conecte-se conosco


CUIABÁ

Em visita ao HMC, ministro da Saúde elogia estrutura e reconhece importância da unidade para a saúde de Mato Grosso

Publicado


Assessoria

Clique para ampliar

Em sua visita ao Hospital Municipal de Cuiabá – HCM “Dr. Leony Palma de Carvalho”, na última sexta-feira (9), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, elogiou a estrutura e reconheceu a importância da unidade para a saúde pública da população mato-grossense. “São unidades como esta que devem ser fomentadas e o Ministério da Saúde tem apoiado e reconhece o esforço que o prefeito Emanuel Pinheiro fez para a edificação deste hospital, que beneficia não só os cidadãos de Cuiabá, Várzea Grande e todas as cidades circunvizinhas, mas do estado de Mato Grosso como um todo. O nosso compromisso é de fortalecer o sistema de saúde brasileiro e pôr fim ao caráter pandêmico da covid-19 para voltarmos a viver como sempre vivemos: felizes, sem máscaras e ajudando a construir esse grande país”, disse na ocasião. 

O ministro percorreu os corredores do complexo hospitalar, juntamente com o prefeito Emanuel Pinheiro; o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho; o secretário municipal de Saúde, Célio Rodrigues; e demais autoridades e constatou de perto a qualidade dos serviços prestados aos pacientes. “Cumprimento a todos os profissionais de saúde que fazem este grande hospital, tão importante para a assistência à saúde, principalmente neste momento em que vivemos: uma emergência de saúde pública internacional, a pandemia de covid-19 que, há mais de um ano, vem infelicitando a nossa vida”, frisou. 

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou que é a segunda vez que o HMC recebe a visita de um ministro da saúde (a primeira vez foi na inauguração de 90 leitos de enfermaria, em 22 de abril de 2019, que contou com a presença do então ministro Luiz Henrique Mandetta) e que a vinda de Marcelo Queiroga ocorreu graças a uma articulação do deputado Emanuelzinho. “O ministro fez questão de conhecer esse cartão postal da saúde pública que é o HMC. Um orgulho para todos nós!”, disse Pinheiro.

Leia mais:  Secretaria de Saúde e Empresa Cuiabana de Saúde Pública reafirmam compromisso de pagar regularmente empresas prestadoras de serviços

A visita ao hospital foi um momento de emoção para o gestor, que lembrou de toda a trajetória para que o projeto se tornasse uma realidade. “O HMC é um pedaço de mim. Foi tanta dedicação, tanto trabalho, tanta luta para realizar esse sonho que até hoje eu fico emocionado quando entro aqui dentro. Eu cheguei a ter um gabinete aqui dentro para que pudesse cumprir todos os prazos, para que os recursos do programa Chave de Ouro, que o senador Wellington Fagundes e o então senador Blairo Maggi articularam para que desse certo. E hoje é a primeira vez que eu estou entrando no hospital depois que eu entreguei o HMC 100% em pleno funcionamento, no dia 18 de novembro de 2019. São quase 2 anos de uma unidade que salva vidas, que cuida de vidas, não só de Cuiabá, mas de todo o estado de Mato Grosso, que se transformou numa referência nacional, o maior hospital do estado, um orgulho para Cuiabá, um orgulho para Mato Grosso, um orgulho para mim e para toda a minha equipe, é um legado para a saúde pública”, enfatizou. 

HMC

Inaugurado no dia 18 de novembro de 2019, após o prefeito Emanuel Pinheiro se articular junto à bancada federal e conseguir um aporte de R$ 100 milhões do governo federal, o Hospital Municipal de Cuiabá – HCM “Dr. Leony Palma de Carvalho”  possui 315 leitos, sendo 178 de adultos, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados, 60 de UTI, 38 de Emergência, seis salas de cirurgia e 13 leitos RPA (recuperação pós-anestesia), além do ambulatório com mais de 13 das especialidades médicas mais procuradas pela Central de Regulação. Conta ainda com exames como ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia e parque tecnológicos com equipamentos de última geração. 

Leia mais:  Primeira-dama destaca câmeras em nova frota de ônibus para o combate ao assédio sexual

Além disso, o HMC também conta com urgência e emergência onde funciona o novo Pronto Socorro, dispõe de um heliponto para transferência de pacientes em estado grave e o transporte de órgãos com mais rapidez e segurança. Sem contar que se tornou referência nacional e internacional por meio do programa SOS AVC.

No primeiro quadrimestre de 2021, foram realizados no HMC 232.865 atendimentos, sendo 10.331 atendimentos de urgência e emergência, 3.092 internações de adultos, 522 internações pediátricas, 7.937 consultas ambulatoriais, 30.721 serviços de imagem, 177.880 análises clínicas e 2.382 cirurgias.

Com relação aos atendimentos de urgência e emergência, 79% são em pacientes de Cuiabá, 20% em pacientes de outros municípios de Mato Grosso e 1% em pessoas provenientes de outros estados. Quando às cirurgias, 59% são em pacientes da Capital, 40% em pacientes de outros municípios do estado e 1% em pessoas oriundas de outros estados. Em se tratando de internações (adulto e pediátrica), 67% são de moradores de Cuiabá, 32% de habitantes de outros municípios de Mato Grosso e 1% de pessoas de outras localidades.

O HMC finalizou o último ano classificado como “ótimo e bom” por 92% dos usuários atendidos pela unidade de saúde. A pesquisa de satisfação ouviu 3.222 pacientes homens e mulheres de 15 a 60 anos, entre os meses de janeiro a dezembro de 2020.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeito e vice-prefeito lamentam falecimento de servidor da Secretaria de Obras Públicas

Publicado


Foi com extremo pesar que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, receberam a notícia da morte do servidor público Gervásio Madal de Assis. Funcionário público efetivo, Gervásio tinha 67 anos e faleceu na tarde desta quinta-feira (05), vítima de um câncer.

Engenheiro civil por formação, Gervásio estava há cerca de 40 anos na carreira pública, divididos entre PRODECAP e Secretária Municipal de Obras Públicas, onde chegou a ocupar o cargo de diretor de Infraestrutura. Durante sua brilhante carreira, deu toda contribuição para o desenvolvimento da Capital.

Na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, por exemplo, Gervásio era um dos responsáveis por fiscalizar e assegurar a boa qualidade nos trabalhos do Programa Minha Rua Asfaltada. Além disso, oferecendo todo seu profissionalismo em prol da população, ele contribuiu com a execução de diversas outras obras na Capital.

“É extremamente triste e doloroso receber uma notícia como esta. Gevásio sempre se mostrou um excelente profissional, além de um ótimo ser humano. Sempre nos encontramos nos canteiros de obra e era possível ver toda sua paixão por aquilo que fazia”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Já o vice-prefeito José Roberto Stopa destaca o legado deixado por Gervásio na Capital. “Gervásio faz parte daquelas pessoas anônimas que ajudam a construir uma Cuiabá melhor para todos. Neste momento de muita angústia, o nosso desejo é de que o Senhor conforte os corações de todos familiares e amigos”, completa Stopa. 

Comentários Facebook
Leia mais:  Misc Sonoro resgata raízes com aulas gratuitas de instrumento africano para mulheres
Continue lendo

CUIABÁ

SUGESTÃO DE PAUTA: Pinheiro lança Programa Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro lança na manhã desta sexta-feira (06), às 8h30, na praça Alencastro, o Programa Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas de Cuiabá. Na ocasião, os brigadistas de comunidades da zona rural que receberão formação de combate ao fogo receberão certificados e equipamentos de proteção individual. A ação é executada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável em parceria com Defesa Civil e Secretaria de Governo.

Além de formar cidadãos no combate seguro ao fogo em regiões onde o acesso do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil pode ser mais demorado, o programa visa orientar as comunidades sobre os perigos de queimadas irregulares e também dando ferramentas práticas para a prevenção as queimadas.

Também será anunciada a criação das brigadas de combate ao incêndio urbano, uma em cada região de Cuiabá, com entrega de uma viatura para cada ponto e equipamentos à disposição até o fim do período de seca na Capital.

Durante o mês de agosto será realizada também Blitz Ecológica em pontos estratégicos de saída da cidade, com equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico disposta a conscientizar o cidadão a respeito das queimadas irregulares e de hábitos que podem causar queimadas acidentais, como por exemplo, jogar bitucas de cigarro pela janela do carro ao longo da rodovia.

SERVIÇO

O que: Lançamento Programa Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas

Quando: sexta-feira (06), às 8h30

Onde: Praça Alencastro

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeito e vice-prefeito lamentam falecimento de servidor da Secretaria de Obras Públicas
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana