conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Kalil anuncia estudos para concurso público para a Guarda Municipal e entrega fardas e equipamentos

Publicado


O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, autorizou a Secretaria Municipal de Administração, a realizar estudos preliminares para a execução de concurso público para preenchimento de vagas na Guarda Municipal, a primeira instituição deste modelo implantado em uma cidade do Estado de Mato Grosso no ano de 2000, pelo então prefeito, hoje senador da República, Jayme Verissimo de Campos.  

O anunciou foi feito durante a entrega de 136 kits de uniformes para o efetivo operacional da Guarda Municipal e Colete a prova de balas e placa balística. Na cerimônia de entrega, na sede da corporação na Avenida da FEB, o prefeito reforçou compromissos de campanha junto a população e aos agentes da segurança municipal e assegurou que os investimentos serão constantes e crescentes e confirmou estudos para abertura de concurso público, mesmo em um cenário financeiro de incertezas provocado pela pandemia.

O conjunto é renovado anualmente e composto por calça, gandola militar (parte superior da farda), duas camisetas, coturno e gorro, adquiridos com recursos próprios do Município e os coletes a prova de balas e placa balística. No próximo mês, serão entregues os uniformes de passeio.

A Guarda Municipal, criada em 2000, é pioneira na segurança pública em Mato Grosso e segue sendo única do Estado habilitada para atuações armada.

Reconhecida pelos resultados oferecidos à cidade, a corporação se tornou um espelho da Administração Pública, reforçando ações junto à população e atuação em conjunto com as demais outras forças policiais como a Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros entre outros no combate a criminalidade. “É uma das mais importantes instituições de Várzea Grande”, defendeu o prefeito. Ainda segundo ele, a GM, “mais que repreender ações ilícitas, se consagra junto á opinião pública pelo serviço social que presta”.

Kalil lembrou que a estruturação da Guarda Municipal está entre seus compromissos de campanha. “Temos entraves legais nesse momento de pandemia que cerceiam alguns investimentos e iniciativas do Poder Público, no entanto, tenho ciência da necessidade de ampliação de efetivo para aumentar a capilaridade da instituição que tem capacidade de contribuir com mais ações sociais e de prevenção junto à população. Mais que compromisso com a Guarda, estruturar a GM, é aumentar a segurança em Várzea Grande”. Como antecipou o Chefe do Executivo Municipal, o concurso público está sendo formatado para oferecer entre 150 a 200 vagas.

Leia mais:  Servidores da Saúde contam com programa de apoio psicológico

“Em 2021, sem colocar em risco a saúde financeira de Várzea Grande, estaremos investimento R$ 200 milhões em obras e serviços que vão impactar em várias frentes de atendimento às demandas da população. Obras grandes, como uma nova UPA na região do Jardim Glória, obras de saneamento básico na ordem de R$ 100 milhões e 100 quilômetros de asfalto novo. Essas são uma das ações já desencadeadas. Temos a missão de resolver todos os problemas da cidade, valorizar os serviços e manter a estruturação da GM. Talvez resolver todos os problemas não seja possível, mas podem ter a certeza que essa gestão trabalha e se dedica arduamente para tudo dar certo, porque além de ter um várzea-grandense como prefeito, existe apoio dos 21 vereadores, da Assembleia Legislativa através dos seus deputados, do governo do Estado na pessoa do governador Mauro Mendes e seus secretários e da Bancada Federal através dos senadores Jayme Campos, Wellington Fagundes e Carlos Fávaro e dos oito deputados federais que tem contribuído com a cidade e com Mato Grosso”.

Kalil Baracat, lembrou que abriu um caminho de interlocução com o presidente da República, Jair Bolsonaro, graças ao senador Jayme Campos e que isto resultou nas visitas oficiais dos ministros, da Saúde, Marcelo Queiroga e de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que resultarão em avanços significativos para nossa cidade e nossa população.

RECONHECIMENTO – O secretário de Defesa Social, Alessandro Ferreira da Silva – Pasta a qual à Guarda Municipal pertence –, que é Coronel Reformado da Polícia Militar de Mato Grosso, destaca que o evento de entrega de uniformes é algo bastante simples, mas que tem um impacto positivo na rotina dos agentes. “Resgata a dignidade humana dos Guardas Municipais e é um grande indicador externo de que a prefeitura está investindo na corporação. A Guarda Municipal ao longo de sua existência conquistou por meio de muito trabalho e resultados o reconhecimento público e político como integrante do Sistema Único de Segurança Pública. Várzea Grande já entendia isso há mais de 21 anos, quando criou a Guarda, uma virada de página no conceito de segurança pública no estado de Mato Grosso”.

Leia mais:  Aluna da EMEB Júlio Correa é premiada pela eleição do Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente 2022

O comandante da Guarda Municipal, o GM Alisson Baracat, frisa que a corporação é um espelho da gestão municipal e um dos entes públicos que mais se aproxima da população, em função de sua atuação ‘diuturna’ nos bairros. “O reconhecimento da atuação da GM confirma que nosso trabalho está alinhado com esta gestão. Todos estamos focados em trabalhar muito pela população várzea-grandense”.

O subcomandante, GM Alexander Ortiz, reforça que a GM é atuante junto à sociedade, seja no patrulhamento, como no suporte à mobilidade urbana, pelas operações nos bairros ou ações sociais. “Todos nossos indicadores são positivos. A Guarda é hoje destaque diário na mídia pelo trabalho que realiza”.

A secretária adjunta de Comunicação Social, Ana Cristina Vieira, apontou o trabalho ímpar, idôneo e humanizado prestado pela Guarda Municipal e ressalta a atuação do efetivo feminino da Guarda. “Esse olhar feminino é essencial e se torna um diferencial na atuação diária da corporação, especialmente pelo trabalho junto à Patrulha Maria da Penha e no amparo às crianças e idosos. Meu avô, por exemplo, morador do Centro da cidade, foi um grande entusiasta da GM, desde sua criação”.

O vereador Pablo Pereira, filho do coronel Walter de Fátima Pereira, idealizador e fundador da Guarda Municipal na gestão do então prefeito Jayme Campos, lembra que instituição nasceu de iniciativa visionária dos gestores daquela época – ano 2000 – e que hoje é uma instituição valorizada, reconhecida e que leva o nome de Várzea Grande pelo Estado e pelo País. “Tem estrutura e pessoal capacitado”.

MEDALHISTA – O prefeito parabenizou pessoalmente o atleta e Guarda Municipal de Várzea Grande, Alexander Ortiz, que conquistou a quarta colocação no Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu, realizado em São Paulo, no início deste mês. O GM é também o atual subcomandante da corporação.

Leia mais:  Prefeito lamenta morte do Guarda Municipal Amilton César da Silva

Ortiz mostrou com muito orgulho a medalha conquistada no campeonato ao prefeito. “É gratificante ter um atleta que representa nossa Várzea Grande e nosso Estado e mais ainda a nossa Guarda Municipal”. A subida ao pódio garantiu a Ortiz vaga para o mundial deste ano. 

Na conversa com o subcomandante, o prefeito destacou o papel social da Guarda. “Nosso subcomandante é um atleta de artes marciais e agora um medalhista. Acredito que teremos mais conquistas aqui na corporação, já que ofertamos judô para crianças e adolescentes da cidade”.

Há dois anos, a Guarda Municipal criou em parceria com Associação Várzea-grandense de Judô o ‘Judô da Guarda’, uma ação social focada em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Ofertamos uma atividade complementar à escola, aliada à inserção social e ao acompanhamento da evolução motora desses jovens”, explica Ortiz.

As aulas são realizadas na sede da corporação gratuitamente.

“Assim como o Teatro de Fantoche, que atua nas unidades da Rede Municipal de Ensino, que de forma lúdica, através de peças que tratam valores, ética e cidadania, também possui o projeto Pedal da Guarda, que tem atraído centenas de pessoas, num convívio de interação e familiar para a prática saudável e esportiva. O Judô da Guarda é uma extensão da atuação pelo social que a Administração pública realiza por meio da Guarda Municipal. São ações que, somadas, tiram as crianças de áreas de perigo e ofertam aprendizado”, ressaltou o secretário.

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Primeira-dama de Várzea Grande testa positivo para Covid-19

Publicado


A promotora de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso e primeira-dama de Várzea Grande, Kika Dorilêo Baracat, testou positivo para Covid-19. Resultados de exames e consultas clínicas confirmaram as suspeitas decorrentes de sintomas sem grandes incidências.

Em virtude do resultado positivo da esposa, o prefeito Kalil Baracat, que no final do ano passado já havia testado positivo, também realizou exame e consultas médicas, com o resultado negativo para Covid-19, permitindo cumprir sua agenda de trabalho com segurança, mas redobrando os cuidados.

Com sintomas leves, a primeira-dama recebeu a primeira dose da vacina há cerca de um mês. Kika está bem e segue em isolamento social em casa. O prefeito destaca que ela receberá todos os cuidados necessários, reforça a continuidade das medidas de biossegurança, como uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social e, principalmente, a busca pela vacinação como forma mais eficiente de combater os sintomas e a doença da COVID-19.

A Família Baracat agradece as manifestações de carinho e lembra a importância da adoção de cuidados redobrados e da procura de vacina por todos, indistintamente, para se vencer a pandemia com união, responsabilidade e principalmente com medidas de biossegurança.

Comentários Facebook
Leia mais:  Servidores da Saúde contam com programa de apoio psicológico
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Aluna da EMEB Júlio Correa é premiada pela eleição do Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente 2022

Publicado


A estudante Ana Júlia Vilela Lima, aluna do 4 º ano da EMEB Júlio Corrêa, recebeu do prefeito Kalil Baracat e dos Secretários de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis e do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Célio Santos, a premiação por seu desenho ter sido eleito para o Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente 2022. O desenho da aluna recebeu 142.565 votos.

A premiação ocorreu na manhã desta terça-feira, 27, no auditório do Anexo II da Smecel, no bairro Jd. Marajoara, no início da cerimônia de posse dos novos convocados da Educação. A aluna recebeu de presente um tablet do prefeito Kalil Baracat, uma mochila do secretário Silvio Fidelis e um kit escolar do secretário Célio Santos.

O prefeito Kalil destacou a importância da conscientização das crianças sobre o meio ambiente e o papel da escola em reafirmar esse conceito. “A gestão pública tem compromisso com o meio ambiente e com a educação. Ações que unem estas duas vertentes são de fundamental relevância, afinal um mundo melhor requer cidadãos responsáveis e sensíveis ao planeta. E mais, as empresas que aderem ao Selo evidenciam sua responsabilidade ambiental e contribuem para  práticas de proteção à natureza”. 

A eleição do Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), com a mobilização e o envolvimento de 30 escolas municipais no mês de maio, visando a produção dos desenhos entre os alunos com o tema “Sustentabilidade e Cidadania”.

Participaram alunos do 1º ao 9º ano envolvidos nos projetos “Plantar e Cuidar” e “Educação Ambiental Transformadora”. Os desenhos foram realizados em folha de papel A4, utilizando-se giz de cera, caneta colorida, lápis de cor ou grafite. De acordo com o secretário Silvio Fidelis, o concurso que é realizado todos os anos, desde 2016, visa despertar nos alunos a conscientização e discussão sobre a importância da proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento de competências e habilidades para uma convivência sustentável e harmoniosa com o ambiente onde vivem.

Leia mais:  Guarda Municipal recebe a visita do deputado Emanuelzinho, presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados

Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Célio Santos, o Selo tem como objetivo certificar as empresas sediadas em Várzea Grande que possuem licenciamento ambiental e que adotam práticas sustentáveis de fomento à preservação do meio ambiente. Segundo o secretário, a empresa que possui o Selo apresenta um diferencial com relação a outras que não possuem. “Ao adquirir produtos ou serviços das empresas certificadas, o consumidor também estará contribuindo para um meio ambiente sustentável e de qualidade. Ao buscar a certificação, o empresário se sentirá mais estimulado para adotar práticas autossustentáveis como forma de conquistar mais espaço no mercado”, analisou.

O secretário Silvio Fidelis explicou que o desenho para o selo é escolhido todo ano por meio de votação virtual no Portal da Prefeitura Municipal. Os trabalhos feitos por alunos da rede municipal são pré-selecionados pela equipe da Educação Ambiental da Smecel e encaminhados para a votação virtual aberta à comunidade escolar e a toda população. “O desenho tem seu valor simbólico sendo eleito pela maioria dos votos computados até a data final da votação” disse.

A eleição do Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente faz parte das atividades desenvolvidas nas escolas municipais por ocasião da semana do Meio Ambiente no mês de julho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente em 5 de junho. Este ano, em virtude da pandemia, participaram na modalidade remota os alunos das escolas: Salvelina Ferreira da Silva, Air Addor, Antônio Joaquim de Arruda, Eunice Cesar de Mello, Julio Corrêa, Ana Francisca de Barros, Jaime Veríssimo de Campos Junior – Jaiminho, Honorato Pedroso de Barros e Rita Auxiliadora de Campos Cunha.

Leia mais:  Secretaria da Saúde alerta que baixas temperaturas reforçam necessidade da vacinação contra a gripe

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana