda em 2017, com o objetivo de construir e reformar praças, parques e campos de futebol. Até o ano de 2020, foram mais de 120 equipamentos de lazer entregues à população. Neste ano, o chefe do Executivo chegou a 12 espaços inaugurados em seu segundo mandato.

De janeiro até setembro de 2021, a gestão Emanuel Pinheiro já entregou a Mesa da Intelectualidade Cuiabá, em frente à Praça 8 de Abril, a Praça do Cai Cai, e as praças nos bairros Dom Aquino, Village Flamboyant, Jardim Industriário, Residencial Avelino de Lima Barros, CPA III, Jardim Gramado, Despraiado, Vila Guimarães, Praça da República, e o campo do Arraial dos Freitas.

Leia mais:  Prefeito lamenta morte do médico George da Costa Melo, vítima de acidente de avião

“Sempre destaco que a meta da nossa gestão é democratizar o acesso ao lazer e a integração social, levando esses equipamentos para os bairros mais afastados do centro. Todavia, ao mesmo tempo, temos que trabalhar para preservar as praças históricas de Cuiabá que, em sua maioria, estão na área central. É isso que temos feito ao longo da nossa gestão, atendendo a demanda de toda a cidade”, pontua o prefeito Emanuel Pinheiro.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

SUGESTÃO DE PAUTA: Estudantes da rede pública municipal de ensino retornam às aulas presenciais nesta segunda-feira (27)

Publicado


Jorge Pinho

Clique para ampliar

A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, e a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, vão acompanhar na segunda-feira (27), a partir das 7h da manhã, o retorno das atividades presenciais na rede pública municipal de ensino. As aulas acontecerão de forma híbrida, com número reduzido de estudantes por sala de aula (50% da capacidade de cada sala), e adoção de medidas de biossegurança e distanciamento físico, necessários neste momento de pandemia.

Na rede pública municipal de Cuiabá, 100% das 167 unidades educacionais vão retomar as atividades pedagógicas presenciais. Em 12 unidades, em razão de reformas em andamento, foram alugados espaços, até que essas obras sejam finalizadas.

A secretária Edilene de Souza Machado explicou que a volta dos estudantes às atividades presenciais seguirá um Plano de Retorno e Protocolo de Biossegurança, construído com o apoio das equipes gestoras e orientações da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária. A gestora destacou que a presença dos estudantes foi autorizada pelos pais ou responsáveis. “Com base nessa informação e dentro da realidade de cada unidade, com a orientação da equipe pedagógica da Secretaria, as equipes gestoras organizaram o seu atendimento. As escolas que oferecem o Ensino Fundamental atenderão cada grupo de estudantes em dias alternados. E para as crianças de 0 a 5 anos, o revezamento será semanal”, explicou a secretária de Educação Edilene Machado.

A rotina nas unidades terá mudanças. Além de uma nova organização das turmas, o horário de permanência dos estudantes na unidade será reduzido. A alimentação escolar será servida no intervalo, nas salas de aulas e todas as atividades coletivas estão suspensas, por enquanto.

Antes de entrar nas unidades, estudantes e profissionais terão que aferir a temperatura e passar por tapetes sanitizantes. O uso de máscaras é obrigatório. Todas as unidades têm disponíveis totens e dispensers de álcool 70%. As salas de aula estão preparadas, com distanciamento das carteiras, e a higienização será intensificada.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá inicia processo de revitalização da Praça Santos Dumont

Os estudantes cujos pais não se sentem seguros em encaminhar seus filhos neste momento continuarão recebendo atendimento de forma remota, disponíveis no @portaldaescolacuiabana e outras plataformas pedagógicas, como vem sendo feito desde março de 2020, quando as atividades presenciais foram suspensas. Os estudantes com dificuldades de acesso à internet continuarão recebendo as atividades impressas e material estruturado dos programas como o de alfabetização (ProAC – Programa de Alfabetização Cuiabano), e o de melhoria da proficiência (PROMP – Programa de Melhoria da Proficiência).

“Neste momento temos que ter todo o cuidado. Os profissionais da educação e equipes gestoras, finalizaram mais um ciclo de formação continuada sobre o protocolo de biossegurança nos espaços escolares, os aspectos socioemocionais envolvidos nesse retorno e o ensino híbrido. Nosso objetivo é que possamos receber nossos alunos e profissionais com segurança, garantindo o seu bem-estar físico, mental e social”, ressaltou a secretária de Educação, Edilene Machado.

Serviço

Retorno das atividades presenciais

Dia: segunda-feira, 27/09

Horário: 7 horas

Agenda:

1- Secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado

EMEB Maria da Glória de Souza

Av. Bosque da Saúde, 146, Bairro Baú

FONE: 3313-3036

CMEI Coronel José Meirelles

Rua Maracanã, s/n, bairro Areão

FONE: 3628 1050

2 – Secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar

EMEB Madre Martha Cerutti

Av. Ver. Juliano da Costa Marques, s/n, bairro Bela Vista

FONE: 3313-3007

Creche Josefa da Silva Parente

Av. Vereador Juliano da Costa Marques, s/n, bairro Bela Vista (ao lado da EMEB Madre Martha Cerutti)

FONE: 3653 5810

EMEB Profª. Elza Luíza Esteves

Av. Senegal, s/nº, bairro Canjica

FONE: 3644 7368

 

 

 

 

Leia mais:  Campanha ‘conclui’ agenda para 1ª dose contra a covid-19 e polos passarão a cadastrar que não têm acesso à internet

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana