conecte-se conosco


CUIABÁ

Atendimento humanizado nas unidades de saúde de Cuiabá é destaque durante encontro com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas)

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O atendimento humanizado nas unidades de saúde de Cuiabá foi apontado, pelos membros da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), como um diferencial da rede pública municipal. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (09), durante encontro com os gestores de saúde da capital, após visita técnica no Hospital Referência de Tratamento contra a Covid-19: Centro de Saúde Ana Poupina, Unidade de Pronto Atendimento Sul (UPA) e o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HMC).

 A visita dos membros da Organização, em Cuiabá, tem como objetivo conhecer a atuação da capital frente a pandemia da Covid-19, para buscar um alinhamento nas ações e compartilhar as soluções exitosas com outras regiões. “A gente identificou nas unidades, de maneira geral, que as equipes tem adotado estratégias de comunicação eficiente com os familiares desses pacientes, gerando informação e os boletins diários com qualidade. Também na Unidade de Pronto Atendimento, a gente identificou esse processo de acolhimento dos pacientes”, destacou o consultor da Opas, Rodrigo Said.

 Em resposta a constatação da equipe da Opas, o prefeito Emanuel Pinheiro enfatizou que vem buscando promover um atendimento de qualidade, prezando pela humanização. “Eu recebo com muita satisfação o resultado desta visita técnica. Tenho buscado esforços para melhor a saúde pública para os cuiabanos e obter este reconhecimento, em um momento tão delicado de pandemia, me faz crer que estamos no caminho certo. Com uma boa gestão e profissionais empenhados, o resultado não poderia ser diferente”, destacou.

A Opas é uma unidade parceira do Ministério da Saúde, do Governo Federal e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A comitiva é composta por médicos infectologista, profissionais epidemiológicos e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA: Ação da Prefeitura de Cuiabá vai distribuir cobertores e refeições para famílias carentes

“O tratamento humanizado do paciente já é uma marca da gestão do Emanuel pinheiro. Esta atuação é tanto para o paciente com Covid-19, tanto com as outras comorbidades. Nós temos essa preocupação com a humanização. Esse resultado trazido com a visita técnica é muito importante, pois são pessoas experientes e que já passaram por vários municípios. Vamos continuar atuando para melhorar ainda mais o atendimento nas unidades de saúde de Cuiabá”, avaliou o secretário municipal de saúde, Célio Rodrigues da Silva.

A visita técnica da equipe foi realizada na terça-feira (06) e o resultado do encontro foi apresentado nesta sexta-feira, no Hotel Deville, em Cuiabá. Além da capital, os membros da Organização já estiveram nos estados do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

SUGESTÃO DE PAUTA: Ação da Prefeitura de Cuiabá vai distribuir cobertores e refeições para famílias carentes

Publicado


Vicente Aquino

Clique para ampliar

Nesta quarta-feira (28), as equipes da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência começam a percorrer vários locais de Cuiabá para atender as pessoas em vulnerabilidade social, que moram nas zonas de risco e no Aterro Sanitário. A força-tarefa faz parte da campanha “Aquece Cuiabá”, idealizada pela primeira-dama, Márcia Pinheiro.

O trabalho em prol das famílias mais carentes já são atividades executadas pela Prefeitura da capital, mas serão intensificadas nesse período de previsão de queda brusca das temperaturas, conforme previsão meteorológica. Neste período serão distribuídos cobertores, cestas básicas e sopões. As ações seguem até domingo (01) ou enquanto durar o frio.

No primeiro dia da ação, serão atendidas 1.136 famílias. As equipes farão as entregas, a partir das 9 horas da manhã, no Aterro Sanitário para 300 famílias. De lá, os profissionais seguem para o Clube de Mães de Ouro, no Distrito do Coxipó do Ouro, onde a previsão é atender 70 famílias.

Já às 10h30, a distribuição será para a população em situação de rua, na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS Norte), com a entrega de 450 cobertores e refeições.

A partir das 11 horas, serão distribuídos sopões para 80 famílias assistidas pelo Clube de Mães do Jardim Paiaguás. As refeições serão distribuídas também no período da tarde, a partir das 17 horas. Desta vez, a região atendida será o Jardim Fortaleza e o Albergue Manoel Miraglia. A ação vai contemplar 50 famílias.

A partir das 18 horas, a equipe de abordagem social fará a distribuição de 150 refeições quentes às pessoas em situação de rua.

Serviços:

Pauta 01

Leia mais:  Prefeito recebe visita de novo reitor do IFMT e garante prefeitura de portas abertas para criação de projetos em benefício da população

O que: Distribuição alimentos para famílias carentes

Quando: 28 de agosto

Onde: Aterro Sanitário

Horário: a partir das 9 horas

Pauta 02

O que: Distribuição alimentos para famílias carentes

Quando: 28 de agosto

Onde: Clube Mães de Ouro

Endereço: Igreja Nossa Senhora da Penha de França- Arraial da Forquilha

Horário: a partir das 9 horas

Pauta 03

O que: Distribuição alimentos para famílias carentes

Quando: 28 de agosto

Onde: Creas Norte – Rua Voluntários da Pátria, Nº 519 – Centro

Horário: a partir das 10h30

Pauta 04

O que: Distribuição alimentos para famílias carentes

Quando: 28 de agosto

Onde: Clube Mães de Ouro

Endereço: Avenida Kaytto Guilherme do Nascimento- Residencial Paiaguás

Horário: a partir das 11 horas

Pauta 05

O que: Distribuição alimentos para famílias carentes

Quando: 28 de agosto

Local: Albergue Manoel Miraglia

Endereço: Rua Istambul, 02- Bordas da Chapada

Horário: 17 horas

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Secretaria e unidades educacionais serão pontos de coleta da força-tarefa coordenada pela primeira-dama Márcia Pinheiro

Publicado


Jorge Pinho

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Educação e as 166 unidades da rede pública municipal de Ensino estão mobilizadas na força-tarefa, determinada pelo Prefeito Emanuel Pinheiro e coordenada pela primeira-dama, Marcia Pinheiro, para arrecadação de cobertores e agasalhos que serão distribuídos para a população mais carente, para que possam enfrentar a onda de frio que chega à capital a partir desta quarta-feira (28). 

De acordo com as previsões Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) nesse dia, os termômetros devem marcar mínima de 17ºC e a máxima de 28ºC. Na quinta-feira (29), a mínima prevista é de 12ºC e a máxima de 25ºC, na sexta-feira (30), a temperatura deve ficar entre 10ºC e 28ºC, e no sábado (31), entre 13ºC e 33ºC.

A secretária Municipal de Educação, Edilene Machado disse que este é um momento de solidariedade e de olhar o próximo. “Estamos nos solidarizando com essa ação e pedimos a comunidade em geral, àqueles que puderem contribuir, para que possamos arrecadar o maior número possível de agasalhos”, disse Edilene Machado.

De acordo com a secretária os agasalhos, cobertores e itens de frio arrecadados serão entregues às crianças em situação de vulnerabilidade social, atendidas na rede pública municipal de Ensino.

Na sede da Secretaria Municipal de Educação foi montado um posto de coleta. Os agasalhos também podem ser encaminhados as unidades educacionais.

“Contamos com o apoio de todos nessa força-tarefa. Esse é o momento de pensar no próximo. É o momento de aquecer as nossas crianças”, disse Edilene Machado.

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeito defende vacinação de todos os profissionais da educação e aulas presenciais devem retornar em outubro
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana