conecte-se conosco


CUIABÁ

Além da Zoonoses, Prefeitura também disponibiliza vacinação antirrábica nos Hospitais Veterinários da UFMT e da UNIC

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Cães e gatos de Cuiabá podem ser vacinados contra a raiva em três postos fixos de vacinação gratuita: na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e nos Hospitais Veterinários da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade de Cuiabá (Unic). 

– Na Unidade de Vigilância em Zoonoses, o serviço é ofertado de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30, sem necessidade de agendamento. Endereço: Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, 1450, Ribeirão do Lipa (próximo ao HMC). 

– No Hospital Veterinário da Unic, a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h, por ordem de chegada. Endereço: Rua Itália, 151, Jardim Europa – nos fundos do campus da Unic Beira Rio. Observação: devido ao recesso da instituição, as atividades serão retomadas no próximo dia 19 de julho.

– No Hospital Veterinário da UFMT, a vacina antirrábica ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30, mediante agendamento prévio, que deve ser feito pelo WhatsApp (65) 9 8441-7076. 

O serviço é oferecido de forma rotineira pela UVZ em parceria com as universidades, a quem repassa as doses para aplicação. Essa é uma opção para quem não pode levar o animal no Dia D de vacinação antirrábica, que ocorre todos os anos, com exceção de 2020, devido à pandemia de covid-19. 

“Em todos os anos nós fazemos a campanha de vacinação. A única exceção foi o ano de 2020 devido à pandemia de covid-19, para não gerar aglomeração, mas este ano a gente já está planejando para que tenha a campanha no segundo semestre, provavelmente em outubro. Até lá a gente espera que a situação da pandemia já esteja mais tranquila, a maioria da população vai estar vacinada”, explica José Antônio Noleto, coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Cuiabá. 

Leia mais:  Misc Sonoro resgata raízes com aulas gratuitas de instrumento africano para mulheres

O serviço de vacinação antirrábica de forma rotineira ao longo do ano era desconhecido por grande parte da população cuiabana. Desde a divulgação, em meados de junho, quase mil animais já foram imunizados, sendo 731 cães e 182 gatos, somente nas duas últimas semanas de junho. 

Tutoras responsáveis

A bacharel em Direito, Bárbara Fabris, tutora da cadela Pandora, de 5 anos, levou o animal para ser vacinado na sede da UVZ. “A gente sempre leva ela para vacinar nas campanhas. Quando não tem, a gente leva em clínica particular. A vacinação é importante porque é a vida do animal, sem essa vacina ele corre sérios riscos pra vida dele, pra saúde, pode ficar paralítico, pode morrer, então a gente se preocupa”, afirma. 

A estudante de Medicina Veterinária, Kethlyn Lorraine Pereira Araújo, também levou os gatos Sansão, 2 anos e Dalila, 11 anos, para serem vacinados na UVZ, logo que a campanha foi divulgada. “Todo ano eles tomam vacina, mas é a primeira vez que eles vêm aqui, sempre tomam na clínica. Dessa vez eu vi no site da Prefeitura e quis trazer. É muito importante porque a vacina antirrábica protege contra a raiva, que é uma zoonose. E aqui em Cuiabá a gente vê muito morcego, um dos animais que transmite a raiva para os gatos e os cães. E se esses animais são contaminados, eles podem nos contaminar também. E a raiva não tem cura. É importante que todo ano seja feita a vacina e também que castrem os animais para evitar que eles saiam nas ruas e estejam predando os morcegos”, alerta a estudante. 

Tutora de gatos muito ariscos, Kethlyn pôde vacinar um dos bichanos dentro do próprio carro e da gaiola, para evitar que fugisse ou machucasse alguém. A equipe de vacinadores da UVZ já fica preparada na entrada da unidade, para agilizar o procedimento e, se necessário, vacinam o animal dentro do veículo do tutor. “Traga seu animal na caixinha ou na coleira, de preferência se tiver um pano para cobrir. Se ele for muito arisco, faça no carro porque eu percebi que é uma melhor escolha”, relatou a jovem. 

Leia mais:  Programa Cata-treco atende moradores do bairro Santa Cruz I com recolhimento de materiais inservíveis

Sintomas da raiva

De acordo com José Antônio Noleto, que é médico veterinário, a raiva animal é uma zoonose que não tem cura e que pode ser transmitida para humanos. Com relação aos sintomas da doença, ele explica: “O animal fica agressivo, tanto com o dono como com outros animais e até com objetos, ele fica com a língua para fora, aumenta a salivação, fica com o andar cambaleante, não consegue beber água, não consegue se alimentar, ele espalha a água e a comida no ambiente, tem o aumento das pupilas, o olho fica opaco, a mandíbula trava e, com a evolução da doença, acaba ocorrendo uma paralisia dos músculos e o animal vem a morrer”.

Ato de amor

Conforme Noleto, a vacina antirrábica tem eficácia durante um ano, por isso, é importante que os tutores levem seus pets para serem vacinados todos os anos. Para ele, trata-se de um gesto de amor e de responsabilidade. “É um gesto de amor porque você quer seu animal bem pelo maior tempo possível. Ao vaciná-lo, você está protegendo seu animal, você e sua família porque se ele pegar, você corre o risco também de pegar. E a raiva tem prevenção porque tem vacina tanto em humanos, quanto nos pets, mas ela não tem cura. E todos os casos, 100%, são fatais, tanto em pets, quanto em humanos”, alerta. 

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeito e vice-prefeito lamentam falecimento de servidor da Secretaria de Obras Públicas

Publicado


Foi com extremo pesar que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, receberam a notícia da morte do servidor público Gervásio Madal de Assis. Funcionário público efetivo, Gervásio tinha 67 anos e faleceu na tarde desta quinta-feira (05), vítima de um câncer.

Engenheiro civil por formação, Gervásio estava há cerca de 40 anos na carreira pública, divididos entre PRODECAP e Secretária Municipal de Obras Públicas, onde chegou a ocupar o cargo de diretor de Infraestrutura. Durante sua brilhante carreira, deu toda contribuição para o desenvolvimento da Capital.

Na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, por exemplo, Gervásio era um dos responsáveis por fiscalizar e assegurar a boa qualidade nos trabalhos do Programa Minha Rua Asfaltada. Além disso, oferecendo todo seu profissionalismo em prol da população, ele contribuiu com a execução de diversas outras obras na Capital.

“É extremamente triste e doloroso receber uma notícia como esta. Gevásio sempre se mostrou um excelente profissional, além de um ótimo ser humano. Sempre nos encontramos nos canteiros de obra e era possível ver toda sua paixão por aquilo que fazia”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Já o vice-prefeito José Roberto Stopa destaca o legado deixado por Gervásio na Capital. “Gervásio faz parte daquelas pessoas anônimas que ajudam a construir uma Cuiabá melhor para todos. Neste momento de muita angústia, o nosso desejo é de que o Senhor conforte os corações de todos familiares e amigos”, completa Stopa. 

Comentários Facebook
Leia mais:  UBS Dr. Fábio 1 e 2 oferece palestras e material educativo sobre o aleitamento materno para pacientes gestantes e puérperas
Continue lendo

CUIABÁ

SUGESTÃO DE PAUTA: Pinheiro lança Programa Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro lança na manhã desta sexta-feira (06), às 8h30, na praça Alencastro, o Programa Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas de Cuiabá. Na ocasião, os brigadistas de comunidades da zona rural que receberão formação de combate ao fogo receberão certificados e equipamentos de proteção individual. A ação é executada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável em parceria com Defesa Civil e Secretaria de Governo.

Além de formar cidadãos no combate seguro ao fogo em regiões onde o acesso do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil pode ser mais demorado, o programa visa orientar as comunidades sobre os perigos de queimadas irregulares e também dando ferramentas práticas para a prevenção as queimadas.

Também será anunciada a criação das brigadas de combate ao incêndio urbano, uma em cada região de Cuiabá, com entrega de uma viatura para cada ponto e equipamentos à disposição até o fim do período de seca na Capital.

Durante o mês de agosto será realizada também Blitz Ecológica em pontos estratégicos de saída da cidade, com equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico disposta a conscientizar o cidadão a respeito das queimadas irregulares e de hábitos que podem causar queimadas acidentais, como por exemplo, jogar bitucas de cigarro pela janela do carro ao longo da rodovia.

SERVIÇO

O que: Lançamento Programa Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas

Quando: sexta-feira (06), às 8h30

Onde: Praça Alencastro

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeito e vice-prefeito lamentam falecimento de servidor da Secretaria de Obras Públicas
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana