conecte-se conosco


CUIABÁ

Ministro elogia HMC, destaca esforço de Emanuel por vacinas e assina convênio para ampliar atendimento à população

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, elogiou a gestão Emanuel Pinheiro e a postura do gestor no empenho em construir hospitais. Ele ainda prometeu retornar à capital de Mato Grosso para entregar a Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Leblon. A declaração foi feita  durante visita nesta sexta-feira (9), ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), no momento em que realizou o termo de credenciamento de uma unidade no Programa Saúde na Hora. Cuiabá é pioneira no país, com o programa Hora Estendida que amplia o horário de atendimento nas unidades de saúde, implantado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, desde a gestão passada. 

“O prefeito Emanuel Pinheiro lembrava de Eurico Gaspar Dutra, filho desta terra, cujo lema era ‘Governar é fazer estradas’ e para Emanuel Pinheiro governar é construir hospitais, porque ele sabe que os hospitais por felicidade e infelicidade se procura e têm sido uma grande arma para enfrentar esta doença. Os líderes se conhecem pela sua coragem de enfrentar os desafios e trazer resultados para a sociedade. Assim é Emanuel Pinheiro e há pouco mais de três semanas apareceu a oportunidade de sediar a Copa América e o presidente da República ligou ao prefeito e ofereceu a possibilidade, o prefeito enfrentou o desafio porque tem coragem. Hoje aqui, assinamos um acordo para ampliar o horário de atendimento na unidade básica de saúde, de 40h  para 60h. E mais recursos para  atenção primária, pouco mais de R$31, mil por cada unidade no Programa Previne Brasil do Governo Federal e o aprimoramento na atenção primária estamos fazendo  uma evolução na saúde brasileira. Reconhecemos o esforço que o prefeito fez para fazer esse hospital (HGU) que atende todo Mato Grosso.  Fique sabendo da admiração que o Bolsonaro tem  pelo senhor Emanuel Pinheiro e pelo deputado Emanuelzinho,  que ajuda o Brasil com projetos de lei”, disse o ministro. 

Leia mais:  Programa Cata-treco atende moradores do bairro Santa Cruz I com recolhimento de materiais inservíveis

O prefeito Emanuel Pinheiro lembra que a  capital já possui um programa com horário de atendimento ampliado nas unidades básicas de saúde. “Colocamos umas em funcionamento em cada região que visa trabalhar até 21h. O  ministro assinou um convênio para ampliação do Saúde na Hora, onde  somos pioneiro  com o  programa Hora Estendida. Normalmente,  a unidade de saúde funciona das 8h até às 17h com hora marcada e com o programa Hora Estendida, atendemos com dignidade e prioridade o trabalhador, porque ele sai de casa, está abrindo a unidade de saúde e na hora que chega do trabalho está fechada. Por isso, ele  tem que recorrer a uma UPA ou policlínica Isso sobrecarrega o sistema secundário. A nossa meta é, queremos uma unidade do Hora Estendida em cada região para atender o trabalhador cuiabano e seus familiares.  Iniciamos o programa  com a UBS – Unidade Básica d e Saúde do bairro Tijuca e depois fomos para o  CPA I  e Parque Ohara, Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot  e também Ana Poupina. Vamos aplicar este programa para atender o trabalhador com mais presteza, dignidade o trabalhador cuiabano e familiares. Temos 5 unidades e quero colocar 2  UBS com o programa Hora Estendida por região e passar para 10”, garantiu o prefeito. 

“A importância da visita do senhor aqui em Mato Grosso, Cuiabá,  obrigado pela atenção especial por Cuiabá, Várzea Grande, fica aqui o meu agradecimento, com investimentos parceria de entregas de futuras obras que marcam a sua gestão em frente ao Ministério da Saúde, o senhor tem dado direção ao MS com as ações  que estão prevenindo óbitos e salvado vidas.  Torcemos  muito para que a excelência tenha todas as condições de enfrentar esse vírus e continuar ajudando para que o Brasil saia desse cenário epidêmico. “, emanuelzinho. 

Leia mais:  Prefeito e vice-prefeito lamentam falecimento de servidor da Secretaria de Obras Públicas

O deputado federal Emanuel Pinheiro da Silva Primo, o Emanuelzinho, destacou a importância da vinda do ministro à Capital e elogiou os trabalhos dele à frente da pasta da Saúde. “É muito importante a visita do senhor aqui em Mato Grosso – Cuiabá. Obrigado pela atenção especial de Cuiabá e  Várzea Grande. Fica aqui o meu agradecimento com investimentos parceria de entregas de futuras obras que marcam a sua gestão  à  frente ao Ministério da Saúde, o senhor tem dado direção ao Ministério com às ações  que estão prevenindo óbitos e salvado vidas.  tem dado certo e torcemos muito para que o senhor  tenha todas as condições de enfrentar esse vírus e continuar ajudando para que o Brasil saia desse cenário epidêmico “.

O programa federal Saúde na Hora viabiliza o custeio aos municípios para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o território brasileiro. O ministro também autorizou o credenciamento de 24 equipes ao Informatiza APS, que faz parte da estratégia de saúde digital do Ministério da Saúde, o Conecte SUS. O programa apoia a informatização das unidades de saúde e a qualificação dos dados da Atenção Primária à Saúde de todo o país. O investimento na tecnologia da informação vai subsidiar na gestão dos serviços de saúde e na melhoria da clínica.

Participaram da solenidade, o  senador Wellington Fagundes, o deputado federal José Medeiros,  o deputado estadual Paulo Araújo, o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Fábio Tardim, os vereadores Mário Nadaf, sargento Vidal, Dr. Luiz Fernando, Cezinha Nascimento.  

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeito e vice-prefeito lamentam falecimento de servidor da Secretaria de Obras Públicas

Publicado


Foi com extremo pesar que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, receberam a notícia da morte do servidor público Gervásio Madal de Assis. Funcionário público efetivo, Gervásio tinha 67 anos e faleceu na tarde desta quinta-feira (05), vítima de um câncer.

Engenheiro civil por formação, Gervásio estava há cerca de 40 anos na carreira pública, divididos entre PRODECAP e Secretária Municipal de Obras Públicas, onde chegou a ocupar o cargo de diretor de Infraestrutura. Durante sua brilhante carreira, deu toda contribuição para o desenvolvimento da Capital.

Na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, por exemplo, Gervásio era um dos responsáveis por fiscalizar e assegurar a boa qualidade nos trabalhos do Programa Minha Rua Asfaltada. Além disso, oferecendo todo seu profissionalismo em prol da população, ele contribuiu com a execução de diversas outras obras na Capital.

“É extremamente triste e doloroso receber uma notícia como esta. Gevásio sempre se mostrou um excelente profissional, além de um ótimo ser humano. Sempre nos encontramos nos canteiros de obra e era possível ver toda sua paixão por aquilo que fazia”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Já o vice-prefeito José Roberto Stopa destaca o legado deixado por Gervásio na Capital. “Gervásio faz parte daquelas pessoas anônimas que ajudam a construir uma Cuiabá melhor para todos. Neste momento de muita angústia, o nosso desejo é de que o Senhor conforte os corações de todos familiares e amigos”, completa Stopa. 

Comentários Facebook
Leia mais:  Misc Sonoro resgata raízes com aulas gratuitas de instrumento africano para mulheres
Continue lendo

CUIABÁ

SUGESTÃO DE PAUTA: Pinheiro lança Programa Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro lança na manhã desta sexta-feira (06), às 8h30, na praça Alencastro, o Programa Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas de Cuiabá. Na ocasião, os brigadistas de comunidades da zona rural que receberão formação de combate ao fogo receberão certificados e equipamentos de proteção individual. A ação é executada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável em parceria com Defesa Civil e Secretaria de Governo.

Além de formar cidadãos no combate seguro ao fogo em regiões onde o acesso do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil pode ser mais demorado, o programa visa orientar as comunidades sobre os perigos de queimadas irregulares e também dando ferramentas práticas para a prevenção as queimadas.

Também será anunciada a criação das brigadas de combate ao incêndio urbano, uma em cada região de Cuiabá, com entrega de uma viatura para cada ponto e equipamentos à disposição até o fim do período de seca na Capital.

Durante o mês de agosto será realizada também Blitz Ecológica em pontos estratégicos de saída da cidade, com equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico disposta a conscientizar o cidadão a respeito das queimadas irregulares e de hábitos que podem causar queimadas acidentais, como por exemplo, jogar bitucas de cigarro pela janela do carro ao longo da rodovia.

SERVIÇO

O que: Lançamento Programa Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas

Quando: sexta-feira (06), às 8h30

Onde: Praça Alencastro

Comentários Facebook
Leia mais:  Primeira-dama destaca câmeras em nova frota de ônibus para o combate ao assédio sexual
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana